Wordpress Themes

O Deus que se Comunica com o Homem - Pr. Osiel Varela

Texto √Āureo:

Gn.3.8:E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

Leitura Bíblica em Classe: Salmos 29.1-10.

EX√ďRDIO:

EMBASAMENTO TEOL√ďGICO:

Três pressupostos básicos da Teologia:

Romanos 1.19:Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

1 - Deus existe,

2 - Deus pode ser conhecido

3 - e Deus tem se revelado.

Esses pressupostos s√£o interdependentes.

Deus n√£o poderia ser conhecido se n√£o existisse e n√£o teria se revelado se n√£o pudesse ser conhecido.

Para se conhecer a Deus, portanto, é preciso, antes de tudo, fé.

Fé nos pressupostos desse conhecimento:

  • A- que Deus existe,
  • B- que ele pode ser conhecido
  • C- e que ele se revelou.

I - INTRODUÇÃO:

Ao iniciarmos o coment√°rio desta semana, da li√ß√£o de n√ļmero 2 gostar√≠amos de deixar claro, a quest√£o desta rela√ß√£o de Deus, com os homens.

Para isto, iniciamos com os pressupostos acima, que nos deixam à vontade, para saber que Deus tem, quer e pode se Comunicar com os homens.

Deus fala com o homem. Para revelar-se:

Para demonstrar amor

Por bondade

Por misericórdia

Sobre o passado

Para o presente

Para o futuro

Para guiar

Para prevenção

Para exortar

Para punir

Para nos capacitar de forma espiritual e sob a ética e princípios da moralidade divinas.

Esta doutrina, conforme temos averiguado, foi propositalmente designada para ajustar-se à natureza moral do ser humano, trazendo à tona os princípios morais e religiosos com que foi dotado pelo seu Criador, a fim de que atinja seu melhor e mais nobre exercício.

Quando é encarado à parte de seu relacionamento para com Deus, o homem, uma criatura tão admiravelmente bem dotada, torna-se um enigma no universo; a doutrina concernente a Deus fornece-nos a solução para esse mistério.

Para ensinar

Para dar vida. João 5.24:Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

Jo√£o 8.52:¬†¬†¬†¬† Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens dem√īnio. Morreu Abra√£o e os profetas; e tu dizes: Se algu√©m guardar a minha palavra, nunca provar√° a morte.

Para sustentar.

Dt.32.2:Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de √°gua sobre a relva.

‘A doutrina concernente a Deus harmoniza-se com os afetos que pulsam em um cora√ß√£o piedoso, inclinando-se por nutri-los e aprimor√°-los.’

‘A tend√™ncia dessa doutrina [concernente a Deus] de exercer uma poderosa influ√™ncia santificadora sobre o √Ęmago de todos os sentimentos e a√ß√Ķes dos seres humanos demonstra que ela procede de Deus.

Quem experimenta em seu cora√ß√£o o poder santificador do ensinamento b√≠blico tem em si mesmo a prova de sua veracidade, prova que n√£o poderia obter por qualquer outro meio.’

No caso dessa doutrina, que √© o assunto estudado neste nosso √ļltimo Trimestre de 2008, nas Li√ß√Ķes CPAD, fechando o ano com um saldo altamente positivo em rela√ß√£o ao ensino que √© fornecido √† Igreja Assembl√©ia de Deus atrav√©s das EBD’s em todo o nosso pa√≠s e mesmo fora dele.

Eu, como tenho visitado e ido como convidado, para encerramento de trimestres de EBD’s, em algumas outras Igrejas, n√£o s√≥ assembleianas, tenho visto o uso, em v√°rias delas, do nosso material de Ensino Dominical nestas Igrejas.

Retomando, no caso desta doutrina, estamos endividados principalmente para com a Bíblia Sagrada.

Nela, o Deus que tem mostrado a Sua pessoa por meio das Suas obras entra em comunicação direta conosco, tornando-se visível em Suas próprias luzes, à semelhança do sol que brilha em um firmamento sem nuvens.

Tg.1.17:Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

II - Comunicando para ser conhecido:

As inumeráveis provas de que a Bíblia é a Palavra de Deus, e Deus é o Deus da Bíblia, ir-se-ão acumulando à medida que fizermos progresso na investigação [conhecimento, estudo, leitura, uso-manejo] da verdade religiosa.

Ose 6:3 -¬†Ent√£o conhe√ßamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua sa√≠da, como a alva, √© certa; e ele a n√≥s vir√° como a chuva, como chuva ser√īdia que rega a terra.

Heb 6:1 - POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,

Esta √© a vontade de Deus para conosco. Isto significa Deus se comunicando conosco atrav√©s da Sua Palavra, que fala em alto e bom som em nossos cora√ß√Ķes.

Se abrirmos os nossos cora√ß√Ķes ao poder santificador das verdades b√≠blicas, veremos ainda mais confirmadas, pela influ√™ncia que t√™m sobre as nossas pr√≥prias almas, a prova de que a B√≠blia procede do Deus de santidade e Deus √© o Deus do Livro. Esta Comunica√ß√£o da sua santidade pela Palavra √© parte do processo da Comunica√ß√£o de Deus para¬† nossa Santifica√ß√£o. Jo.15.3:V√≥s j√° estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

III - Por que Deus se comunica com os Homens?

Primeiro:

Porque Um Deus que se relaciona em amor com as suas criaturas racionais. Ele é um Deus que podemos conhecer e amar!

A natureza de Deus √© diferente da nossa, em ess√™ncia. S√≥ assim, podemos entender e saber que temos um Deus mesmo e n√£o um homem elevado √† pot√™ncia m√°xima, um super-homem, pois um deus n√£o teria as qualidades intr√≠nsecas de Deus para superar a dist√Ęncia de algu√©m t√£o inferior aos anjos e em pecado, passar por cima disto, e assim mesmo falar conosco.

Hb.11.6:Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Os que reduzem a natureza divina ao limite de sua compreensão humana não podem jamais entender, que isto é próprio, e exclusivo de um Deus de verdade:

Um Deus que é espírito invisível, incorpóreo, imortal e indivisível, mas que é pessoa e não apenas uma vibração ou energia, por isto fala e se comunica com seu Povo de forma audível e muito mais agora, pelo Seu Filho Jesus Cristo.

1-Para prover conhecimento salvifíco:

João 8.51: Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

2-Para livrar-nos da ira futura e da hora da tentação:

Ap. 3.10: Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

3-Para nos dar exemplo, quando falarmos a sua Palavra, em seu Nome:

João 15.20: Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

IV - Propósito de Deus em se comunicar com o homem.

a-Sua manifestação e propósito.

I Tm.2.4: Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Eze 18:23 - Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor Deus; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?

Eze 33:11 -¬†Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que n√£o tenho prazer na morte do √≠mpio, mas em que o √≠mpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que raz√£o morrereis…?

Deus está falando, porque morrer se eu estou falando para vocês como sair desta situação, através da minha presença ou Palavra?

Job 34.16:Se, pois, h√° em ti entendimento, ouve isto: inclina os ouvidos ao som da minha palavra.

A presença e santidade de Deus é revelada na lei moral implantada no coração do homem [Rm.1] e que fala por meio da consciência e, mais particularmente, na revelação especial de Deus sendo comunicada a cada homem nascido na face da Terra, levando a todos a inescusibilidade [Rm.1.19,20] por falta de comunicação de Deus ao homem. Para que o adorem e o conheçam e venham ao pleno conhecimento da verdade. Deus não tem prazer na morte do ímpio.

V- A Palavra e o meio de comunicação humano:

A exemplo daqueles que se querem ser conhecidos, Deus utilizou-se de várias formas de comunicação:

a-Pela Sua Palavra:

Se expressa primariamente na Lei dada a Israel.

Romanos 3.1.ss QUAL é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras [os oráculos] de Deus lhe foram confiadas.

Essa Lei, em todos os seus aspectos, foi planejada para imprimir em Israel a idéia da santidade de Deus, e para levá-lo a sentir fortemente a necessidade de levar vida santa. A este propósito atendem símbolos e tipos como a nação, a terra santa, a cidade santa, o lugar santo e o sacerdócio santo.

Al√©m disso, foi revelada na maneira, como Deus recompensava a observ√Ęncia da Lei e visitava os transgressores com terr√≠veis puni√ß√Ķes.

A suprema revela√ß√£o da santidade de Deus foi dada em Jesus Cristo, que √© chamado “o Santo e o Justo”, At 3.14 ou o Logos.

Jo√£o 1.1.ss: NO princ√≠pio era o Verbo [logos-palavra], e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez…. Ele refletiu em Sua vida a perfeita santidade de Deus.

Finalmente, a santidade de Deus é também revelada na Igreja como o corpo de Cristo.

À exemplo daqueles que se querem ser conhecidos, Deus utilizou-se de várias formas de comunicação:

b-  profetas:

2Re 21:10 - Então o Senhor falou pelo ministério de seus servos, os profetas, dizendo:

Dan 9:10 - E não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas.

Amós 3:7 - Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Jr.23.28: O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.

c- Pelo seu Filho:

Hebreus 1.1: HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a n√≥s falou-nos nestes √ļltimos dias pelo Filho…

Falando de Comunicação:

Visão teológica da Comunicação.

O conhecimento de Deus se dá fundamentalmente no processo de interação, entre o homem e Deus, no processo de Comunicação.

Ou seja, para nos comunicarmos com Deus precisamos interagir com Ele.

Amós 3:3 -     Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

A informação é o primeiro passo para o processo de Comunicação.

VI -A informação dada por Deus:

1-De forma direta:

Gênesis 1.27   E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

2-Deus comunica-se com o homem, sempre com objetivo de demonstrar a Sua Bondade, cuidado e Amor, para com o Homem:

G√™nesis 2.15: E tomou o Senhor Deus o homem, e o p√īs no jardim do √Čden para o lavrar e o guardar.16¬†E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a √°rvore do jardim comer√°s livremente, 17¬†Mas da √°rvore do conhecimento do bem e do mal, dela n√£o comer√°s; porque no dia em que dela comeres, certamente morrer√°s.

3-Deus se comunica com o homem para que este possa cumprir o Mandato para o qual foi criado:

Ou seja, Deus colocou tudo nas mãos do Homem, para que este fosse o Cabeça ou Chefe Federativo [federação dos homens. Conceito de cabeça ou representatividade - leia Romanos 5.12] de toda a Criação. Interessante notar que Deus dá esta primazia ao homem.

G√™nesis 2.19¬†:Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos c√©us, os trouxe a Ad√£o, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Ad√£o chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.20¬†E Ad√£o p√īs os nomes a todo o gado, e √†s aves dos c√©us, e a todo o animal do campo; mas para o homem n√£o se achava ajudadora id√īnea.22¬†E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Ad√£o.

√Č uma demonstra√ß√£o de intera√ß√£o entre Deus, partindo D’Ele para com o homem.

O processo de Comunica√ß√£o foi iniciado pelo pr√≥prio Deus para que o homem o conhecesse pelo processo da Comunica√ß√£o, conversa√ß√£o e di√°logo. E em assim sendo, pudesse o homem falar com Deus sobre as suas necessidades, problemas e d√ļvidas, pelos quais acabaria, o homem antropol√≥gico, falhando atrav√©s de Eva.

4-Deus comunica-se com o homem, com objetivo de demonstrar a Sua Justiça e cuidado, para com o Homem:

Esta passagem mostra que Deus visitava o homem, no espaço que lhe criara: a própria Terra, com o objetivo [por inferência], de verificar como o homem se houvera no seu dia.

Gênesis 3.8: E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.9 E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

Este trecho de Gênesis demonstra que o homem tinha intima comunhão e conhecia a voz de Deus, e bem sabia, a que horas Eles os vinha visitar para ter uma conversa diária.

Cont…11¬†E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da √°rvore de que te ordenei que n√£o comesses?12 Ent√£o disse Ad√£o: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da √°rvore, e comi. 13 E disse o Senhor Deus √† mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi….

5-Deus comunica o perigo ao homem, antes que venha o mal:

Falando com Caim antes deste se tornar o primeiro homicida [fraticida] da Terra.

Gênesis 3. 6   E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. 9 E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

VII - A comunicação pelos sentidos:

Captamos o mundo a partir dos sentidos externos.

Aprendemos a partir da intera√ß√£o com o mundo atrav√©s do ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir. Todos a desenvolvemos at√© um determinado ponto, ao menos para sobreviver (percep√ß√£o pragm√°tica). √Č sempre poss√≠vel aperfei√ßo√°-la, integrando os sentidos, reeducando o ver, o ouvir, o tocar.

                                                              José Manuel Moran Diretor Acadêmico da Faculdade Sumaré-SP.

                                      ex-professor da ECA- Escola de Comunicação - USP;  

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Cap√≠tulo 9 do livro “Mudan√ßas na comunica√ß√£o pessoal”.

      2ª ed. Paulinas, 2000, p.137-154.

Rm. 10.17: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

VIII -Comunicação divina visual:

Ver: Exo. 3:4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

Tocar, como ação corporal:

Deus n√£o pode ser tocado na sua forma Gloriosa e divina [em sendo Deus, Jesus foi tocado, mas na sua forma humana].

Mas, como ação corporal visível, mesmo a Bíblia dizendo que ninguém jamais viu ao Senhor, contudo numa demonstração à Moisés de sua Glória, a Bíblia cita várias referências da Comunicação, entre o homem Moisés, Libertador de Israel e Jeová, o Deus de Israel:

Sendo a primeira a refer√™ncia supra citada de √äxodo 3 e outras tantas [leia coment√°rio da Li√ß√£o de n.¬ļ 01, deste trimestre].

Exo 33:11-E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial;

Is.41.8:Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;

Deus quer se comunicar comigo e você, com a Igreja de forma aberta e clara, face a face [face to face], como falava com Moisés, ainda mais nos dias da graça pela porta aberta pela Cruz e sangue de Cristo, seu Filho.

VIII -1- Canal de comunicação aberto por Deus:

Ef.3.12:No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

Hb.10.19:Tendo, pois, irm√£os, ousadia para entrar no santu√°rio, pelo sangue de Jesus,

O conhecimento precisa da ação coordenada de todos os sentidos -caminhos externos- combinando o tato (o toque, a comunicação corporal), o movimento (os vários ritmos), o ver (os vários olhares) e o ouvir (os vários sons). Os sentidos agem complementarmente, como superposição de significantes, combinando e reforçando significados.

1a-Deus nos deu do Seu Espírito Santo para ouvirmos sua voz.

Este Espírito do qual fala o Profeta Isaías:

Is.11.2:E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

Todos temos, segundo Gardner, a “intelig√™ncia” ou habilidade ling√ľ√≠stica, que se manifesta em gostar de escrever, ler, ouvir e contar est√≥rias; que facilita a compreens√£o atrav√©s das palavras faladas ou escritas. Em muitas pessoas esta habilidade ling√ľ√≠stica √© mais espont√Ęnea, imediata, percept√≠vel. Em outros¬† vai se desenvolvendo aos poucos, pelo processo de aprendizagem.

Para nós os crentes: é necessário, nos habilitarmos ou estarmos em contínuo contato com Deus. E isto vai sendo implantado em nosso ser, na medida em que nós nos predispomos a conhecer ao Senhor e a ter contato com Ele seja pela oração ou a conhecê-lo pela sua Palavra Divina.

Quem não fala com alguém por muito tempo, não pode conhecer e ter boa Comunicação com esta Pessoa, no caso a Divina pessoa de Deus.

Os.6.3:Ent√£o conhe√ßamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua sa√≠da, como a alva, √© certa; e ele a n√≥s vir√° como a chuva, como chuva ser√īdia que rega a terra.

1b-A maior fonte de Comunicação de Deus é a Sua Palavra:

Então ler a Bíblia é fundamental para ouvirmos a Sua voz, soar em nosso jardim particular, o nosso coração.

II Tm.2.15:Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que n√£o tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

VIII- A -Comunicação e conhecimento:

Conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, fazer nosso o que vem de fora. Conhecer é saber, é desvendar, é ir além da superfície, do previsível, da exterioridade. Conhecer é aprofundar os níveis de descoberta, é penetrar mais fundo nas coisas, na realidade, no nosso interior. Conhecer é conseguir chegar ao nível da sabedoria, da integração total [com Deus], da percepção da grande síntese, que se consegue ao comunicar-se com uma nova visão do mundo[por Deus em Cristo, , das pessoas e com o mergulho profundo em nossa alma. Conhecer-se espiritualmente é poder comunicar-se com Deus de forma audível e verdadeira para com Ele.

Salmos 51¬†1:¬†TEM miseric√≥rdia de mim, √≥ Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgress√Ķes, segundo a multid√£o das tuas miseric√≥rdias.2¬†Lava-me completamente da minha iniq√ľidade, e purifica-me do meu pecado.3¬†Porque eu conhe√ßo as minhas transgress√Ķes, e o meu pecado est√° sempre diante de mim.4¬†Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que √© mal √† tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

Salmos 42.5: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

O conhecimento se dá no processo rico de interação externo e interno. Pela comunicação aberta e confiante desenvolvemos contínuos e inesgotáveis processos de aprofundamento dos níveis de conhecimento pessoal, comunitário [na Igreja] e social [na sociedade, com demonstração de Cristo em nós].

CONCLUSÃO:

Deus sempre e eternamente quer falar com o homem, tanto é verdade esta expressão que nos arrebatará para morarmos com Ele em Sua Glória.

Porém o homem deve saber que, quem abriu o Canal de Comunicação foi Deus através dos elementos santos e Divinos aqui narrados neste comentário.

Usando os seus anjos: I Reis 19.5: E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que ent√£o um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

Zac 1:13 -      E respondeu o Senhor ao anjo, que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras.

Sua Palavra

Seu Filho Jesus Cristo

Espírito Santo:

Rom 8:26 -    E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

E Ele Próprio falando diretamente aos homens.

Fonte:

José Manuel Moran - Diretor Acadêmico da Faculdade Sumaré-SP; ex-professor da ECA-USP

Eca-Usp

Bíblia digital Chamada - Almeida Fiel

Teontologia -Inst. Andrew Jumper- Mackenzie.

Doutrina concernente a Deus - livro Manual de Teologia, de John L. Dagg, publicado pela Editora Fiel.

Prof. Jo√£o Alves dos Santos - Mackenzie

converter em pdf.


  1. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Valdir Carvalho
    Escreveu:

    OS NAZIREU’S

    JU√ćZES 13.2 √† 5 Havia um homem de Zor√°, da linhagem de D√£, chamado Mano√°, cuja mulher era est√©ril e n√£o tinha filhos. Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que √©s est√©ril e nunca tiveste filho; por√©m conceber√°s e dar√°s √† luz um filho. Agora, pois, guarda-te, n√£o bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que tu conceber√°s e dar√°s √† luz um filho sobre cuja cabe√ßa n√£o passar√° navalha; porquanto o menino ser√° nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua m√£e; e ele come√ßar√° a livrar a Israel do poder dos filisteus.

    Deuteron√īmio 23:21 e 23 Quando fizeres algum voto ao SENHOR, teu Deus, n√£o tardar√°s em cumpri-lo; porque o SENHOR, teu Deus, certamente, o requerer√° de ti, e em ti haver√° pecado. Por√©m, abstendo-te de fazer o voto, n√£o haver√° pecado em ti.

    Que votos temos feito a Deus que n√£o temos cumprido?
    Sansão, um herói bíblico, de coragem, valente e cheio do Espírito de Deus. Um dia resolveu brincar de ser forte, imaginava ele ser mais forte do que seu próprio voto na ordem dada aos seus pais. Cresceu com este voto, sabia do seu compromisso para com Deus. Sua vida foi guerrear contra o exército filisteu. Grande coragem, grande incumbência pesava sobre seus ombros: Começar à livrar o povo de Israel que se havia feito prisioneiro dos filisteus.
    Grandes coisas pesam sobre nossos ombros em nossas responsabilidades de anunciar o evangelho à todas as pessoas, quer queiram escutar ou não.
    Infelizmente, quantos de n√≥s temos brincado de ser fortes, e nos deixamos levar pelas nossas pr√≥prias iniq√ľidades que nos distanciam das ordenan√ßas de Deus.
    Sansão, homem consagrado ainda no ventre da sua mãe. Possuidor de tamanha força, enquanto o seu voto para com Deus fosse respeitado e obedecido.
    Quando estava indo ver uma mulher, filha dos filisteus, que havia encantado seus desejos humanos. Provavelmente ele tinha algum problema com mulheres, se encantava facilmente com elas. Veio a lutar com um le√£o, matando-o e o destro√ßando, deixando-o a beira do caminho. Passado alguns dias, volta Sans√£o pelo mesmo caminho para ver sua amada e tem a curiosidade de ir ver como estava a carca√ßa do le√£o morto. Descobrindo dentro do animal (imundo para um nazireu) um enxame de abelhas com mel. Resolvendo pegar um favo de mel e ir comendo enquanto andava pelo caminho. N√£o contando a ningu√©m a origem da iguaria. Come√ßou ali a desobedi√™ncia do voto de Sans√£o com as coisas ordenadas por Deus. Come√ßou ali a sua desgra√ßa. Ali ele ficou cego pelo brilho e o sabor das coisas. Mulheres de povos inimigos, seus pr√≥prios inimigos, lhes vinham fazer amea√ßas de morte, a ele e sua fam√≠lia. Casa-se Sans√£o e esta filha de seus inimigos, lhe instiga √† revelar o seu segredo. Preserva-se Sans√£o no seu voto, mas por fim, vem a separa√ß√£o do casal. Surge outro favo de mel na vida de Sans√£o: Dalila e seus encantos. Unindo-se √† ela, n√£o mais conseguia ouvir a voz do seu Deus. Ficou cego, surdo e coxo de racioc√≠nio, o que o levou a ru√≠na total, causando sua escravid√£o junto aos seus inimigos e inimigos do povo de Deus, e por fim a sua morte. Sabemos da hist√≥ria. Deus sempre tem procurado se comunicar com os seus escolhidos, principalmente com os que fazem votos de O seguir, mas quantos tem procurado outro caminho, e ver as coisas j√° mortas. Assim como Sans√£o, l√°, das coisas mortas, tirou algo que lhe foi bom e satisfez seu apetite, foi saboroso, at√© ofereceu o que lhe parecia bom, aos seus familiares. E o que era doce, lhe causou um fim amargo, sua cegueira literal e principalmente espiritual. Preso, humilhado, escarnecido, sabia que o seu fim chegara, na sua tristeza, clamou pela miseric√≥rdia de Deus, dizendo que morresse ele juntamente com seus inimigos e escarnecedores. Ainda li, diante do seu estado de vida, Deus, aben√ßoou pela derradeira vez, fazendo com que morresse ele e aos filisteus que dele escarneciam, mas que no fundo escarneciam a um ‚Äúconsagrado‚ÄĚ de Deus. Quantos ‚Äúfi√©is‚ÄĚ tem escarnecido dos consagrados a Deus, e, tem participado das coisas que ridicularizam as ordenan√ßas de Deus, permitindo que outros mortos espirituais lhes tirem a honra de serem feitos instrumentos nas m√£os do ALT√ćSSIMO, colocando-os ao rid√≠culo perante a Vontade de Deus. Uma l√°stima, quando observarmos que ningu√©m se tem por ignorante quando √© conhecedor da Palavra de Deus, a Divindade Suprema que se menciona na B√≠blia, o Livro que se torna Sagrado, por ter sido ali escrito revelando a Vontade de Deus, que est√° √† cima de qualquer vontade, e √© al√©m do que um livro somente, mas tem comunicado Ele, suas ordenan√ßas √† toda humanidade, n√£o somente a alguns homens, mas principalmente aqueles que da Palavra fazem do seu meio de sobreviver nesta terra, quer pela for√ßa ou pelo Poder do que o Evangelho causa.
    Sans√£o n√£o morrera pelo fato do corte do cabelo, se considerarmos que ali foi a conseq√ľ√™ncia da primeira desobedi√™ncia, quando por voto n√£o cumprido, provou e gostou e at√© ofertou do mel que houvera extra√≠do de coisas imundas. Estava cego pelo seu ‚Äúeu‚ÄĚ. Notemos que Deus n√£o tem preferidos. Mois√©s foi por incumb√™ncia, Deus diante de fara√≥, Ara√£o o gigante profeta, confeccionou outros √≠dolos e veio pecar contra Deus, dizendo-se fraco por ter pecado junto com o povo, todos homens de Deus, grandes em seu tempo o no contexto do Reino de Deus, mas tiveram seus desatinos perante Deus e Deus n√£o os poupou. Davi, o homem segundo o cora√ß√£o de Deus, Deus n√£o o deixou construir o seu templo. Salom√£o, o mais s√°bio rei sobre a terra, perdeu-se na sua caminhada por ‚Äúse achar‚ÄĚ, trouxe para si e √† Na√ß√£o de Israel grandes problemas, quando relacionou-se com mulheres de outros povos.
    Deus tem se comunicado com os seus homens, e, através deles, solicita que comuniquemos ao mundo que Ele ama o mundo (as pessoas), a ponto de ter enviado o seu Único Filho para morrer pelo mundo. Infelizmente os homens que estão no mundo preferem mais o mundo, do que o Unigênito de Deus.
    Necessário foi, pois, que tivéssemos a oportunidade de nascermos de novo para que pudéssemos entender desta tão grande dádiva de Deus.
    Deus, um comunicador por excelência. Só que os homens preferem notícias que os condenam, enquanto a Vontade do Comunicador é que NENHUMA ALMA SE PERCA, mas QUE TODAS SEJAM SALVAS pelo PODER DA SUA PALAVRA.
    Deus é Justo, e sendo Justo, oferece escape da condenação eterna. O Espírito Santo de Deus ainda nos comunica dos nossos erros. Querendo com isto aperfeiçoar-nos a cada dia, basta que estejamos com nossos ouvidos espirituais atentos à sua Vontade.
    O pai do filho pródigo recebeu o filho que retornara, de braços abertos, e comunica ao seu filho que esteve em casa e que se indignara com o ato do pai receber o filho dissoluto, dizendo-lhe: Tu meu filho, sempre esteve aqui, e tudo o que você tinha ao teu alcance era para ser usufruído, bastava perceber. Provavelmente o que ficara, não se comunicava muito com o Pai que sempre esteve por perto.
    Deus fala aos que est√£o aqui, tudo lhes pertence, basta procurar-me. Mas tamb√©m nos diz que pedimos e n√£o recebemos. Sabe por que? Porque n√£o sabemos pedir como conv√©m. Deus, desde sua cria√ß√£o no √Čden, tem procurado saber aonde est√° o homem, para que possa conversar com sua cria√ß√£o, mas o homem tem se afastado de Deus, porque o pecado constrange e nos afasta do amor de Deus. Uma maneira de escaparmos deste estado, √© nos santificarmos a cada dia, crescendo no conhecimento e na sua Gra√ßa.
    Como fala a sua Palavra: CONHEÇAMOS e PROSSIGAMOS em CONHECÊ-LO.
    Esta sim √© a verdadeira voca√ß√£o dos que em esp√≠rito e em verdade, O adoram. Quem conhece de comunica√ß√£o sabe que ningu√©m que tem uma boa not√≠cia a guarda para si. O portador da boa not√≠cia quer repartir o que tem para divulgar, e, Deus tem uma qu√£o Magn√≠fica Palavra de salva√ß√£o: ARREPENDEI-VOS E CREDE QUE O SENHOR √Č BOM e a SUA BEGNIDADE SE ESTENDE DE GERA√á√ÉO √Ä GERA√á√ÉO. Cr√™-ia no Senhor Jesus Cristo e ser√° salvo tu e tua casa.
    A primeira parte desta notícia é uma ordem, a segunda trata-se da notícia salvifíca por misericórdia de Deus.

    Valdir Carvalho ‚Äď Cascavel-Pr, 09.9.2008


  2. Warning: file_get_contents(http://...@gmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    osiel varela
    Escreveu:

    Grato pela leitura
    Bom o vosso coment√°rio.
    Fala da Proclamação.Realmente Deus quer Proclamadores e Ele mesmo foi o primeiro Proclamador da boa nova salvítica ou salvifíca.
    Boa vis√£o sobre o Reino - Comunicar como Proclomadores de Deus, que j¬īs nos deu seu exemplo.
    Fraternalmente em Cristo
    Osvarela
    SBC-SP-Br


  3. Warning: file_get_contents(http://...@yahoo.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Marcos Malta
    Escreveu:

    A comunicação de Deus para como o homem é algo absolutamente íntimo, esse relacionamento é aberta para aqueles que estão em sintonia espiritual. Qualquer um poderia falar com Deus e ele falar abertamento também, mas percebemos que são poucos que possui uma intimidade pessoal com Deus.
    Quando ligamos a televis√£o, o r√°dio podemos notar que aquele aparelho est√° sintonizado. Existe uma torre que que destribui as informa√ß√Ķes e repassa ao elemento receptor. Essas sintonias tamb√©m podem sofrer interferencias por situa√ß√Ķes adversas, por exemplo um mal tempo. O pecado tamb√©m causa interruptura na comunica√ß√£o do homem para com Deus.
    √č vontade de Deus relacionar com seus filhos, esse revela√ß√£o tamb√©m √© mostrada atrav√©s de sua palavra.


  4. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Gen√°rio Faleta ara√ļjo
    Escreveu:

    Maravilhoso,espetacular seu comentário,Deus em Cristo continue abençoando voce amado.


  5. Warning: file_get_contents(http://...@yahoo.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    rubens matias
    Escreveu:

    A paz do Senhor, prezado irmão desejo saber se você tem algum estudo que trate sobre a salvação de pessoas adultas ou crianças que morreram sem ouvir ou conhecer a mensagem de salvação. Segundo a bíblia, estas pessoas serão salvas ou não?


  6. Warning: file_get_contents(http://...@gmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    osiel varela
    Escreveu:

    À Valdir, Marcos e Genário:
    Grato à todos pela leitura e comentários.
    Orem para que Deus nos continue iluminando para o entendimento da Sua Santa Palavra.
    Convém que Ele cresça e eu diminua.
    Fraternalmente em Cristo
    Osvarela
    http://estudandopalavra.blogspot.com


  7. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Valtencir
    Escreveu:

    Ol√° … Excelente reflex√£o. Quando poss√≠vel fa√ßa uma visita em meu blog ok? Ser√° bom t√™-lo por l√°. - doutorhermeneutica.blogspot.com

    Abraços Fraternos,

Comente.