Wordpress Themes

Confiando Firmemente em Deus - Pr. Edevir Peron

INTRODUÇÃO

Confiar em Deus também é uma maneira de glorificá-lo. Porque quando o homem confia em Deus é porque acredita que ele é suficientemente poderoso para resolver todos os tipos de problema que possa estar lhe afligindo. Quando o homem não confia plenamente no Senhor, e procura solução em outras fontes, desonra a Ele e o faz mentiroso em tudo o que prometeu.

I. O QUE É A CONFIANÇA EM DEUS

Definição do vocábulo.

No Novo Testamento grego encontramos os seguintes termos:

Substantivos.

1. ?????????? (pepoithesis), denota “persuasão, garantia, confiança, certeza” (2Co 1.15; 3.4; 8.22; 10.2; Ef 3.12; Fp 3.4).

2. ????????? (hupostasis), literalmente “posição debaixo de, aquilo que está ou é posto debaixo de uma fundação, começo” (2Co 9.4; 11.17; Hb 3.14).

3. ???????? (parrhesia), “confiança” (At 28.31; Hb 3.6; 1Jo 2.28; 3.21; 5.14).

Verbos.

1. ????? (peithõ), “persuadir, ter confiança, ser confiante” (Rm 2.19; 2Co 2.3; Gl 5.10; Fl 1.6,14,25; 3.3,4; 2Ts 3.4; Fm 21).

2. ?????? (tharreõ), “ser de bom ânimo” (2Co 5.6; 7.16).

Estes termos correspondem ao hebraico bíblico do Antigo Testamento:

1. ????????(bitehâ), “confiança” (Is 30.15).                                                        

2. ????? (kesel), “confiança, esperança” (Pv 3.26; Jó 8.14).

No português confiança é:

 [De confiar + -ança.]

 1. Segurança íntima de procedimento.

 2. Crédito, fé.

 3. Boa fama:  

 4. Segurança e bom conceito que inspiram as pessoas de probidade, talento, discrição, etc.

 5.Esperança firme.

6. Depositar confiança em. 

7. Crer na honradez ou discrição de.

8. Ter em bom conceito, em alta estima.

No sentido religioso ou espiritual confiança é: 

A certeza que o ser humano deposita em Deus, crendo no seu poder ilimitado; fé que faz que o crente em qualquer circunstância cofie em Deus, entregando-se aos seus cuidados, na esperança que Ele resolvera todos os problemas. Em resumo, é acreditar nas promessas de Deus mediante a sua palavra, e esperar confiantemente nelas.

II. A BASE DA CONFIANÇA EM DEUS

A palavra de Deus.

Em primeiro lugar a nossa confiança esta baseada na palavra de Deus mediante as Escrituras Sagradas. Pois é nela que encontramos descrito a soberania, grandeza e poderio de Deus. A Bíblia não só nos ensina sobre Deus e seus atributos, como nos ensina a confiar nele, e há nela exemplos de homens que confiaram em Deus e foram vitoriosos.

O conhecimento.

Não podemos confiar naquilo que não conhecemos; assim, para confiarmos em Deus precisamos conhecê-lo. Mesmo sem poder vê-lo com nossos olhos físicos, mas conhecemo-lo por suas obras realizadas, e pela fé acreditamos nelas. 

Convicção.

Isto é, uma persuasão íntima, uma fé interior adquirida da busca de Deus, do estudo das Escrituras Sagradas, de testemunhos pessoais de algo já recebido de Deus. Assim então conseguimos depositar toda a nossa confiança em Deus; porque já conhecemos os seus atributos: Onipresença, Onisciência, Onipotência, Santidade, Soberania, Sabedoria, Justiça, Poder, Bondade, Fidelidade, Imutabilidade, Misericórdia, Amor etc.

III. EXEMPLOS DE CONFIANÇA EM DEUS

Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo Sl 56.4.

Baseados nesta referencia podemos ver a confiança que muitos homens depositaram em Deus. Verdade é que quase todos eles tiveram momentos de fraquezas, e até de falta de fé, devido a circunstancias difíceis que tiveram de passar. Mas reconhecendo-as voltaram a confiar somente em Deus, e obtiveram a vitória.

São muitos os personagens tanto do Antigo como do Novo Testamento que deixaram um exemplo digno de ser seguido; mas vamos alistar apenas alguns deles.

1. Noé.
Confiou em Deus e construiu uma embarcação enorme em terra seca, com a certeza que o que Deus lhe falara certamente se cumpriria (Gn 6.1-22; Hb 11.7).

2. Abraão.
Sua confiança foi tamanha que aceitou sacrificar o filho da promessa, do qual Deus prometera que faria uma grade multidão, porque acreditava que Deus era poderoso até mesmo para ressuscitá-lo (Hb 11.17-19).

3. Josué.
foi um exemplo de confiança em Deus em toda a sua vida, e a demonstra com mais ênfase quando disse na presença de todo o povo: sol detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom (Js 10.12b).

4 Gideão.
Enfrentou uma grade multidão apenas com trezentos soldados. E Deus lhe deu a vitória (Jz 7.1-22).

5. Davi.
Entre tantos exemplos que deixou de que confiava em Deus, vamos lembrar-nos de apenas um. Quando todo um exercito estavam atemorizados diante do enorme gigante desafiador; Davi apenas com uma funda e pedras enfrentou-o, na confiança que Deus era poderoso para livrá-lo (1Sm 17.1-58).

6. Josafá.
Confiou de tal maneira na palavra do Senhor através do profeta que enfrentou uma enorme multidão de soldados armados colocando a frnte do povo um grupo de cantores louvando a Deus. E o Senhor lhe deu um grande livramento (2Cr 20.1-30).

7. Ezequias.
foi um dos bons reis de Judá, dele esta escrito: Confiou no Senhor Deus de Israel, de modo que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele (2Rs 18.5).

8. Elias.
Este profeta apesar de seu momento de medo, foi um dos mais corajosos e confiantes em Deus. É só conferir o relato bíblico de quando no mote Carmelo enfrentou os profetas de baal e asera, e sozinho na presença de Deus fez com que todo o povo conhecesse que só o SENHOR é Deus.     

9. Jesus.
Jesus foi o Exemplo dos exemplos em confiança em Deus. É claro que Jesus é Deus, mas me refiro a sua humanidade, quando tomou a forma de homem e esteve entre eles. Este deixou-nos o maior exemplo de que em todas as circunstâncias, mesmos nas aflições (Jo 16.33), devemos ter confiança. Ele disse: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim (Jo 14.1).

10. Os apóstolos.
Estes seguindo o exemplo do Mestre, renunciaram tudo e passaram a viver uma vida de inteira confiança em Deus. Enfrentaram a fúria do inimigo, mesmo em meio as mais severas perseguições foram fieis, e na fé inabalável que possuíam permaneceram firmes na confiança no que tinha ensinado o Mestre Jesus, e foram vitoriosos.  

11. Os pais da igreja.
Muitos homens de fé, que depositaram a sua confiança em Deus nos tempos passados, como na inquisição por exemplo. Quantos cristãos que foram barbaramente martirizados, mas não negaram a fé; muitos queimados nas fogueiras, mas glorificavam ao Senhor. Como João Huss que sendo queimado profetizou que viria alguém a quem eles não poderiam matar, e isso se cumpriu no ano de 1500 com o protesto de Martinho Lutero.   

IV. COMO EXERCER A CONFIANÇA EM DEUS

E é por Cristo que temos tal confiança em Deus 2Co 3.4.

Paulo no contexto desta referencia está dizendo aos coríntios que eles eram uma carta escrita em seu coração; carta de Cristo, e lida pelos homens. Por isso que ele disse que “é por Cristo que eles tinham tal confiança em Deus”.  Ele esta falando aqui de crentes fieis a Cristo, que tinham bom testemunho diante de todos os homens. Assim, o apostolo disse ter confiança mediante essa fidelidade.

Baseados nos exemplos destes homens de Deus citados no tópico II. Podemos entender que para ter confiança em Deus precisamos andar com Ele. Como já foi falado neste comentário, é preciso ter uma vida com Deus, isto é, na obediência a sua palavra. Porque o homem só estará confiante em Deus, se sentir que ele esta andando ao nosso lado. É como uma criança que quando está só, tem medo até de um pequeno inseto; mas quando esta nos braços do pai não teme nem um leão.

Assim, nossa confiança estará baseada no volume da presença de Cristo em nossas vidas, e na unção do Espírito Santo sobre nós. Aí incluindo o que colocou o Pr. Ezequias Soares no ultimo tópico dessa lição, estaremos exercendo a confiança em Deus.

CONCLUSÃO

Estamos encerrando mais uma lição, e mais um trimestre. Acreditamos que nessas treze lições, o leitor teve grande aproveitamento, porque se trata de lições profundas e importantíssimas para a nossa vida cristã. Espero também ter contribuído para o aprendizado daqueles que amam a Deus e buscam conhecimento para uma vida consagrada.

Até o proximo trimestre!                                                                                                                                                                                    

A sua sugestão para os nossos comentários também podem ser muito úteis. Você pode as enviar para: pr_edevirperon@hotmail.com

Pr. Edevir Peron

Publicado no site da AD Correia Pinto-SC

converter em pdf.

Comente.