Amor, a Virtude Suprema - Rede Brasil de Comunicação
Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524
LIÇÃO 13 - AMOR, A VIRTUDE SUPREMA.
INTRODUÇÃO:
O Amor é o caminho sobremodo excelente que nos dispõe a fazer o bem através de nossas ações. Nesta lição vamos observar a importância desta virtude na vida da igreja e de cada crente individualmente. Com o apóstolo Paulo estaremos aprendendo que o amor é a suprema virtude, e não um mero sentimento como é difundido pela sociedade hodierna. O verdadeiro amor só encontra guarida na vida daquele que é nascido de novo.
(I Jo 4:7,8). Analisando o conceito de amor na Bíblia, em Corinto, as características do amor e suas qualidades, e o amor em um contexto escatológico, aprenderemos que o amor é a evidência de uma igreja sólida e espiritualmente amadurecida.
I - CONCEITO:
- O amor - É uma virtude que pré-dispõe alguém desejar o bem de outrem. É a palavra que representa o Cristianismo. Amor (Gr. Agape ou Agapaõ) descreve a atitude de Deus para com o seu Filho (Jo17:26); para com o gênero humano, em geral (Jo 3:16; Rm 5:8); com aquele que crê em Jesus Cristo, (Jo 14:21).
Também transmite sua vontade aos seus filhos concernente a atitudes deles uns para com os outros (Jo 13:34), e para com todos os homens (I Tess. 3:12, I Cor. 16:42, II Ped. 1:7), bem como expressa a natureza essencial de Deus (I Jo 4:8). O amor cristão tem Deus por seu objeto primário, e se expressa em primeiro lugar, em obediência implícita aos Seus Mandamentos. ( Jo 14:15,21,23; 15:10; I Jo 2:5).
Amor (Gr. Phileó) - é o amor fraternal, representa mais intimamente “afeto terno”. (I Cor.16:22; Jo 21:15-17).
O amor não é um dom e sim, uma virtude, um aspecto do fruto do Espírito (Gl. 5:22,23); o amor é um completo modo de vida. O tema central do capitulo 13 é o amor, caminho sobremodo excelente. A essência do amor é a doação sacrifical de si mesmo, ás vezes a favor de algo ou alguém que não o merece. (Jo 3:16, Ef. 5:25).
Paulo, neste capitulo, não coloca o amor em oposição aos dons, implicando que se deve escolher entre os dois. Deve-se compreender corretamente que o apóstolo está ensinando a respeito de ambos. No texto de I Cor. 14:1 os coríntios são incentivados a buscar dois propósitos: o amor e os dons espirituais.
Embora as pessoas tenham diferentes dons, o amor está disponível a todos. Na moralmente corrupta Corinto, o amor tornou-se algo confuso, com um significado pequeno. Entretanto, o apostolo Paulo exortou aos irmãos que o amor é o caminho mais excelente que deveria ser trilhado por toda igreja (I Cor.12:31). A igreja de Cristo tem como marca principal de sua identidade, o amor (I Jo 4:7-8; Atos 2: 42-44), pois a ela foi entregue o ministério da reconciliação ( II Cor.5:18).
II - O AMOR EM CORINTO
A ausência desse amor na vida de alguns crentes em corinto, permitia que os tais se sentissem autosuficientes (I Cor. 8:1-3) trazendo, com isso conseqüentemente uma interferência na manutenção da unidade do corpo de Cristo. Essa virtude em ação traz um melhor serviço na edificação da própria alma, como expressão de adoração a Deus.
No capitulo 12, Paulo deu evidências da falta de amor dos corintios na utilização dos dons espirituais, ou seja, eles davam prioridade aos dons e se esqueciam de viver o amor fraternal entre si. Já no capitulo 13 há uma definição do que é o verdadeiro sentido do amor. O capitulo 14 encontramos como o amor opera no corpo de Cristo, na organização das manifestações do dons e da ordem do culto. Em toda Bíblia podemos observar a aplicação desse Amor :
- A Deus - “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (I João 4 : 8);(Dt.6:5).
- Ao Próximo - “E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10 : 27; Gl 5:14; Tg 2:8)
- Aos Inimigos - Eu, porém, vos digo: Amai a vosso inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos persegue, ( Mt. 5:44; Ester 7:10)
- Aos Santos- amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros . (Rm 12:10)
- Á Família - Vós maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela .(Ef. 5:25; I Tim. 5:8)
- Aos Obreiros do Senhor - E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. (I Tess. 5:12,13).
III - CARACTERISTICAS DO AMOR
3.1- É SOFREDOR - Ou seja, o amor é paciente ou longânimo, não se ofende no primeiro insulto, é lento para irar-se e recebe as injurias sem retalhar. Jesus sofreu na cruz do calvário por amor. (II Cor. 1:5; Mt 5:39)
3.2- É BENIGNO - Benignidade é um aspecto do fruto do Espírito, é o Amor em ação. (Rm.2.4;11:22, I Cor. 6.6 , Cl. 3:12)
3.3- NÃO É INVEJOSO - O Amor não tem inveja. A inveja é uma paixão de ter aquilo que ele não pode,paixão doentia ( Sl 37:1; Gn 37:11); Prov. 24:1; I Cor. 3:3).
3.4- NÃO TRATA COM LEVIANDADE-Não tem comportamento de orgulho, antes tem seriedade e procede irrepreensivelmente. (Prov. 21:4; 28:25; II Tm 3:4)
3.5- NÃO SE ENSOBERBECE- Não é arrogante, extravagante não se engrandece. (Judas 1:16)
3.6- NÃO SE PORTA COM INDECÊNCIA - Não é indesejável, não se porta em vexames, não age impropriamente;
3.7- NÃO BUSCA OS SEUS INTERESSES - Não é egoísta, e nem pensa em si mesmo. (Gl 5:14; 6:2, 10)
3.8- NÃO SE IRRITA- Ele não se irrita por qualquer coisa, porém é passivo. (I Ped 3 :
3.9- NÃO SUSPEITA MAL- Não paga com a mesma moeda, não trama algo mal. E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o Senhor (Zac. 8:17; Rm 12:17,20,21)
3.10-NÃO FOLGA (REGOZIJA) COM A INJUSTIÇA - O amor jamais se alegra quando outros cometem a maldade, o erro; também não se alegra com a queda alheia, com a fraqueza dos outros, resultado do pecado afim de exaltarse em sua suposta retidão (Rm 12:15; Flp 4:8; Ef.4:17- 5:2)
3.11- FOLGA COM A VERDADE -Procura andar na verdade. Não anda na mentira, enganando os outros. ( Jo 3:21; João 14:6; I Ped 2:1).
3.12- TUDO SOFRE - é um fruto do Espirito que suporta as dificuldades, em algumas traduções é sempre protetor. (Jó 42:1-2; Tg 5:11; IITm 2:12).
3.13- TUDO CRÊ - Sempre confia espera sempre o melhor. (II Cor.3:4)
3.14- TUDO ESPERA- Olha a fé no futuro. Tem a característica de paciência,( Hb11:1; Sl 40:1;I Ped. 5:7)
3.15- TUDO SUPORTA - Sempre persevera. Suporta as circunstâncias no dia a dia; é paciente. ( Sl 40:1 ; Tg 1:3)
IV - O AMOR EM UM CONTEXTO ESCATOLÓGICO
ICOR. 13:8-13
- O AMOR NUNCA FALHA - O amor é eterno, em contraste com a expressão terrena dos dons espirituais..Bastaria isso para percebermos que o amor é maior do que todos os dons espirituais.
- QUANDO VIER O QUE É PERFEITO - Jesus voltará para buscar o seu povo “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,” (II Timóteo 4 : 1) Três estágios da perfeição: Relacionamento perfeito, progresso perfeito e totalmente perfeito( Cristo). Na vinda do Senhor veremos como ele é. A maturidade completa acontecerá na parousia.. “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (Col. 3:14). Paulo faz analogia a um espelho, quando contemplamos o nosso rosto observamos como ele é, porém conhecemos em parte, entretanto quando Jesus vier contemplaremos como ele é, não indiretamente mais perfeitamente.
A Fé , esperança e amor, mostram que o verbo, permanecer está no singular, sugerindo que os três sejam uma unidade.
Textos: (Rm. 5:2-5, Gl.5:5.6; Col. 1:4-5, I Tess. 1:3,5:8, Hb. 6: 10-12, 10:22-24; I Ped. . 1:3-8, 21,22).
V - QUALIDADES DO AMOR
- O amor é o solo onde são cultivadas todas as demais virtudes espirituais. (I Jo 4:8)
- O amor é a prova mesma da espiritualidade; e tem inicio na regeneração (I Jo 4:7,8)
- O amor é a principal característica da divina família de geração a geração. (João 14:21 15:10)
- O amor consiste de querer para os outros, aquilo que queremos para nós mesmos. É a dedicação ao próximo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Rm 13:10)
- O amor inspira e vitaliza a fé. (Gl. 5:6)
CONCLUSÃO
Os irmãos de Corinto estavam fora do contexto do Amor naquela comunidade. Muitos viviam de aparências e os dons espirituais eram prioridades. A pratica do amor é uma virtude primordial para o crescimento espiritual do cristão. As qualidades do amor devem ser vivenciadas em nosso meio. O amor não faz mal ao próximo. De “sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Rm 13: 10)
BIBLIOGRAFIA:
ALMEIDA, João Ferreira de, 1995- Bíblia de Estudo Pentecostal, Ed. Revista e Corrigida. CPAD
OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de, - As grandes Doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro,CPAD,1987
STANLEY,M. Horton. 1996, Teologia Sistemática. Rio de Janeiro,CPAD,1996.
THIESSEN, Hernry Clarence, 2006- Palestras em Teologia Sistemática. São Paulo, ed. IBR,2006.
R. N. CHAMPLIN,Ph.D, O Novo Testamento Interpretado- Versiculo por versicúlo.Ed. Hagnos,2002.
VINE, W.E MERRILF, WILLIAM, Dicionário Vine, CPAD, 1ª Ed. 2002.
Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação


Warning: file_get_contents(http://...@ig.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
adilson Escreveu:
louvo a Deus por este tão maravilhoso tema,e principalmente nos dias atuais póis a forma como ela é abordada em muitas igrejas têm sindo muito superficial.Creio que
devemos levar esta lição ao pé da letra. Deus abençoe a todos.
Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
Antonio Aquino Escreveu:
a paz do senhor, quero aqui só parabeniza-lo pelos comentários de mais um trimestre que brilhantemente nos tem ajudado.que DEUS CONTINUE OS ENRIQUECENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO.
Warning: file_get_contents(http://...@gmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
Ricardo MIranda Escreveu:
Diante destes comentarios, só constatamos que a igreja desconhece os pilares que a sustenta e por isso encontra se fora do rumo, preocupada com os bens terrenos e os celeste desprezados e sem sentido para os atuais “cristãos”. Obrigado por ter esta fonte onde beber e fortalecer o coração até que o Senhor venha.
Comente.