Wordpress Themes

O Senhor Peleja Pelo Seu Povo - Pb. José Roberto A. Barbosa

Texto Áureo: Ex. 14.14 - Leitura Bíblica em Classe: Js. 10.6-8; 12-14.
Objetivo: Mostrar que Deus nos concede a vitória e que Ele quem nos livra das mãos dos inimigos.

INTRODUÇÃO
Conforme já vimos em lições anteriores, estamos envolvidos numa batalha espiritual. Na aula de hoje, enfocaremos, mais precisamente, a presença do Senhor nas pelejas da existência. Veremos, inicialmente, que Deus esteve com Josué nas lutas de Israel. E, para tanto, alterou o curso do tempo, detendo o sol e a lua para que o povo vencesse a batalha. Em seguida, meditaremos a respeito da possibilidade da intervenção miraculosa de Deus. Ao final, admoestaremos para que exercitemos a fé a fim de ver os milagres do Senhor.

1. O MILAGRE DO DIA LONGO
Com resultado da associação de Israel com os gibeonitas, conforme estudamos na aula passada, Israel precisou socorrê-los de uma investida dos inimigos (Js. 10.6). Através de uma intervenção imediata do exército israelita, sob a direção divina (v. 8), os amorreus, que ameaçavam os gibeonitas, foram vencidos (v. 10). As batalhas do livro de Josué não são guerras comuns, mas investidas do Senhor, a fim de julgar as nações rebeldes. No versículo 10 desse capítulo, sabemos que Deus interveio na batalha de modo sobrenatural, detendo o sol e a lua. Com o advento da era cientificista, muitos críticos, mesmo entre os teólogos, não acreditam que Deus tenha mudado o curso do tempo para beneficiar Seu povo naquela peleja. Os argumentos são os mais diversos possíveis, o fundamento é sempre o mesmo, a premissa materialista de que o universo é regido por leis mecânicas que independem de uma entidade espiritual. Esses críticos, geralmente de base racionalista, e no caso dos teólogos, liberais, negam todos os milagres da Bíblia: a passagem pelo Mar Vermelho (Ex. 14.15-31), a provisão do maná durante os 40 anos (Ex. 16.35); a água que jorrou da rocha em Horebe (Ex. 17.6); o machado que flutuou (II Rs. 6.5-7) e a saraivada sobre os reis fugitivos (Js. 10.11).

2. A BÍBLIA FALA EM MILAGRES
Na Bíblia, os milagres são acontecimentos do mundo externo, operados pelo imediato poder de Deus, com o fim de servir de sinal ou testemunho. A possibilidade dos milagres está baseada no fato de Que Deus é soberano e governa e dirige todas as coisas. Diversas palavras hebraicas, entre elas “mofet, péle e oth” são traduzidas por milagres, maravilhas e sinais”. No Novo Testamento, o termo mais comum é “dynamis” (poder) para significar “milagres” (Mc. 9.39) e “semeion” (sinal) também com o mesmo significado (Lc. 23.8). Essa última palavra é bastante recorrente no Evangelho segundo João. Nesse livro os milagres de Jesus são também descritos pela palavra “erga” (obras) (Jo. 5.20; 7.3; 10.25; 15.24) e terata (prodígios) (Jô. 4.48; At. 2.22). Os milagres de Cristo devem ser entendidos de acordo com a Sua obra messiânica e relacionados ao Reino de Deus. Por isso, nenhum milagre pode ser considerado como mera manifestação do poder, mas todos ocorreram seguindo o propósito da obra de Cristo (Mc. 2.10; Jo. 5.36). Não apenas Jesus realizou milagres, os seus discípulos também poderiam fazê-lo quando seguissem a pregar o evangelho (Mt. 10.8; Mc. 16.14-18). O objetivo dos milagres, nesse contexto, não apenas a realização de um espetáculo, como o fazem certos “pregadores” televisivos para ganhar audiência, e, em certos casos, angariar recursos, mas para a glorificação a Deus no âmbito da pregação do Reino de Deus.

3. O SENHOR AINDA OPERA MILAGRES
Os racionalistas descrêem totalmente na existência de milagres, e, entre alguns cristãos, há aqueles que negam que Deus ainda realize milagres nos dias atuais. A Bíblia, no entanto, nada diz a respeito da cessação dos milagres. Há os que utilizam o texto de I Co. 13.8 para afirmar essa concepção que, na verdade, fala dos dons espirituais que, na verdade, seguirão até a volta do Senhor (I Co. 1.7). Nos dias de hoje, como nos antigos tempos, Deus intervêm, soberanamente, quando é solicitado com humildade (Mc. 7.32); Mc. 8.22). O milagre divino acontece também a fim de que alguns empecilhos ministeriais sejam removidos (Mc. 1.31). As intervenções sobrenaturais acontecem algumas vezes com efeito pedagógico (Mt. 21.18-22). Um dos principais motivos para a realização de milagres é a salvação das pessoas (Lc. 5.8). Os milagres não podem ser um fim em si mesmo, eles servem, primordialmente, para abrir as portas para o evangelismo (Mc. 9.21,31; Mc. 5.20; Lc. 5.15; Jô. 4.30,42; 6.2; 12.9-11,17-19). Esse é um ensinamento que podemos aprender através da leitura do livro de Atos dos Apóstolos (At. 9.35,42), validada pelo testemunho do Senhor (Jo. 14.11; 11.45; 12.11). Os milagres existem, ainda que de modo comedido hoje, enquanto antecipação do reino messiânico que se concretizará no futuro (Is. 35.6,7; Is. 61.1). Nos tempos em que viveu na terra, o Senhor fez muitos milagres (Mt. 4.23,24; 9.35). Ele agia não de acordo com as determinações humanas, mas em conformidade com Sua soberana vontade (Mt. 12.9-13; Mc. 3.1-5; Lc. 6.6-10; 14.1-4; Jo. 5.1-9).

CONCLUSÃO
A Bíblia fala de milagres porque, verdadeiramente, o Deus que a inspirou é um Deus de milagres. De modo que, sempre que Ele o desejar, em conformidade com seus propósitos soberanos, no projeto de construção do Seu reino em Jesus Cristo, Ele os realizará. Ainda que muitos não acreditem, o Deus que parou o sol e a lua, em Jesus, continua sendo o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb. 13.8).

BIBLIOGRAFIA
DEERE, J. Surpreendido pelo poder do Espírito. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
HESS, R. Josué: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2006.

Publicado no blog Subsídio EBD

converter em pdf.


  1. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Samuel Renovato de Lima
    Escreveu:

    Prezado irmão, a paz do Senhor.

    Achei interessante o comentário do amado irmão, entretanto sugiro que o querido irmão aprofunde-se mais no tocante aos aspéctos físicos do milagre em si e suas repercursões no sistema solar,- tendo em vista que o mesmo funciona sinergicamente - e caso um dos seus elementos venha a alterar o curso dos seus movimentos os demais elementos que o compõem sofrerão consequências nas suas órbitas, como é o contexto que estamos estamos estudando nesta lição em que o sol parou e o curso de todo o sistema solar não sofreu consequências desastrosas tendo em vista que a mão benfazeja de Deus todo poderoso operou não somente no sol mas em todo o sistema solar mantendo o equilibrio nos demais elementos.

    com um forte abraço na paz do Senhor.

    Samuel Renovato de LIma
    Pastor da Ass. de Deus em Nova Cidade I-Natal-RN


  2. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Emilio Medeiros
    Escreveu:

    estarei fazendo comentários das lições biblicas nos proximos dias obrigado


  3. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Emilio Medeiros
    Escreveu:

    “NÃO TEREIS QUE PELEJAR, TOMAI POSIÇÃO E FICAI PARADOS E VEDE O LIVRAMENTO QUE O SENHOR VOS DARÁ!”
    FICAI PARADOS! QUANTAS VEZES NOSSA VITÓRIA SÓ DENPENDE DE NÃO FAZERMOS NADA, QUANTAS VEZES É CHEGADA A HORA DO SENHOR AGIR E NÓS FICARMOS QUIETOS E ESCOLHEMOS AGIR E AGIR ERRADAMENTE!… TEMOS QUE LEMBRAR QUE SERVIMOS A UM DEUS SÁBIO E FORTE, E PARAR DIANTE DELE QUANDO SOMOS EXORTADOS A FAZER ISSO, PARAR PRA VER A FORÇA DELE SENDO MANIFESTA NA NOSSA SITUAÇÃO DIFÍCIL, NO NOSSO PROBLEMA QUE JÁ DURA TANTO TEMPO!
    COMO É BOM CRER NUM DEUS QUE É FORTE E QUE NÃO SÓ ISSO, MAS TAMBÉM USA SUA FORÇA PRA PELEJAR EM NOSSO LUGAR!
    CREIA QUE DESDE QUE O SENHOR VIR A SUA DISPOSIÇÃO E DISPENSAÇÃO LIBERADA A ELE, ELE ENTRARÁ E PELEJARÁ POR VOCÊ, ELE TOMARÁ A BATALHA NO SEU LUGAR.
    DEUS RECONHECE NOSSA INCAPACIDADE E NOSSAS LIMITAÇÕES, ELE SABE QUE NADA SOMOS, NADA PODEMOS, NADA SABEMOS FAZER SEM ELE A NOS GUIAR, SEM ELE NA NOSSA FRENTE A NOS PROTEGER, SEM O BRAÇO FORTE DELE A NOS SUSTENTAR, A NOS MOSTRAR O CAMINHO.
    DEUS CONHECE NOSSA NATUREZA HUMANAMENTE FALIDA, NADA QUE POSSAMOS TER DE BONITO OU DE BOM NA NOSSA FORMAÇÃO NOS COLOCA NUMA SITUAÇÃO DE AUTO – SUFICIÊNCIA, NADA QUE TEMOS OU SOMOS NOS FAZ CAPAZ DE TUDO EM TODO TEMPO DA NOSSA VIDA E FOI ELE QUE NOS CRIOU ASSIM, LIMITADOS, PRA QUE NÓS RECORRÊSSEMOS A ELE E NOS ENTREGASSÊMOS INTEGRALMENTE A ELE, PORQUE ELE SABE QUE SÓ ASSIM, SÓ NO SENHOR TEREMOS PLENITUDE DE ALEGRIA!
    O SALMO 103:14 DIZ QUE ELE CONHECE NOSSA ESTRUTURA E SABE QUE SOMOS PÓ!
    DEUS TE CONHECE, ELE SABE ATÉ ONDE VOCÊ PODE CHEGAR, ELE SABE TUDO SOBRE SUA ESTRUTURA FÍSICA, PSICOLÓGICA E ESPIRITUAL, FOI ELE QUE TE FEZ COMO VOCÊ É.
    ESSA PARTE DA HISTÓRIA DE JOSAFÁ NOS ENSINA ALGO SIMPLES, MAS QUE MUITAS VEZES, DEIXAMOS DE LADO, JOSAFÁ AQUI NOS ENSINOU A DEPENDER DE DEUS!
    E O QUE É PRECISO PRA DEPENDERMOS TOTALMENTE DE DEUS?
    É PRECISO DUAS COISAS, UMA É RECONHECER QUE NADA PODEMOS FAZER SEM O SENHOR, FOI O PRÓPRIO JESUS QUE DISSE EM JOÃO 15:5 “SEM MIM NADA PODEIS FAZER”. É PRECISO QUE NOS VEJAMOS COMO SOMOS DIANTE DO SENHOR; E O QUE NÓS SOMOS DIANTE DELE? NADA.
    É PRECISO QUE NOS COLOQUEMOS NO NOSSO LUGAR DE PÓ, LUGAR DE HUMILHAÇÃO, DE CONSAGRAÇÃO AO PODER DELE, PORQUE NÃO SOMOS NADA DIANTE DE DEUS.
    UMA VEZ RECONHECIDAS NOSSAS RESTRIÇÕES HUMANAS E INABILIDADES, A SEGUNDA E ÚLTIMA COISA A FAZER É LITERALMENTE NOS JOGAR NOS BRAÇOS DELE, NOS ENTREGAR DECLARANDO ESSA SUJEIÇÃO, ESSA RENÚNCIA DE NÓS MESMOS, DECLARANDO NOSSAS IMPOSSIBILIDADES, NOSSA DISPENSAÇÃO SEM MEDIDA DIZENDO: “SENHOR, EU PRECISO DE TI, EU NADA POSSO FAZER SE O SENHOR NÃO ME AJUDAR, SE O SENHOR NÃO FOR À MINHA FRENTE, ME AJUDA, PELEJA POR MIM, EU TE CLAMO, EU PEÇO PELA TUA MÃO FORTE A ME LIVRAR E ME SUSTENTAR NESSA HORA DIFÍCIL, BATALHA MINHAS BATALHAS, GUERREIA MINHAS GUERRAS!”
    POUCOS PAIS DAQUI DESSA TERRA SERIAM CAPAZES DE SE MOSTRAR INDIFERENTES A UM PEDIDO DE UM FILHO, IMAGINA A UM CLAMOR DESSE FILHO, IMAGINA O NOSSO PAI DO CÉU! A PALAVRA DIZ: “SE VÓS QUE SOIS MAUS SABEIS DAR BOAS DÁDIVAS AOS VOSSOS FILHOS, QUANTO MAIS O VOSSO PAI QUE ESTÁ NO CÉU! ELE DARÁ O ESPÍRITO SANTO AOS QUE LHO PEDIREM” LUCAS 11:13.
    DEUS VAI TE OUVIR, ELE VAI BRIGAR POR VOCÊ, CREIA QUE JESUS É UM DEUS DE AMOR, ELE É UM PAI AMOROSO DEMAIS PRA TE DESAMPARAR, SE COLOQUE NA DEPENDÊNCIA DE DEUS, DEBAIXO DA MÃO DELE, E COM JESUS À SUA FRENTE ÀS GUERRAS VIRÃO, MAS ATRAVÉS DOS PROFETAS, OU DA PRÓPRIA VOZ DO SENHOR AO SEU CORAÇÃO, VOCÊ SABERÁ E VERÁ QUE A VITÓRIA É CERTA!


  4. Warning: file_get_contents(http://...@bol.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    luciano gomes da silva de Bola na Rede
    Escreveu:

    vejamos o comentario abaixo

    Houve um dia
    em que o Sol parou?

    Cientistas da NASA, a agência espacial norte-americana, no início da década de 80, em Green Belt, Maryland, dedicaram-se a uma exaustiva pesquisa, com o uso dos mais modernos recursos da Informática, para estabelecer a posição exata do Sol, da Lua e dos diversos planetas do nosso sistema solar durante o milênio.

    Harold Hill, presidente da companhia de engenharia Curtis, com sede na cidade de Baltimore, também em Maryland, relata sua experiência no cargo de consultor do programa espacial daquele período:

    “Precisamos desses dados para que satélites possam ser lançados ao espaço para missões de exploração de novos corpos celestes sem que entrem em rota de colisão com qualquer um deles. Como pretendemos construir foguetes não-tripulados com autonomia para muitas e muitas décadas no espaço, precisamos traçar sua trajetória com precisão para que as gerações futuras venham a receber e analisar os dados enviados por eles. Nós e os cientistas da NASA, descobrimos que falta um dia no calendário universal. Envolvido nesta pesquisa, pude presenciar uma descoberta fantástica: falta um dia na história do universo!”

    Eis como tudo aconteceu: Os engenheiros da NASA colocaram os dados no computador para que ele determinasse a exata posição dos astros, tanto no passado quanto no futuro, e então surgiu um impasse. O computador subitamente interrompeu o programa e mostrou na tela um aviso de que havia algo errado nos números que lhe serviram de base para os cálculos. Entretanto, havia entre eles um evangélico que falou sobre a história de Josué. Os engenheiros da IBM foram imediatamente chamados para verificação de um possível defeito e, após um cuidadoso exame de toda a rede de informática, garantiram que estava tudo em ordem. Foi então, que esse membro evangélico que fazia parte da equipe, lembrou-se de que Josué, segundo os textos sagrados, certa ocasião ordenara ao Sol que parasse e contou o episódio aos seus colegas. Ninguém acreditou, a princípio, pois todos os outros cientistas eram acostumados a fatos concretos. Assim, eles o desafiaram a provar o que dizia. O cientista, ao ser desafiado, pegou a Bíblia e mostrou Josué 10:12 “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse, na presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom”. Explicou-lhes que Josué se encontrava rodeado por inimigos e se a noite caísse, eles poderiam sobrepujá-lo. Pediu, portanto, a Deus que o Sol parasse, e assim aconteceu, o Sol não se pôs o dia todo.

    Depois destas explicações, resolveram colocar esses novos dados nos computadores para ver se era realmente o dia que faltava e, voltando no tempo, achamos uma resposta aproximada. O período que faltava no tempo por causa do pedido de Josué era de 23 horas e 20 minutos; não era, portanto, um dia inteiro, conforme garantiam os computadores da NASA. Com esse resultado, os cientistas voltaram ao livro de Josué e acharam o capítulo 10 v.13: “E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos… O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro”. Bem, o texto bíblico confirmava que não era exatamente um dia inteiro e esse achado foi muito importante, mas ainda assim continuavam em dificuldades, porque faltavam 40 minutos, e não é possível realizar cálculos para séculos futuros com um erro desse tipo.

    Após algum tempo, aquele cientista evangélico se lembrou de outra passagem bíblica que mencionava outro episódio a respeito do sol. Dessa vez o astro maior teria regredido no tempo. Todos ficaram atônitos… absolutamente mudos! Novamente o primeiro impulso foi de descrédito, porém, utilizando-se de um programa específico para consultas bíblicas, chegaram ao seguinte texto: II Reis 20: 8 à 11 - “Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que Ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou os retrocederá? Então disse Ezequias: É facil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça, antes retroceda dez graus. Então o profeta Isaías clamou ao Senhor; e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz”.

    Ficaram todos quietos naquele momento. A incredulidade por causa daquilo que é concreto foi fulminada pelas palavras de um livro milenar, muitas vezes ignorado. Dez graus são exatamente 40 minutos que, somados às 23 horas e 20 minutos do tempo utilizado por Josué, formam precisamente as 24 horas (um dia) faltantes em nossos cálculos.

    (Texto extraído de depoimento do Dr. Harold Hill e adaptado pela Revista Plenitude nº13.


  5. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    carla silvano
    Escreveu:

    show de bola..


  6. Warning: file_get_contents(http://...@bol.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Jonas Azevedo
    Escreveu:

    É sempre bom lembrarmos. que por mais que sejamos sábios. a sabedoria de Deus está muito além do que nós imaginamos; somos completamente dependentes de Deus, ainda que como Josué estejamos fazendo aquilo com o que temos mais experiência, se o SENHOR não for conosco nenhum efeito positivo teremos.
    Coloquemos pois o SENHOR no pináculo de todos os nossos desafios
    e teremos vitória garandida.

    Jonas Azevedo
    Salvador - Bahia


  7. Warning: file_get_contents(http://...@b2bsaude.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Joyce
    Escreveu:

    Nossa..impressionante!
    Glória a Deus!


  8. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    JOYCE DE SERRA TALHADA
    Escreveu:

    DEUS É TREMENDO E NÃO DEIXA DÚVIDAS.

Comente.