A Promessa de Um Lar Feliz - Pr. Alcione Alves do Nascimento
A PROMESSA DE UM LAR FELIZ
Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais darem-lhes, como os dias dos céus sobre a terra. Deuteronômio 11.21.
VERDADE PRÁTICA
A promessa de um lar feliz permite a família cristã refletir à benção de Deus para a sua vizinhança.
LEITURA EM CLASSE
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra. Deuteronômio 11. 18-21.
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6.1-4.
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo tempos de grandes ataques contra a família, e principalmente contra a família cristã. A Bíblia relata a formação do homem e da mulher. Vemos aqui a realização do primeiro casamento da história humana. O casamento no pensamento judaico-cristão é uma instituição divina. Com o tempo, o casamento se tornou oportunidade de negocio, especulação, uma reunião de fortunas em lugar de uma união para viver a felicidade, uma associação ou contrato de interesses ao invés de uma fusão de virtudes.
A família é de vital importância para manutenção de uma sociedade forte, Deus tinha em mente que não é bom que o homem estivesse só, e em segundo lugar para que a sociedade se mantenha dentro de um padrão de moralidade, ética, honestidade, porque através da família gerada segundo a vontade de Deus os valores da sociedade são mantidos e aperfeiçoados. A família é à base de qualquer sociedade.
Deus estabeleceu princípios na sua Palavra para ser observados dentro do lar para que ele funcione de forma perfeita e correta, mas observa-se que as pessoas estão abrindo mão destes cuidados, e em conseqüência disto esta havendo uma inversão dos valores dentro da família.
Deus quer restaurar as famílias e trazê-las à “lareira”, lugar onde há diálogo, compreensão, amor, respeito, dignidade, louvor a Deus e muita felicidade.
I. O LAR FELIZ COMO PROMESSA DE DEUS
1. O lar constituído por Deus.
O lar foi constituído por Deus como unidade básica da sociedade. A formação de lares verdadeiramente cristãos deve merecer o interesse particular de todos. Devem ser constituídos da união de dois seres cristãos, dotados de maturidade emocional, espiritual e física e unidos por um amor profundo e puro. O casal deve partilhar ideais e ambições semelhantes e ser dedicado à criação dos filhos na instrução e disciplina divinas. Isso exige o estudo regular da Bíblia e a prática do culto doméstico. Nesses lares o espírito de Cristo está presente em todas as relações da família.
As igrejas têm a obrigação de preparar jovens para o casamento, treinar e auxiliar os pais nas suas responsabilidades, orientarem pais e filhos nas provações e crises da vida, assistir àqueles que sofrem em lares desajustados, e ajudar os enlutado e encanecidos a encontrarem sempre um significado na vida.
O lar é básico, no propósito de Deus para o bem estar da humanidade, e o desenvolvimento da família devem ser de supremo interesse para todos os cristãos. Gênesis 1.27; 2. 18, 21-24, 28; Eclesiastes 9.9; Salmos 127.1; Colossenses 3.14; I Coríntios 13.4 -7; Efésios 5.33; 4.32.
2. O lar como promessa de Deus.
Esta foi à promessa de Deus desde os dias de Abraão. Josué lutou para conquistar não apenas uma terra, mas um local de habitação de um povo, das famílias do povo de Deus. Podemos Perceber que tudo no povo de Deus era feito por famílias. A divisão dos ofícios levíticos era feitos por famílias; A divisão da terra por Josué foi feita por famílias; O censo era feito por famílias . A família é à base da comunhão, do relacionamento com Deus e da multiplicação. A primeira ação de prosperidade do homem foi multiplicar-se, a prosperidade se manifestou em primeiro lugar na vida do homem dentro da própria família.
O diabo tentou no Éden, e até hoje tenta, destruir a família quebrando preceitos espirituais. Destruir a família é destruir a base segura da vida de Deus para o Homem. Deus criou o homem para viver em família e para que fosse abençoado no seu lar. Raabe quando foi salva, não foi salva sozinha mas com sua família;Noé foi salvo com sua família. Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém com as famílias. Gênesis 12.3; 28.14; Salmos 128.3; Isaías 65.23; Josué 24.15; Atos 16.31.
II. COMO OBTER UM LAR FELIZ
1. Pelo apreço e obediência à Palavra de Deus.
A Bíblia Sagrada estabelece as normas para que uma família viva bem e seja cada dia melhor. Nos lares que Deus tem lugar prioritário, se mantêm o relacionamento com oração e harmonia, colocando diante do Senhor todas as situações pertinentes ao lar, com sinceridade, tendo em vista o desejo de viver uma vida abençoada. Maridos devem amar e respeitar sua esposa e filhos em obediência à Palavra de Deus, e vice versa. Uma família onde o relacionamento é de acordo com a Palavra de Deus é bem mais abençoada, com toda certeza. Deus se agrada da nossa obediência e honra, e atende as suplicas e as orações. II Pedro 1.19; Salmo 119:105; II Timóteo 3.16; Apocalipse 1.3; Daniel 9.3; Salmo 5.3; Mateus 7.7; Tiago 5.16; Filipenses 4.6.
2. Pela prática dos princípios da Palavra de Deus.
Desde os tempos mais remotos, os fiéis de Israel deram muita atenção ao assunto da educação. O Senhor havia indicado que, desde a mais tenra idade, devia-se ensinar às crianças acerca de Sua bondade e grandeza, especialmente como é revelada em Sua palavra e na história de Israel. Mediante o canto, a oração e as lições tiradas das Escrituras e adaptadas a inteligência, tinha os pais e as mães que ensinar aos filhos que a lei de Deus é uma expressão de Seu caráter e que, à medida que recebessem no coração esses princípios se delinearia na mente e na alma a imagem de Deus.
Se, foi essencial que Moisés apresentasse os mandamentos em hinos sacros, de maneira que, ao marcharem pelo deserto, os filhos aprendessem a cantar a lei quão essencial é, neste tempo, no aconchego do lar ensinar a nossos filhos a Palavra de Deus! A verdadeira felicidade nesta vida e na futura depende da obediência. É trabalho dos pais gravarem nos filhos, nos seus mais tenros anos, o pensamento de que são formados à imagem de Deus. Cristo veio a este mundo para lhes dar um exemplo vivo do que todos eles deveriam ser, e os pais devem ensinar os filhos a amar a Deus e obedecer à Sua palavra. Esse é o maior e mais importante trabalho que os pais e mães podem fazer, para transformar as família e conseqüentemente toda a sociedade.
O fortalecimento da família deve começar no lar. A obediência à Palavra de Deus é o grande incentivo à operosidade, economia, veracidade e o trato justo na sociedade. É resultado da prática da Palavra de Deus no lar. Deuteronômio. 6.1, 4-9; Êxodo 2.9,10; II Timóteo 1.5; II Timóteo 3.15; Efésios 6.4; Êxodo 12.26,27. Provérbios 22.6; Eclesiastes 4.9-12.
III. BENÇÃOS QUE ACOMPANHAM UM LAR FELIZ
1. A benção da longevidade.
A Bíblia menciona os sinais de sabedoria presentes na vida do idoso. Eles carregam consigo a experiência de vida, a sabedoria acumulada, a memória de fatos maravilhosos que Deus operou na vida de seu povo. Ser idoso é ser maduro curtido na vida. Em Israel, os idosos eram os mantenedores da fé do povo. Eles eram considerados os transmissores da Aliança. A eles se devia respeitar. Os justos dão frutos na velhice. Salmos 92.13-14.
Vemos a presença de idosos no templo, louvando e em contínua oração. Os mais notáveis são Simeão e Ana. Lucas 2. 25-38. Simeão louva a Deus pelo menino e declara que pode agora morrer em paz, pois seus olhos haviam contemplado a salvação.
O idoso sábio era honrado e admirado por todos, em Israel. Deus mesmo lhe concedia vigor e vitalidade para anunciar que o Senhor é reto e justo. Levíticos. 19.32; Jó 15.10; Provérbios. 20.29; Mateus 6.27; Lucas 12.25; Gênesis 25.8; Salmos 71.9,18; Salmos 103, 3-5; Isaias 46. 4.
2. A benção da terceira idade realizada.
A terceira idade, uma das mais importantes etapas de nossa vida, chega meio sem a gente sentir. De repente “estamos” velhos. Ou somos considerados pelas outras pessoas como velhos e não conseguimos identificar bem este momento.
Para cada um de nós o sentimento de envelhecimento é muito diferente.
Há pessoas com mais de oitenta anos que pensam e agem como jovens e pessoas jovens que são verdadeiros velhos. Bíblia cita com freqüência seres de grande longevidade, embora se observe que o passar dos tempos foi caracterizado pela perda desta longevidade Gênesis 5.27; 6.3; Salmos 90.10. Na terceira idade tem-se Maior vulnerabilidade às doenças. Eclesiastes 12; Maior dependência de terceiros. João 21.18; Solidão. II Timóteo 4.9-11; Abandono. Salmos 71.9; Mas Deus promete que todos podem ser felizes, mesmo na melhor idade, desde que: sintam-se úteis. Gênesis 12.4; Josué 14.10-11; Atos 7.23, 30; não deixar de testemunhar e louvar a Deus. Salmos 71.17-24; buscando o poder do Espírito Santo Atos 2.17; Lendo e estudando 2 Timóteo 4.13; e principalmente confiando na fidelidade de Deus. Is 46.3-4.
3. A benção para as próximas gerações.
A nossa família tem a promessa da benção de Deus. A mesma promessa que foi dada a Abraão, está sobre todo aquele que crê e invoca o nome do Senhor Jesus. Gênesis 12:3; Salmo 91.10. A Nossa casa não será atingida, o Senhor guardará toda a tua família. Nós temos uma promessa
A nossa casa é bendita, a nossa casa é guardada. A benção que está sobre nossa família, alcançará muitas outras famílias.
A responsabilidade de quem tem a benção é abençoar todos que estão próximos, nesse caso, é nossa responsabilidade abençoar os nossos filhos, mas também todas as famílias que estão próximas a nós.
Davi serviu a sua geração, fez diferença em seu tempo, ele nada pôde fazer por aqueles que já haviam passado; mas por sua geração ele fez muito. Nós não podemos fazer nada pela geração que já passou, mas nós podemos mudar a nossa geração, podemos mudar a história de nossa família. Davi não deixou somente os tesouros e o trono. Acima de tudo isto, Davi deixou a benção de Deus a todos os seus descendentes. Atos 13.36.
CONCLUSÃO
A família é a sede do avivamento. A família é a base da sociedade. Por isso é prioridade máxima de qualquer discípulo cuidar do bem estar de sua família. Para tanto, o Criador se promete abençoar sua família com toda sorte de bênçãos. No entanto, para que tais bênçãos sejam desatadas a prerrogativa é seguir os princípios estabelecidos pelo Criador.
A maioria das pessoas nunca aprende tais princípios. Tal aprendizado deveria ser passado de pai para filho, como Deus estabeleceu através de Moisés ao povo de Israel. Acontece que os filhos são criados em lares desestruturados e acabam por formar outros lares tão desestruturados quanto e assim a sociedade vai de mal a pior. Mas graças a Deus que através do Evangelho temos acesso ao poder do Senhor que restaura todas as coisas. Ele renova a família e estabelece seus princípios nos lares.
Pastor Alcione Alves do Nascimento, CGADB 36942, é auxiliar da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Boqueirão, Curitiba, Paraná. Professor da EBD, e responsável pelo Ensino Doutrinário na Igreja (Sextas Feiras).


Comente.