Wordpress Themes

Questionário - A Segurança em Cristo - Ev. Luiz Henrique

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13 - A SEGURANÇA EM CRISTORESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 3º TRIMESTRE DE 2009

Complete as frases e coloque “V” nas frases verdadeiras e “F” nas falsas.

TEXTO ÁUREO

1- Complete:

“Estas coisas vos escrevi, para que _____________________ que tendes a vida ________________________ e para que creiais no _______________________ do Filho de DEUS” (1 Jo 5.13).

VERDADE PRÁTICA

2- Complete:

Através de sua maravilhosa _______________________, DEUS, mediante Nosso Senhor JESUS CRISTO, concedeu-nos a vida _______________________ e a segurança de um viver ______________________ por intermédio da fé.

INTRODUÇÃO

3- No final do estudo da Primeira Epístola do apóstolo João, o que ensina-nos as palavras derradeiras desta carta?

(    ) O apóstolo ensina-nos acerca da confiança que os filhos de DEUS devem ter na vida eterna em CRISTO JESUS.

(    ) Ensina-nos que nossas obras são de suma importância para nossa salvação, podendo ser o único meio para sermos salvos.

(    ) João conclui fazendo um apelo aos crentes para que não permaneçam na prática do pecado e admoestem os que assim vivem.

I. A CERTEZA DA VIDA ETERNA

4- Complete:

Como filhos e herdeiros de DEUS, temos a _________________________ da vida eterna (v.13; Gl 4.7).

A garantia da vida eterna é para ____________________ aqueles que um dia firmaram, por meio da ___________________, um compromisso com CRISTO, isto é, creram em JESUS como Senhor e Salvador de suas vidas. João encerra sua epístola ressaltando que os que colocam sua fé inteiramente em CRISTO ______________________________ para a vida eterna, por ocasião de sua Segunda Vinda. As Escrituras afirmam que “todo aquele que vê o Filho e ______________________ nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia” (Jo 6.40). 

5- De acordo com o Comentário Bíblico de Mattew Henry, para os judeus, quem possuía a vida eterna?

(    ) Somente eles possuíam a salvação, uma vez que haviam recebido esta revelação de JEOVÁ por meio de suas obras.

(    ) Somente eles possuíam a vida eterna, uma vez que haviam recebido esta revelação de DEUS por meio de suas Escrituras.

(    ) Somente eles possuíam a vida eterna, uma vez que haviam recebido esta revelação do ESPÍRITO SANTO por meio de suas orações.

6- Segundo o apóstolo João, para quem é a vida eterna?

(    ) É para aqueles que crêem piamente no Filho de DEUS.

(    ) É para aqueles que creram no Filho de DEUS no Antigo Testamento.

(    ) É para aqueles que crêem piamente no Filho de DEUS, como mais um mediador.

7- O que é a Vida eterna?

(    ) A vida eterna a que se refere João é a vida divina de alegria, paz, santidade e de transformação à imagem de CRISTO pelo EspíritoSanto.

(    ) Além disso, glória ainda maior seguir-se-á no porvir, quando formos apresentados incorruptíveis diante do trono de DEUS; semelhantes a CRISTO, e sem falta de nada, segundo a sua promessa.

(    ) É a vida prolongada por mais de 100 anos.

8- Qual a nossa viva esperança?

(    ) Uma vida de paz e descanso aqui na Terra por mil anos.

(    ) Uma esperança que jamais pode ser extinta.

(    ) Não é como as esperanças fugazes e desapontadoras deste mundo.

(    ) Uma esperança sempre renovada pela confiança que temos no poder e na fidelidade do DEUS Eterno, que a originou.

9- Como é a glória eterna que esperamos?

(    ) A glória eterna que esperamos de DEUS consiste em habitarmos para sempre com Ele, livres definitivamente da ruidosa presença do pecado.

(    ) É uma glória passageira, porém, de um resplendor incrível.

(    ) A glória de DEUS, então, inundará a todos e a tudo ali.

II. DEUS OUVE AS ORAÇÕES

10- Por meio do sacrifício de CRISTO, como é a nossa comunicação com DEUS?

(    ) Temos comunicação indireta com o Pai.

(    ) Temos comunicação completa com o Pai.

(    ) Temos comunicação direta com o Pai.

11- Quando o Senhor entregou sua vida por nós, na cruz do Calvário, o véu do templo foi rasgado de alto a baixo (Mt 27.51; Lc 23.45), o que simboliza isto?

(    ) O juízo de DEUS sobre os homens.

(    ) Simboliza o rompimento da barreira que havia entre DEUS e a humanidade.

(    ) Daí em diante, passamos a ter acesso irrestrito ao Todo-Poderoso.

12- Como devemos falar com DEUS?

(    ) João deixa claro que “se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” (v.14).

(    ) Quando falamos com DEUS em oração, não podemos exigir nada dEle, porque Ele é Soberano, e sua vontade sempre prevalece sobre a nossa.

(    ) Devemos orar a DEUS exigindo a solução de nossos problemas, pois temos base na Palavra de DEUS, devemos determinar a solução.

(    )  Se oramos em consonância com o seu querer, certamente seremos ouvidos.

(    )  Na verdade, DEUS não apenas nos ouvirá, mas nos dará uma resposta definitiva.

13- Por que DEUS ouve as orações daqueles que estão em CRISTO?

(    ) Porque JESUS disse: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”.

(    ) Estar em CRISTO significa crer que Ele é o Filho de DEUS (1Jo 4.15) e, por conseguinte, cumprir os seus mandamentos.

(    ) DEUS ouve a todos indistintamente, sendo ou não pecadores arrependidos.

14- Por que DEUS ouve as orações daqueles que se achegam a Ele?

(    )  O profeta Isaías já proclamava da parte do Altíssimo: “Vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá”.

(    )  O mesmo fez o próprio Senhor JESUS: “vinde a mim”.

(    ) O profeta Zacarias já vaticinava: “Se chegue a DEUS, porque ELE nunca te ouve”.

(    ) A Palavra de DEUS nos encoraja a nos aproximarmos do trono do Senhor com confiança.

15- Por que DEUS ouve as orações daqueles que amam o próximo?

(    ) Quando amamos nossos irmãos, intercedemos por eles.

(    ) Porque DEUS recebe nossas obras por justificação por nossos pecados.

(    ) DEUS abençoou ricamente o patriarca Jó, “quando este orava por seus amigos” (Jo 42.10).

(    ) Os apóstolos João, Paulo e Tiago são unânimes ao afirmarem que os filhos de DEUS devem orar uns pelos outros (v.16; 1 Tm 2.1,8; Ef 6.18; Tg 5.16).

(    ) JESUS é o nosso maior exemplo. Na cruz, em meio a dor e ao sofrimento, o Filho de DEUS encontrou forças físicas e espirituais para interceder por seus algozes (Lc 23.34).

16- Você consegue esquecer-se de seus próprios problemas para batalhar em favor dos alheios? Você consegue abrir mão do seu “eu” para investir um pouco do seu tempo orando pelos irmãos?

(    ) Sim.

(    ) Não.

III. O CRENTE E O NOVO NASCIMENTO

17- Como é o pecado na vida do crente?

(    ) Os filhos de DEUS não são dominados pelo pecado.

(    ) Apenas uma tentação de fácil domínio para o crente.

(    )  Quando os crentes pecam, o fazem acidentalmente e não por hábito.

18- O pecado na vida do crente é um triste e lamentável episódio que pode e deve ser evitado. Como?

(    )  Por meio da vigilância, da oração, da sujeição ao pastor e da resistência aos irmãos.

(    )  Por meio da ignorância bíblica, da oração, da sujeição a DEUS e da resistência ao Diabo.

(    )  Por meio da vigilância, da oração, da sujeição a DEUS e da resistência ao Diabo.

19- Por que o crente deve ter uma vida santa?

(    )  Os filhos de DEUS devem buscar a santificação, que, segundo as Escrituras, é decorrente de uma nova natureza.

(    )  JESUS não veio apenas livrar o homem do Inferno; mas torná-lo santo.

(    )  O objetivo de DEUS é que o crente participe da “herança dos santos na luz”.

(    ) Para merecermos a salvação precisamos viver de maneira santa exteriormente.

(    )  É mentiroso aquele que afirma ter comunhão com DEUS e não muda o seu modo de viver.

(    )  O salvo deve ser luz no meio de um mundo perverso.

(    )  O crente foi resgatado para uma vida santa.

20- Complete:

“Eleitos segundo a presciência de DEUS Pai, em ________________________ do ESPÍRITO, para a ________________________ e aspersão do sangue de JESUS CRISTO: graça e _____________________ vos sejam multiplicadas” (1 Pe 1.2). .  

21- Por que João concluiu sua epístola alertando os crentes dos perigos dos ídolos: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (v.21)?

(    )  Vale ressaltar que ídolo é tudo aquilo que, em nosso coração, tira o lugar do Único e Verdadeiro DEUS.

(    ) A idolatria é obra da carne (Gl 5.20) e, portanto, uma prática abominável diante do Todo-Poderoso.

(    ) João estava muito preocupado com a idolatria reinante na igreja, mesmo entre seu líderes.

(    )  Os apóstolos, em suas diversas epístolas, condenaram de modo veemente o envolvimento dos cristãos com a idolatria.

(    )  Somente CRISTO deve reinar em nossos corações.

CONCLUSÃO

22- Complete:

Mediante a ________________ em CRISTO, nos tornamos filhos de DEUS.

Agora, o pecado não tem mais ___________________ sobre nós e, conseqüentemente, podemos viver uma vida _______________________ e entrar na presença de DEUS com plena confiança de que seremos ouvidos.

Não existe maior privilégio do que este: tornar-se filho de DEUS. Você é filho do Altíssimo! Portanto, viva de modo que O ________________________.

Respostas do questionário nos vídeos em:

http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

converter em pdf.

Comente.