Vivendo em Comunhão
Rev. Fabiano Bueno
Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! Salmos 133:1
A comunhão cristã é a comunhão por meio de Jesus Cristo e em Jesus Cristo. A obra redentora de Deus coloca a devida importância na vida de cada indivÃduo que o professa a fim de que haja dependência mutua entre os irmãos. Cada cristão é um proclamador da Palavra de Deus e Ele colocou sua Palavra na boca de pessoas para que ela fosse difundida e compartilhada entre as pessoas, por isso, o cristão necessita de outro cristão que lhe diga a Palavra de Deus e também lhe de conselhos, exortações, admoestações e tudo mais.
Desta forma, a comunhão genuÃna é promovida por intermédio de Jesus Cristo. Podemos, sem medo, depender do nosso irmão em Cristo Jesus. Somente em Cristo, podemos nos aproximar de outro cristão, pois sem Ele, há apenas discórdias e guerras. É Deus que é a nossa paz (Ef 2.14). Sem Cristo há inimizade entre as pessoas, desta forma, Cristo age como um mediador, não somente entre Deus e os homens, mas também entre os próprios homens.
Cristo desobstruiu o caminho, que outrora estava obstruÃdo, o caminho que nos conduz a Deus e aos nossos irmãos. Nós só mantemos a comunhão com outros cristãos porque temos em nós a nova natureza de Cristo: carregamos o corpo de Cristo. Ele próprio e não nós, assumiu a nossa natureza “para que onde Ele estiver, ali estejamos nós também”. Pertencemos a Ele, porque estamos nele. É por meio desse Deus misericordioso que aprendemos a ter misericórdia para com nosso irmão.
A verdadeira comunhão em Cristo não permite que vivamos uma vida baseada em experiências mÃsticas e eufóricas. Isso, porque Deus quer que vivamos uma comunhão real e verdadeira, e isso só é possÃvel se conhecermos todas as crises e percalços que esse relacionamento proporciona. As fantasias são muito maléficas pois tornam as pessoas orgulhosas e pretensiosas. Quem idealiza uma imagem de comunhão, exige de Deus, das outras pessoas e de si mesmo que ela se torne realidade. E tudo que não acontece do seu jeito é considerado como fracasso e digno de crÃtica; ela coloca exigências; condições para a comunhão. Não sabe mais agradecer a Deus pelas coisas mais simples da vida. Apenas quem agradece pelas pequenas coisas, recebe também as grandes. Nós impedimos Deus de nos presentear com as grandes dádivas espirituais que ele reserva para nós, porque não lhe agradecemos pelas dádivas cotidianas. Começamos a querer sempre mais e mais, mas nunca satisfeitos com a pequena medida de reconhecimento espiritual, experiência e amor que nos foi proporcionada. Mas como Deus pode confiar coisas grandes a quem não aceita com gratidão as pequenas coisas de sua mão?
Em face disso, devemos sempre agradecer a Deus pela comunhão que Ele proporciona e que ele mesmo trabalha para manter. E finalmente, a comunhão cristã é uma realidade espiritual e não psÃquica. A comunhão espiritual é a comunhão das pessoas chamadas por Cristo, é a comunhão das almas piedosas.
” 42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor, e muitos prodÃgios e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.” (Atos 2:42-44).
Publicado no site da Primeira IPI de MarÃlia


Comente.