Wordpress Themes

Questionário - Depressão, a Doença da Alma - Ev. Luiz Henrique

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 4 - DEPRESSÃO, A DOENÇA DA ALMA

RESPONDA CONFORMA A REVISTA DA CPAD - 3º Trimestre de 2008

TEXTO ÁUREO

1- Complete:

“Por que estás ______________________, ó minha alma, e por que te ___________________________ em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na _______________________________ da sua presença”(Sl 42.5).

VERDADE PRÁTICA

2- Complete:

Deus não ______________________ o ser humano para ______________ desanimado ou deprimido, mas para uma vida ______________ e feliz.

I - AS CAUSAS DA DEPRESSÃO

3- Cite 4 elementos que podem levar-nos à depressão, ligando a primeira coluna de acordo com a segunda:

 

Angústia.    

 

 

 O sentimento de incapacidade ou fracasso, diante da realização de um trabalho aparentemente inútil. A idéia que se tem é que a vida não faz o menor sentido. Elias perdera o ânimo e o interesse de viver. Humanamente falando, não somos diferentes do profeta; compartilhamos a mesma natureza (Tg 5.17).
Oposição. O pavor incontido do que nos possam fazer os adversários, e a possibilidade de sermos perseguidos, ridicularizados, caluniados, ou até mortos podem levar-nos à depressão. Foi o que aconteceu com o profeta Elias (1 Rs 19.1,2,10).
Medo. Quando enfrentamos um problema de difícil solução e não vislumbramos uma saída, tendemos à tristeza e a outros problemas. É justamente nesse momento que a crise depressiva se instala (Jó 3.11; 6.11; 17.1; Sl 13.1-3; 56; 57.6,7).
Frustração. Elias soube que Jezabel intentava matá-lo (1 Rs 19.1,2), tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo. Sempre que realizamos ou estamos prestes a realizar algo importante para Deus, enfrentamos o ataque do Inimigo. (Jo 16.33; 1 Pe 5.8).

 

II - REAÇÕES NATURAIS DIANTE DA DEPRESSÃO

4- Cite 3 reações naturais diante da depressão ligando a primeira coluna de acordo com a segunda:

 

Desistir.   Moisés, incompreendido pelos filhos de Israel e procurado por Faraó, fugiu para Midiã (Êx 2.15). Fugir é a primeira reação quando nos sentimos incapazes diante do inimigo (1 Rs 19.3). Davi tomou a mesma atitude. 1 Sm 21.10-15; 27.1-7; 29.1-11; Sl 34; 56. Muitos, por não confiarem plenamente em Deus, usam o sono, o isolamento, o entretenimento, e tantas outras coisas para fugir da realidade. Saiba que o Senhor tem um escape para você (Sl 91; Hb 13.5).
Fugir. Elias realizou grandes feitos perante o Senhor: extirpou a idolatria de Israel (1 Rs 18.19-40) e fez chover sobre a terra, após um longo período de seca (1 Rs 18.41,42; 17.1; Lc 4.25; Tg 5.17,18). Todavia, isso não impediu que o profeta ficasse apavorado diante das desprezíveis ameaças de Jezabel (1 Rs 19.4,9).
Esconder-se. Muitos, quando deprimidos, ficam alienados, ou fechados dentro de si mesmos, como num casulo. O abandono da comunhão com os irmãos pode ser um sintoma de depressão: “… deixou ali o seu moço” (1 Rs 19.3). A solidão agrava a depressão. Um bom confidente e santo irmão e amigo é uma boa linha de defesa, pelo fato de ter alguém para dialogar e orar juntos. (1 Rs 19.4).

 

III - ENFRENTANDO A DEPRESSÃO

5- Como enfrentar a depressão, cite 4 maneiras ligando a primeira coluna de acordo com a segunda:

 

Evitando a autocomiseração.   O crente que confia na soberania de Deus, mesmo nos momentos difíceis, como os vividos por Elias, não se deprime, mas descansa naquEle que tudo pode (Mt 19.26). O Senhor jamais nos abandona.
Entregando a vida e o futuro a Deus. A autocomiseração diluirá o bem que porventura fizermos. Elias considerava-se a única pessoa que ainda era autêntica para com Deus. Solitário e desanimado esqueceu-se de que outros permaneceram fiéis em meio à impiedade de sua nação (1 Rs 19.18).
Confiando firmemente no Senhor. O crente fiel pode deparar-se no seu dia-a-dia com situações que somente são resolvidas através da oração (Mt 9.15; Jr 29.12,13; Et 4.16). O jejum e a oração são armas espirituais poderosas para trazer cura e alívio aos corações abatidos.
Orando e jejuando. O deprimido deve, sem demora e pela fé, levar a Cristo o fardo opressor de sua angústia, convicto de que Ele o livrará e de tudo cuidará (Sl 42; Is 53.4,5; Mt 11.28,29). Ter convicção de que Deus nos ama e que Ele se importa conosco, fortalece e consolida a nossa fé.

IV - SAINDO DA DEPRESSÃO

6- Após ouvir, atentamente, as queixas de Elias, Deus o encorajou. Da mesma forma o Senhor quer restaurar seu ânimo trazendo alívio para sua alma abatida. Como foi isso? Ligue a primeira coluna de acordo com a segunda:

 

Mudança de ambiente.    

 

Através de um anjo, Deus proveu alimento e água para o profeta. Em seguida, o Senhor lhe proporcionou um sono reparador (1 Rs 19.4-6). O bem-estar físico e psíquico de Elias era fundamental (Sl 103.14).
Bem-estar espiritual. Deus tirou Elias do deserto conduzindo-o a Horebe, cerca de 300 km de Berseba (1 Rs 19.7,8). Elias precisava de tempo e de um novo ambiente, para considerar sua vida sob um novo ponto de vista. Um ambiente estressante e uma rotina rígida e interrupta afeta a saúde física e mental da pessoa. É imprescindível ao deprimido mudar de ambiente, modificar sua rotina, reduzir seu trabalho e desfrutar de um período de férias para passar mais tempo com sua família (Ec 2.21-26; 3.1-8; Mc 6.30,31).
Restauração física. O vento, o terremoto e o fogo no monte Horebe eram uma demonstração da suficiência e do poder de Deus; a voz mansa e suave, por sua vez, falava do grande amor do Pai (1 Rs 19.11,12). Talvez uma caverna (v. 9) não seja o local mais adequado para Deus revelar-se a alguém, todavia, nas situações mais adversas da nossa vida, o Senhor pode vir ao nosso encontro para nos tirar da depressão. O profeta saiu daquele lugar com uma nova visão acerca do seu Deus (1 Rs 19.13-18; Sl 23.4,5).

 

CONCLUSÃO

7- Complete:

“Elias era homem _____________________ a nós, sujeito aos mesmos ________________________…” (Tg 5.17 - ARA), inclusive, à _______________________. O Deus de Elias também é o nosso Deus. Assim como deu vitória ao profeta, nos concederá também!

 

——————————————————————————————-

Publicado no site Estudos Bíblicos EBD

converter em pdf.

Comente.