Wordpress Themes

Serviço Cristão

DEUTERONÔMIO 10:12 “Agora pois, que é que o Senhor, teu Deus requer de ti, senão que temas ao Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames e sirvas ao Senhor, teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma”.

Deus estava falando ao povo de Israel. Povo escolhido. Hoje o povo escolhido são os cristãos.

Várias ordens: Temer - andar nos caminhos - amar - servir.

SERVIR- humildade - estar dentro da vontade de quem se serve.

A palavra servir tem uma tonalidade de submissão.

Entre os militares essa expressão é muito comum. Quando eu era médico no Hospital da Aeronáutica do Galeão nós dizíamos : “Estou servindo no Hospital do Galeão”. Outros militares falavam: “Estou servindo em Fortaleza, Belém etc.” Era a idéia de submissão a autoridade superior.

Da mesma maneira os cristãos servem ou devem servir ao Senhor. Vamos abordar alguns aspectos do serviço cristão

1)Devemos estar sempre prontos para o serviço

Deus não chama pessoas desocupadas. Muitas vezes eu fico pensando em deixar um cargo porque estou muito ocupado na minha profissão secular. Mas aí, eu me lembro que Deus sempre chamou pessoas ocupadas. O interessante é que o próprio Deus providenciou a capacitação para o serviço a que Ele chamou. O coração do crente deve estar atento e aberto para o serviço cristão ! Como é gratificante quando alguma pessoa é sugerida ou solicitada para uma função, e ela se põe logo à disposição. A pessoa cresce espiritualmente, amadurece emocionalmente e tem satisfação no serviço do Senhor, que é um privilégio.

O profeta Elias precisava de alguém para o ajudar. O 1º Livro de Reis diz que Elias achou Eliseu, que estava lavrando com 12 juntas de bois. O profeta chamou o lavrador.

1 Reis 19 : 20 “Então deixando este os bois, correu após Elias…”

Davi declarou certa vez que o povo de Deus se apresentou voluntariamente ao Senhor. (Salmo110 : 3)

Paulo e Silas tiveram o chamado para ir a Macedônia ajudar aquele povo. Não ficaram cogitando de possíveis impedimentos. O texto diz que procuraram logo partir para a Macedônia ( Atos 16: 10), concluindo que Deus os havia chamado para anunciarem o Evangelho naquela cidade.

Maricelia aceitou o cargo de líder de adolescentes

Pastor Rui largou a profissão de jogador de futebol.

O apóstolo Paulo estava pronto para o serviço.

1Tes 2:8 “Assim querendo-os muito, estávamos prontos a oferecer-vos, não somente o evangelho de Deus, mas igualmente a nossa própria vida”.

Felizmente muitos irmãos tem se colocado à disposição do Senhor, e tem tido prontidão ao serviço.

Quando estávamos sem pastor quase todos os irmãos aceitaram de bom grado seus cargos.

2. Servimos ao Senhor porque é uma ordem

O povo de Israel estava no deserto, perto da Terra de Canaã , a terra prometida. Havia outros povos vizinhos, com deuses falsos. O Senhor então fez uma advertência: “Servireis, pois ao Senhor, vosso Deus, e Ele abençoará o vosso pão e a vossa água. ( Ex: 23:25 )

Acho interessante como Deus age. Ele dá uma ordem e uma promessa. Não fazemos nada em vão !

Isaias 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”.

- A mulher que queria se suicidar em Bilac

( 1 Cor 9 : 16 ) “Pois se anuncio o Evangelho, não tenho do que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o Evangelho”.

O próprio Jesus foi um exemplo de serviço e de obediência a ordens do Pai.

Certa vez os discípulos disseram para que Jesus comesse. Ele respondeu: “Uma comida tenho para comer, que não conheceis”. Referia-se a uma tarefa ( João 4:33 ) Depois Jesus explicou :”A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra”.

Jorge - Após se entregar para o Serviço cristão houve melhora de sua saúde e sua atividade profissional

3. Servimos ao Senhor para ajudar ao próximo

A vida é difícil para todos, porém alguns tem mais dificuldade que outros. Não entendemos bem o porquê disso. Talvez Deus permita essa diferença para que haja oportunidade de crescimento espiritual no serviço cristão. ( Gal 6: 2 ) “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo”.

- O farmacêutico americano que fez 5 ligações internacionais para se certificar de uma receita que eu havia feito para um paciente

Aliviar os sofrimentos, as angústias de outras pessoas é Serviço Cristão. Muitas vezes podemos fazer muito com pouco. Esse tipo de serviço é também um testemunho de amor cristão. Provavelmente Tiago tenha falado que a fé sem as obras seja morta, nos exortando ao serviço para o bem comum. Aliviar as dores de uma pessoa é um privilégio impar para um médico ! ( Tg 4: 17) “Aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.

Graças a Deus por irmãos que entendem bem esse propósito e, mesmo na sua humildade fazem o serviço do Senhor.

- O Gideão que carregava as caixas de Bíblias ( Oscar ).

-pessoa que convidava missionários para o almoço em sua casa durante 24 anos.

-Serviço Social da Igreja

- Há muitos anos um irmão me falou que estava sem cargo na Igreja . Era uma pessoa muito ocupada e com muitos afazeres . Ele me disse que não se sentia bem sem trabalho na Igreja. Eu era crente novo e não entendi direito o que ele queria dizer com isso.

-Placides e a mulher desesperada que entrou na Igreja após ouvir o coral da mocidade ensaiando.

Ainda ajudando o próximo, estamos enobrecendo vida, estamos valorizando o próximo e a nós mesmos. Isto é uma declaração do próprio Jesus. ( Mat 10: 42 ) “E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulos, em verdade vos digo, que de modo algum perderá sua recompensa”.

4. Servimos ao Senhor porque é motivo de alegria

João 4:36 “Quem ceifa já está recebendo e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem”.

Davi reconheceu esta alegria

Salmo 40: 8 “Deleita-me em fazer a tua vontade, Ó Deus meu”.

Nunca vi alguém triste ou aborrecido porque estava fazendo a obra do Senhor. Pelo contrário, mesmo em situações adversas, o servo do Senhor tem prazer no Seu serviço.

Certa vez Jesus enviou 70 discípulos de 2 em 2 a todas as cidades vizinhas. Era uma situação inóspita. Jesus alertou : “Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos”. (Lc10:3). Quando voltaram compartilharam das vitórias dizendo que os demônios se submetiam ao nome de Jesus. O texto diz que voltaram com alegria (Lc 10 : 17)

As igrejas da Macedônia fizeram coleta em favor dos crentes pobres da Judeia. Aqueles irmãos pediram o privilégio de participar desse serviço.( 2 Cor 8 : 4 )

Jo - coral de juniores

Hino 410 do C.C. “No Serviço do meu rei eu sou feliz, gozo, paz, felicidade tem quem serve ao meu bom rei”.

CONCLUSÃO:

1 Cor 10 : 31 “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazeis tudo para glória de Deus”.

1 Cor 15 : 58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

Publicado no site da Primeira Igreja Batista de Araçatuba

converter em pdf.

Comente.