Wordpress Themes

A Promessa do Batismo no Espírito Santo

 LIÇÃO 04 - A PROMESSA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Introdução

A promessa de batismo no Espírito Santo é uma das mais belas promessas das Escrituras, outorgada à Sua Igreja. Embora desprezada pelos cristãos históricos e tradicionais, podemos, á luz da Palavra, perceber a validade da promessa para os dias atuais, revestindo a Igreja de poder e ousadia na propagação do Evangelho.

1º O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

É um revestimento de poder, que nos prometeu o Senhor Jesus, através do qual somos introduzidos numa nova dimensão espiritual, habilitando-nos a testemunhar com mais eficácia, e capacitando-nos a vencer o pecado e a sujeitar a carne, de conformidade com as reivindicações de uma vida santa e irrepreensível diante de Deus e dos homens (Lc 24:49; At. 1:8) É uma obra distinta e à parte da regeneração, também por ele efetuada.

2º HÁ PROMESSAS DE BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NO A.T. e N.T. ?

Sim, embora sua atuação se desse de maneira esporádica no A.T., não residindo em caráter permanente no  crente  como  observado  no  N.T., as  Escrituras  nos  deixam  claro  sua  atuação  nos  homens  por  Ele  escolhido, iluminando-os  (Jó  32:8);  concedendo-lhes  sabedoria  (Jz  3:10;  6:34);  revelação  (Nm  11:25;  2  Sm  23:2);  instruções sobre a sabedoria,   entendimento,   conselho,   poder,   bondade e o temor de Deus (Is 11:2) e a administrar-lhes a sua graça (Zc 12:10).

No A.T. observamos textos como (Joel 2:28,29; Is 44:3; Ez 11:19,20; Zc 12:10) que fundamentam a promessa do Batismo no Espirito Santo.

Já no N.T.  há uma maior diversidade de textos que corroboram com esta maravilhosa promessa:

  • Os evangelhos sinóticos encerram essa promessa da descida do Espírito Santo quase que em seus primeiros lances, através da mensagem de João Batista (Mt 3:11,12; Mc 1:8; e Lc 3:16,17)
  • A promessa da descida do Espírito Santo é mais amplamente desenvolvida no Evangelho de João, nas  declarações  do  Senhor  Jesus  sobre  o  divino  paracleto  (Jo  14:15-17,25,26;  15:26,27  e  16:5-11,11-15).
  • Em Atos vemos o cumprimento da promessa no cap. 2, e a repetição desse mesmo derramamento em outras circunstâncias ( Atos 8:15-17; 9:17; 10:44-46; 19:6).
  • Paulo em suas epistolas, ensina que o batismo no Espírito Santo outorga ao crente ousadia e poder para este realizar grandes obras em nome de Cristo (Rm 15:18,19; 1 Cor 2:4; 1 Cor 12:7).

3º A PROMESSA É SÓ PARA OS  DIAS APÓSTÓLICOS ?

Não, e podemos observar isso na declaração de Pedro: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos  filhos,   e  a  todos  os  que  estão  longe:  a  tantos  quanto  Deus,  o  nosso  Senhor,  chamar“(At.  2:39).  Aliás,  o batismo não se deu apenas no dia de pentecoste, mas podemos observar o mesmo derramamento em   outras ocasiões

(Atos 8:15-17; 9:17; 10:44-46; 19:6). Portanto, a promessa é para os nossos dias. “a todos quanto Deus nosso Senhor, chamar” inclui a todos nós.

Há, todavia, um argumento dos Cessassionistas1 que tomam o texto de (1 Co 13:8-12), afirmando que os dons e as línguas cessariam quando o cânon do Novo Testamento fosse completado. Entretanto, observamos que Paulo diz que no tempo da Parousia (Segunda vinda de Cristo) os dons do Espírito Santo - como manifestados no primeiro século -   vão desaparecer, “pois, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado”(1Cor 13:10), até porque o objetivo principal do batismo é “receber poder para ser testemunha” (At 1:8)   e dos dons, servir de ferramentas para o uso da igreja no serviço cristão (1 Cor 12:7), objetivos que já terão sido completados  no arrebatamento da Igreja.

A  história  nos  mostra  que  o  batismo  no  Espírito  Santo  não  se  limitou  aos  Atos  dos  Apóstolos. Tertuliano,  João  Crisóstomo,  Martinho  Lutero  e  Finney,  que  viveram  em  épocas  distintas,  experimentaram  igual revestimento e poder.

4º QUAL É A EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ?

A Bíblia nos dá exemplos que o falar em línguas é a evidência física e audível da plenitude dos Espírito Santo  em  nós  :  ”  E  passaram  a  falar  em  outras  línguas”(At  2:1-4);  “Pois  os  ouviam  falando  em  línguas,  e engrandecendo a Deus”(At 10:44-46), “Falavam em línguas como profetizaram”(At 19:1-7).

O apóstolo Lucas em Atos não deixa dúvidas que “o falar em línguas como evidência do batismo no Espírito Santo” era um padrão consistente na época do Novo Testamento e uma experiência distinta da regeneração.

5º QUALQUER PESSOA  PODE RECEBER ESSE BATISMO?

Não, pois é uma promessa   exclusiva para os crentes, ou seja, aqueles que se arrependeram de seus pecados,  aceitaram  a  Cristo  como  seu  único  e  suficiente  salvador.  Em  (Atos  8:12-17),  vemos  que  as  multidões  se converteram  (  v.  12-14),   e  depois,  receberam  o  batismo  no  Espirito  Santo  (v.  17).  O  apóstolo  João  expressa  essa verdade quando diz: ” O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê e nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós”(Jo 14:17)

6º COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

Não existe uma fórmula mágica para o recebimento do batismo no Espírito Santo. Entretanto, existe alguns princípios  que podem ser observados por aqueles que o buscam:

6.1.  Sendo  uma  pessoa  já  salva  -  Os  discípulos  ao  serem  batizados  no  dia  de  Pentecoste:  a)  Tinham  seus  nomes escritos no céu (Lc 10:20); b) Eram limpos diante de Deus (Jo 15:3); c) Possuíam em si vida espiritual (Jo 15:4,5,16);

d) Haviam sido enviados para o seu trabalho, dotados de poder divino (Mt 10:1; Lc 9:1,2).

6.2. Crendo na promessa divina do batismo - O batismo é chamado “a promessa do Pai” (Lc 24:49; At. 1:4);

6.3.Buscando com sede, em oração ( Is 44: 3; At. 1:4, 14; Jo 7:37-39; Lc 11:13);

6.4.  Adorando  a  Deus  com  perseverança  -  Louvando  sempre  a  Deus,  como  fizeram  os  discípulos  no  dia  de Pentecoste (Lc 24:51,52);

6.5. Perseverando em unidade fraternal - Isso também faziam antes do primeiro Pentecostes (At 1:14);

6.6. Vivendo em obediência a vontade do Senhor (At. 5:32).

7º OS RESULTADOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

7.1.Edificação espiritual - o crente, ao falar em línguas, é edificado espiritualmente (1 Cor 14:4,15);

7.2.Maior  dinamismo  espiritual  -   o  crente  passa  a  ter  maior  dinamismo  e  maior  coragem  na  propagação do evangelho (Mc 14: 66-72; At 4;6-20);

7.3. Maior desejo de orar e resolução para orar e interceder  - O crente cheio do Espírito Santo ora e intercede constantemente a favor dos filhos de Deus (At 3:1; 4:24-31; Rm 8:26);

7.4. Maior glorificação do nome do Senhor - isto é, na vida e nos atos dos servos de Deus que o adoram em “espírito e em verdade (Jo 16:13,14).

Conclusão

Sendo  uma  promessa  bíblica,  o  batismo  no  Espírito  Santo  está  a  disposição  daquele  que  o  quizer buscar. Não há uma fórmula mágica para a sua obtenção, entretanto, todos os que o buscam precisam ter sede (Is 44:1), ser nascido de novo (Jo 3:3), pois o Espírito só é dado à Sua Igreja (Jo 14:17). É uma promessa contemporânea e que não deve ser ignorada por nenhum cristão, “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos,  e a todos os que estão longe: a tantos quanto Deus, o nosso Senhor, chamar“(At. 2:39).

1. Corrente teológica defendida por  Cristãos históricos, no qual acreditam que o batismo e  os dons espirituais foram realidades apenas para a Igreja Apostólica para servir de mola propulsora na expansão do Evangelho, cessando a partir da formação do cânon do Novo Testamento.

Oa o Programa “ESCOLA BÍBLICA NO AR” que vai ao ar, todos os sábados, das  22:00 às 23:00h. Pela RÁDIO BOAS NOVAS. Você pode também acessar o site: http://www.radioboasnovas.net/

converter em pdf.

  1. eduardo Escreveu:

    bem,achei interessante o assunto apesar de ser batizado com o espirito santo
    ainda.
    esse assunto é muito falado por ai….é muito contraditorio.
    uns falam umas coisas outros falam outras…eu tenho uma pequena base do
    assunto mas…é dificil provar q isso é verdade!!!!!!!
    para não complicar muito minha vida,prefiro ficar mais ou menos CALADO!!!
    MAS EU DEFENDO ESSA DOUTRINA.
    BEM,SO UMA CONVERSA PESSOALMENTE PRA EXCLARECER AS DUVIDAS DE TODOS!! KKKK
    ASS:EDUARDO PEREIRA

  2. Pr Fábio Morais Escreveu:

    A Paz, acho de grande importancia, se falar do espirito santo, pq sem ele fica dificil a caminhada, ele e quem nos guia e nos orienta na nossa caminhada, Jesus disse eis que vou ao Pai mais deixarei o E.S. acredito q todos os cristão deveriam buscar a presença do E.S.e como vc falou e revestimento e poder, sem ele ficamos muito vuneraveis.

Comente.