Wordpress Themes

O Perigo do Ardil Gibeonita - Rede Brasil de Comunicação

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PE

Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais 

Pastor Presidente: Ailton José Alves

LIÇÃO 08 - O PERIGO DO ARDIL GIBEONITA

Introdução

Após a conquista de Jericó e Ai, Israel se prepara para mais uma jornada rumo a posse da terra prometida. Os cananeu atemorizados e reconhecendo a fama de Israel e o poder intervencional de seu Deus, utilizaram duas estratégias para vencer Israel: A primeira foi juntar-se em um único bloco, e juntas tomar Israel a força; e a segunda foi utilizar a trapaça e diplomacia para se unir a Israel.

Nessa lição estaremos abordando, a partir do exemplo dos gibeonitas, o cuidado que nós cristãos devemos
ter contra o engano, o falso ensino e a hipocrisia que de algumas pessoas que tentam se infiltrar no meio do povo de Deus.

I - QUEM ERAM OS GIBEONITAS?

O termo Gibeonita refere-se aos habitantes da cidade de Gibeão, como também, dos habitantes das três aldeias circunvizinhas de Gibeom, Quefira, Beerote e Quiriate-Jearim (Js. 9:17). Os Gibeonitas levavam uma vida precária entre os israelitas. Na época do Reino Unido, Saul promoveu uma matança contra eles (2 Sm 21:1). Nos dias de Davi, eles exigiram que fosse feita justiça por esse ato, em razão do que sete dos filhos de Saul foram entregues aos gibeonitas, os quais por eles foram executados. Somente Mefibosete foi poupado (2 Sm 21).

Os gibeonitas eram contados entre os mais antigos habitantes de Canaã. O trecho de Js 11:19, chama-os de Heveus. Houve um valente guerreiro da guarda pessoal de Davi dos tinta valentes, chamado “Ismaías” que era gibeonita (1 Cr 12:4), e um outro chamado Melatias, ajudou Neemias a reconstruir as muralhas de Jerusalém, após o cativeiro babilônico (Ne 3:7), e até um profeta, Azur, de Gibeom (Jr. 28:1).

II - QUAIS ERAM OS POVOS QUE HABITAVAM A TERRA DE CANAÃ?

É difícil se identificar com precisão os nomes dos primitivos habitantes da terra em que os fillhos de Israel iriam morar, bem como suas regiões, pois eram povos que nem sempre viviam em uma região por muito tempo. Quando uma
região de um povo se apresentava melhor do que a região de um outro povo, havendo guerra, o povo que era vencido, perdia a terrra para o povo vencedor. Havia, também a absorção de um povo por outro. As diferentes relações dos nomes desses povos nas diversas passagens bíblicas, evidenciam os fatos acima mencionados, além de ser necessário observar diferentes épocas. Comparem-se os textos que se seguem: Gn 10:17; 15:18-21; Ex. 3:8, 17; 23:23; 32:2; 34:11; Dt. 7:1-5, Js 3:10.

Dos sete povos que aparecem com maior freqüência, descrevemos abaixo três, pois os demais já estão inseridos na tabela com quatro grupos étnicos, na página 57 da lição de Jov/Adultos.

2.1.Girgaseus - Eram descendentes de Canaã, eram cananeus. O nome da principal cidade deles era Carquisa. É possível
que o nome Girgaseus signifique “clientes de um deus” (Provavelmente Ges era o deus sumério da luz). Alguns historiadores, supõem que eles ocupavam a área a leste do lago da Galiléia. Talvez fosse um ramo dos Heveus. Em nove dos dez lugares onde encontramos listas das tribos de Canaã, o nome deles é omitido, embora sejam mencionados na décima dessas listas, onde os heveus não são mencionados. Porém, são mencionados como um povo com quem os Israelitas misturaram-se por casamento (Jz 3:1-6). Em Gn 10:16, encontramos o termo “girgaseu” como descendenrtes do quinto filho de Canaã.

2.2.Heteus - Descendentes de Hete, que era o filho mais velho de Canaã, e habitava na parte sul da Terra Prometida, perto de Herbrom (Gn 10:15; 23:3,7 e 24:10).Eram um povo semita e ficaram conhecidos na história antiga pelo nome de hititas.
Os heteus dominaram a terra de Canaã, e foram deles que Abraão comprou o campo de Macpela, para sepultar Sara. Os
israelitas, no tempo da conquista de Canaã, encontraram os heteus em dois lugares: ao norte, próximo ao mar da Galiléia e ao sul, nas proximidades de Herbrom. Apesar da ordem divina ser de que os israelitas deveriam exterminá-los, no entanto, isto nunca aconteceu, pois Urias, um fiel guerreiro de Davi, era heteu, 2 Sm 2. Na genealogia de Jesus aparece o nome de uma mulher hetéia, a mãe de Salomão, Mt 1:6.

2.3.Jebuseus - os Jebuseus estavam entre as sete populações cananéias condenadas à destruição pelos escritores bíblicos. Usualmente aparecem em último lugar nas listas (Gn 10:16; 15:21; Êx. 3:8,17; 13:5; Dt. 7:1; 20:17; Js 3:10: 9:1, etc). Os jebuseus eram uma das mais poderosas nações de Canaã que se estabeleceram próximas ao monte Moriá, onde construíram a cidade de Jerusalém. Chamaram-na de Jebus, segundo o nome de seu primeiro antepassado, que pertencia à linhagem de Canaã, filho de Cão (Gn. 10:6,15).

No período da conquista Josué conseguiu vencer o rei dos Jebuseus, porém, não destruiu o povo, Js. 10:23-
34, esse povo resistiu fortemente. Davi conseguiu conquistar a cidade de Jerusalém e matar muitos dos seus habitantes, 2 Sm 5:6-9. Porém, ficaram muitos jebuseus vivendo entre os israelitas, pois quando Davi quis um lugar para oferecer holocausto, teve de comprar a eira de Araúna, 2 Sm 24:18-25.

III - QUE ESTRATÉGIA UTILIZOU OS GIBEONITAS PARA ENGANAR ISRAEL?

A estratégia utilizada pelos gibeonitas, demonstra o conhecimento que possuíam de que todos os povos cananeus deveriam ser exterminados, porém, aos povos que viviam distantes Israel poderia fazer negociação de paz (Dt. 7:2 e 20:10-16). Notemos que eles:

a) Fingiram propósitos pacíficos, oferecendo aliança - “fazei aliança conosco” (Js 9:6). Aqui havia o perigo da mistura e desobediência, que poderia levar o povo a servir a outros deuses (Dt 7:4);

b) Fingiram submissão - “Nós somos teus servos” (Js 9:8) - A hipocrisia demonstrada através de uma falsa submissão, tem sido a prática usual daqueles que veem no serviço cristão um meio de promoção e lucratividade pessoal (Mt. 7:15,21; Jo 10: 12,13; At 20:29-31; 2 Pe 2:3).

c) Fingiram piedade - “são vindos teus servos por causa do nome de Jeová teu Deus” - Há muitos falsos mestres hoje que usam a capa da piedade e religiosidade a fim de conquistar os seus propósitos malignos (Mt 24:5,24; 1 Tm 4:1-2; 2 Pe 2:1-4; Tt 1:10-16).

Os gibeonitas, depois de descoberta a farsa, foram condenados a serviços forçados e humilhantes (Js 9:23). Em vez de carregarem armas como homens, haviam de apanhar lenhas e carregar águas como mulheres.

O erro de Israel foi que “(…) não pediram conselho ao Senhor”(Js 9:14)

IV - QUEM SÃO OS GIBEONITAS ATUAIS?

Assim como na época de Josué, os gibeonitas “espirituais’ continuam presentes em nosso meio, procurando se introduzir, fazer alianças, fingir piedade e acima de tudo afirmando; “são vindos teus servos por causa do nome de Jeová teu Deus”. Porém os gibeonitas modernos tem importado do mundo das filosofias orientais e modismos mundanos muitas práticas que alguns grupos evangélicos já cederam ao seu engano. Entre eles podemos enumerar:

a) Pregadores da Teologia da Prosperidade - Os defensores da Teologia da Prosperidade, dizem estar debaixo de uma “unção profética” especial, de tal forma que tudo o que determinarem acontecerá. Entretanto tal ensino descansa em
filosofias orientais de confissão positiva, que contrariam as Escrituras que demonstram que o Jesus da Confissão Positiva
não é o mesmo revelado no Novo Testamento. É completamente estranho ao Cristo dos evangelhos. Trata-se, pois, de outro Jesus (l Co 11.4). O Jesus Filho de Deus é Senhor, portanto Ele é quem determina e nós como servos obedecemos(Jo 15.14; Hb 1.2, 3). Quando necessitamos de algo pedimos humildemente e Ele segundo a sua vontade nos atende (Mt 7.7; 1Jo 5.14).

b) Defensores da Teologia Unicista - historicamente chamado também de Monarquianismo modalista, tal doutrina ensina que Deus se manifesta em três pessoas: No A.T. se manifestou como Pai, no N.T. Se manifestou como Filho, e hoje, se manifesta pelo Espírito Santo, negando com isso a tri-personalidade divina. Há diversos textos que derrubam tal teoria (Mt 3:16,17; 28:19; Jo 14:16; 2 Cor 13:13);

c) Apologistas da Ordenação Feminina - Hoje, em todo o país há uma onda nefasta que tem arrastado diversos ministérios, que é a prática da ordenação feminina. Não há fundamentação bíblica que sustente tal doutrina. Geralmente os textos que tais ministérios utilizam para embasar tal afirmação se encontram fora do contexto. Se as mulheres exerceram os mesmos ministérios que os homens no período da Igreja apostólica, por que não há nenhuma menção no Novo Testamento de apóstolas, presbíteras, pastoras ou bispas? Por que não há qualquer recomendação de Paulo quanto à ordenação de mulheres, quando instrui Timóteo e Tito quanto à ordenação de presbíteros? Basta uma leitura superficial das qualificações exigidas por Paulo em 1 Timóteo 3.1-7 e Tito 1.5-9 para se ter a impressão de que o apóstolo tinha em mente a ordenação de homens: o oficial deve ser marido de uma só esposa, deve governar bem a sua casa e seus filhos (função do homem, nos escritos de Paulo, cf. Efésios 5.22-24).

CONCLUSÃO

Com esta lição pudemos aprender a importância de mantermos vigilância contra os gibeonitas modernos que procuram dissiminar seus falsos ensinos no seio da Igreja, demonstrando submissão, humildade, entretando cheios de vanglória, ira, visando a destruição da ortodoxia bíblica preservada pelos nossos pais na fé, como também, a nos conformar com a vontade de Deus, sempre buscando a Sua direção em todos os nossos caminhos.

BÍBLIOGRAFIA

A.T. Interp. Vers por vers. Vol 1 e 2 - Russel N.Champlin, Ed. Hagnos / * A Bíblia Explicada/S.E. McNair, CPAD.
Dicionário Bíblico A-L Vol 6 - Russel N.Champlin, Ed. Hagnos / * Bíblia de Estudo Plenitude, SBB.
Apostila Geografia Histórica Bíblica, Pr. Adiel Alves Rodrigues, Olinda/PE / * Dic. Teol. Claudionor C., CPAD.

Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

converter em pdf.


  1. Warning: file_get_contents(http://...@ig.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    israel
    Escreveu:

    Gostei do estudo do amado irmão.
    Todavia gostaria de discordar quando fala da teologia unicista que do mesmo modo da trinitariana se encontra na Bíblia não ferindo em nada a divindade do Deus Eterno.
    Pelo contrário a trinitariana cria tres deuses e não é discutida com uma mente aberta e sim aceita de forma geral e de origem meia confusa.
    Sou membro da Assembléia de Deus e creio em um Deus eterno (Pai,filho, Espírito Santo) sendo este uno como nosso corpo(corpo, alma e espírito)são uno separados no momento da morte e restaurados no arrebatamento, não me afeiçoo a palavra trindade por mais que tentem justificala não se encontra na Biblia e denota tres deuses. Sou um ser tricotomico(corpo,alma e espírito) todavia sou um
    O Pai é Deus, o filho é Deus e o Espíro é Deus todavaia é um único Deus…
    Se Deus é Espírito como pode ter o Espírito Santo (sendo então dois espíritos) (Jesus e a samaritaana)…
    desculpe discordar, mas o ´Deus a que servimos é UNO


  2. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    celso
    Escreveu:

    Quanto a lição, creio que hoje, o perigoso gibeonita, com suas sutilezas e enganos e sem dúvida o pai da mentira é satanás, o inimigo de nossas almas. Quanto ao comentário feito pelo irmão Israel, sei que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna e que o mesmo enviou o Espírito Santo para habitar em nós, para nos consolar e nos dar autoridade para testemunharmos o nome de Jesus Cristo. Graça e Paz a todos os irmãos em Cristo.


  3. Warning: file_get_contents(http://...@hotmal.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    EVERTON AMADO
    Escreveu:

    Muito bom estudo que Deus abençoe ricamente sua vida !!!
    fiquem na paz e bom saber que ainda homens de DEus serios nesse país que não se rederam ao espírito deste mundo .

Comente.