Wordpress Themes

A Expansão do Reino Davídico - Josenildo Cardoso Cavalcante

Texto Áureo = “E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o Senhor, Deus dos Exércitos, era com ele” 2 Sm 5.10.

Introdução:

Nesta lição vamos observar que Israel prosperou, militarmente, socialmente, religiosamente e principalmente territorialmente, após Davi reinar. Vemos nos Escritos Sagrados, onde Deus falou a Moisés, acredito que estão ali, os limites reais de suas terras. O propósito desta abordagem é exatamente fazer uma análise da verdadeira área geográfica das terras de Israel, tomando como base a própria Escritura. Acredito que esta história seja um fato que muitos não conhecem. Vejamos o Texto: “Disse mais o Senhor a Moisés: Quando entrardes na terra <…> a banda do Sul será desde o Deserto de Zim, ao Longo de Edom e se estenderá da extremidade do Mar Salgado para o Oriente, e este limite irá rodeando para o Sul da subida de Acrabim e continuará até Zim, e saindo ao Sul de Cades Barnéia, seguirá para Hazar-Hadar e continuará até Azmom; e daí irá rodeando até ao Ribeiro do Egito e terminará na praia do Mar Oriental”. Pois bem, vamos fazer uma breve análise: Se lermos Gênesis 15.18, você perceberá exatamente o que Deus também disse a Abraão: “Naquele mesmo dia, fez o Senhor <…> Dizendo: Á tua descendência tenho dado esta terra, desde o Rio Egito até ao grande Rio Eufrates”. Aqui, quando Deus fala com Abraão, ele não só dar o limite Sul.

Davi foi esse instrumento para expandir o reino de Israel conforme vemos acima para Estabelecer o reino significava, antes de tudo, derrotar os inimigos de Israel e delimitar fronteiras, para que o povo tivesse segurança. Até a época de Davi, o território de Israel estava limitado à região montanhosa da Palestina. As ricas planícies estavam nas mãos dos povos cananeus.

- Em uma seqüência de batalhas, Davi destruiu o poder dos filisteus, os principais inimigos de Israel desde os dias de Sansão (2Sm 5; 8; 10).

- Na seqüência das batalhas, Davi passou a dominar também Moabe e Edom.

- Davi subjugou uma série de Estados, tornando-os vassalos e formando uma zona de segurança ao redor de Israel contra os inimigos mais distantes.

- Edom, um desses Estados, tornou-se uma rica fonte de ferro para Davi. Além da matéria-prima, esses Estados também passaram a oferecer mão de obra especializada no manuseio de metais, técnica que Israel até então não dominava - o monopólio do ferro havia sido um “trunfo” para os filisteus durante longo período.

- O território de Israel foi ampliado enormemente, chegando a medir cerca de 96.540Km2. Segundo o escritor Leon Wood observa:

“Essa era a área que Deus havia prometido séculos antes a Abraão para que seus descendentes a recebessem (Gn 15.18). Não se compara aos vastos territórios do Egito, da Assíria ou da Babilônia nos seus dias de dominação. Nos dias de Davi, porém, Israel tornou-se uma potência, e esse rei era, sem dúvida, o líder de maior expressão no mundo daquela época”.

Além de todos esses feitos militares, Davi organizou politicamente o governo de Israel, instituindo estratégias militares que garantiam todas as suas vitórias, tanto as militares como as políticas. Davi também demonstrou ser um gênio organizacional em questões religiosas e civis.

Ao longo de toda a longa vida de Davi, o povo de Israel viveu a sua época áurea, prometida há muito tempo aos patriarcas pelo Senhor. Veja uma comparação das condições de Israel antes e depois de Davi:

Antes de Davi

Depois de Davi

Governo dos juízes

Monarquia

Anarquia e guerra civil

Governo centralizado

Confederação de tribos desunidas

Nação unida sob a liderança nacional de um único rei

Pobreza e pouco desenvolvimento tecnológico

Riqueza e desenvolvimento da Idade do Ferro

Posição de vassalo dos reinos que cercavam a Palestina

Posição de conquistador, subjugando as demais nações

Adoração descentralizada e comprometida com o paganismo

Adoração centralizada e rigorosa observação dos padrões de culto estabelecidos na Lei de Moisés

Uma última palavra sobre os triunfos de Davi

O escritor Samuel J. Schultz defini o período do reinado de Davi como o mais próspero tanto política quanto espiritualmente para Israel. Vejamos como ele o descreve:

“O período áureo de Davi e Salomão nunca foi duplicado nos tempos do Antigo Testamento. A expansão territorial e os ideais religiosos, conforme são contemplados por Moisés, se concretizaram em grau maior do que jamais antes ou depois, na história de Israel. Nos séculos seguintes, as esperanças proféticas acerca da restauração da sorte de Israel são repetidamente alusivas ao reino davídico como um ideal”.

I - A Nova sede de um novo Reino.

1. Jerusalém e sua posição estratégica. Israel é o centro do mundo e Jerusalém é o centro de Israel. Exagero? Você sabia que todas as línguas escritas no mundo voltam-se para Jerusalém? As línguas de países a oeste de Jerusalém escrevem-se da esquerda para a direita.

E as dos que ficam a leste, da direita para a esquerda! E não é só isso. Você sabia que as palavras Ásia e Europa são de uma antiga língua semítica e querem dizer respectivamente “onde o sol nasce” e “onde o sol se põe”. Agora pense: um lugar onde se falava uma antiga língua semítica e de onde se vê o sol nascer na Ásia e se pôr na Europa, fica em … isso mesmo, Jerusalém!

Com Davi, o povo deixou de ter uma identidade estritamente tribal e passou a enxergar a si mesmo como uma única e soberana nação. Para tanto, Davi teve de agir rapidamente com o propósito de centralizar o governo. Uma das ações de Davi para unificar o reino foi escolher Jerusalém (Jebus), a cidade que até então era ocupada pelos jebuseus.

O exército de Davi surpreendeu a cidade, que era uma fortaleza aparentemente invencível, e tomou-a dos seus defensores (2Sm 5.6,7). Estabelecer Jerusalém como sua cidade real e como capital da nação foi uma das realizações mais relevantes do reinado de Davi. O fato de Jerusalém ser localizada nos limites entre os territórios de Judá e de Benjamim, sem pertencer a nenhuma dessas tribos, conferiu um ar de neutralidade à capital do governo e evitou possíveis disputas entre os dois segmentos do seu reino (Judá e as demais tribos de Israel).

2. Jerusalém e sua importância histórica.

Jerusalém já conta com mais de três mil anos de história e somente esse fato já é suficiente para torná-la relevante. Mencionada no Antigo Testamento como a “cidade de Davi” e também no novo como “cidade do grande rei”, Jerusalém se tornou importante tanto para Judeus como para cristãos. Para o judaísmo, Jerusalém é importante porque se tornou a cidade de Davi (2 Sm 5.7), e para os cristãos, por ser a cidade do grande rei Jesus Cristo (Mt 5.35)

A perspectiva espiritual de Jerusalém é bem documentada nas páginas do Novo testamento. Por exemplo, em sua carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo faz um interessante contraste entre a Jerusalém histórica, a qual ele chama de terrena, e a Jerusalém espiritual, a qual ele chama de lá de cima (Gl 4.25,26). No perfeito estado eterno de “um novo céu e uma nova terra” (Ap 21), Deus fará a nova e resplandecente Jerusalém descer do céu e pairar nas alturas.

Analise comigo friamente, Deus escolhe um homem, chamado Abrão, disse que faria dele uma grande nação, sua esposa era estéril e avançada em idade juntamente com ele quando tiveram seu filho Isaque, que por sua vez teve Jacó que que mais tarde foi mudado seu nome para Israel, deste nasceram 12 filhos que se deu origem as 12 tribos de Israel, da tribo de Levi nasce Moisés, que peleja no deserto com o povo de Deus e Deus lhe fez promessa da terra prometida (Ex 3.8). Resumindo Foi o próprio Deus que escolheu Jerusalém, tudo gira em torno deste povo, devemos olhar para eles, pois são o relógio do mundo. Glória a Deus.

II - Um Reino crescente desperta inimigos

1. Um período de conquista. Gostaria de lembrar aos irmãos que a medida que Jesus crescia em popularidade, e que pessoas eram transformadas isso já no seu primeiro ano de ministério, que foi o ano de impacto com muitos milagres, o número de seguidores aumentava, e também com esse aumento de popularidade e seguidores surgiram também os perseguidores, devido o ciúme, e entre eles estava os próprios escribas e fariseus que eram os “entendidos da lei na época”.

O reino de Deus estava estabelecido na terra, o inferno ia perdendo terreno, pois o Rei dos reis e Senhor dos senhores, com o seu exército arrancava das garras de satanás, vidas que não tinham nada, mas que de repente começaram a desbravar e experimentar a liberdade e o crescimento advindos deste reino, através de Jesus Cristo. Por causa deste crescimento Jesus afirmou em Lc 21:12 …lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e as prisões… Vs 18 neste VS está uma promessa para os perseguidos, humilhados, maltratados por causa do nome de Jesus “mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça” leia também Jo 15: 18-21

Agora meu irmão quero falar para você, Jesus te salvou, antes, você não era perseguido, muitos até gostavam de você, mas depois que entregastes tua vida a Jesus, vieram as perseguições, as calúnias, as grandes provações, mesmo assim prosperastes em teu trabalho, no meio da tua família, nos teus empreendimentos, e na medida que ias crescendo, mais tribulações apareciam, mas o senhor assim como era com Davi (2 Sm 5: 10) era contigo.

O apostolo Paulo escreveu em 2 Co 4: 8,9 “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos mas não destruídos”.

Na Igreja, quando o Senhor começa a abençoar, salvando, curando, batizando com seu Espírito, aumentando o número dos salvos. Sempre vai se levantar alguém para disseminar contenta ou discórdia entre os irmãos Pv 6:19. Ma as portas do inferno não prevalecerão sobre a minha igreja. Mt 16.18

1. Reconhecimento lá fora. Na lição em apreço observamos que Davi era admirado pelo de sua casa Israel. Porém, a sua fama era reconhecida até pelos de fora, inclusive pelos seus inimigos “e ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o Senhor era com ele”2 Sm 5:10. Essa presença divina e no reinado de Davi foi notória até fora de Israel, o que é demonstrado pelos presentes trazidos pelos mensageiros enviados por Hirão, rei de Tiro (2Sm 5.11).

Jesus o mestre dos mestres, também foi reconhecido pelos seus inimigos vemos isso em Mc 5. 6,7 os escribas e Fariseus reconheciam a autoridade com que Jesus falava, só não seguiam para não perder suas posições “parar de mamá as custas dos outros”

Meu irmão queira você ver ou não, mas há um reconhecimento dos que estão de fora, vendo o que você faz, ou deixa de fazer, Certa vez o Capitão meu chefe ficou intrigado como meu salário que era pelo menos 3 vezes menor que o dele, dava pra tudo e ainda sobrava. E desejou ser igual a mim. Um coronel disse certa feita “Ele não mente” estão de olho em você.

Havia um reconhecimento de Davi que as bênçãos materiais e espirituais sobre o povo, a terra e culto divino procediam de Deus. E você reconhece que é Deus quem está agindo em sua vida, e que tudo que você tem não foi por teus esforços? E sim pelo amor e misericórdia de Deus para contigo, se assim reconheces glorifique a Deus, em suas posses, e sempre dê graças a ele por tudo.

III - Novo Reino, novos alvos a alcançar

1. Adoração ao Senhor.

É triste observarmos hoje como a visão está limitada, como o conformismo tem tomado conta de nossas igrejas “lideres em geral” e membros também, não almejam mais o batismo com o Espírito Santo, quem é batizado não busca os dons. A bíblia nos ordena “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” Os 6.3 . O mundo tem conseguido injeçar os crentes, com suas artimanhas, mas eu digo em nome de Jesus não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos… (Rm 12:2)

Ao chegar ao trono a grande preocupação de Davi foi cuidar da Arca e do culto ao Senhor. A Arca representava a presença de Deus entre seu povo: “E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arva do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel” (Ex 25.22).

Cabe uma reflexão nesta hora. Davi reinava para si ou para o povo? Pensava em sua família ou nas famílias de Israel? Um bom líder que já vimos na lição 5, pensa na coletividade e não no individualismo, abre mão muitas vezes do seu conforto, das horas de lazer para visitar suas ovelhas. Será que temos lideres com essas características ainda hoje? Pergunte para seus alunos e veja suas resposta.

2. Um projeto de construção.

Com a visão ampliada para o melhor para o povo, nasce um grande projeto nos sonhos de Davi, construir um templo para o Senhor, leia todo capítulo 7 de 2 Sm.

Davi viveu na velha aliança, onde o culto a Deus era prestado no Tabernáculo e posteriormente, no Templo. Em o novo testamento a adoração no templo é substituída pelo “templo adoração”, ou seja, o salvo em Cristo é o templo do Espírito Santo (I Co 3:16; Tg 4.5) A nossa adoração a Deus origina-se pelo Espírito Santo no íntimo de nosso ser “em espírito e em verdade”. Nesta era da Igreja, cada crente é santuário de Deus e, por isso pode adorá-lo pelo Espírito Santo, que no crente habita, em qualquer lugar (Jo 4.20-24).

Permita-me filosofar um pouco. Os projetos para o crescimento da obra do Senhor devem existir, o tamanho deste projeto deve ser do tamanho de sua fé, metas devem ser traçadas, apreciadas, discutida, debatidas e acima de tudo sempre colocando Deus em primeiro lugar, trace metas para o próximo ano, inicie agora uma campanha de oração e consagração ao Senhor convoque o povo para participar deste projeto, as metas não podem ser exageradas, por exemplo: vamos ganhar 1000 almas para Jesus em 2010, se sua congregação tem apenas 100 membros, em 5 anos de existência. É mais coerente ter como objetivo para 2010 aumentar o número para 150 membros. (não é falta de fé é realidade, para depois não se frustar) se Deus enviar 200, 300, 500… Amém. Estes projetos podem ser levados para outras áreas. Por exemplo: aproveite a oportunidade para aumentar o número de alunos na EBD.

Conclusão:

Davi, apesar dos seus maus e reprováveis procedimentos que a Bíblia não omite por ser Ela imparcial, tinha o propósito de amar ao Senhor, buscá-lo e sempre fazer sua vontade. Por isso, o seu reinado em Israel tornou-se forte e estável. O legado de Davi para a história bíblica e universal e, particularmente, para a igreja atual, é muito importante, pois nele está materializada a história de Israel, bem como uma marcante experiência espiritual. Por conseguinte, Davi é citado em o novo testamento por diversas vezes.

Para pensar: “Quando vivemos no relacionamento correto com Deus, Ele pode derramar todas as suas bênçãos sobre nós”.

Aplicação pessoal:

Assim como Davi que recebeu um reino totalmente despedaçado, mas soube tirar o melhor daquela situação, transformando em uma das nações mais forte e unida devido a sua comunhão com Deus. Teve como princípio em tudo agradar ao Senhor, perguntando qual a direção a seguir e a decisão a tomar, por essas atitudes Deus estabeleceu seu reino, e fez prosperar. Nós também precisamos entregar totalmente nossas preocupações, anseios, projetos tudo nas mãos de Deus que continua o mesmo, não mudou e nunca mudará. Honremos ao Senhor, obedecemos em tudo, e com certeza seremos prósperos em tudo que intentarmos fazer, pois a glória será dEle. Amém.

Elaboração pelo:- Pb:- Josenildo Cardoso Cavalcante Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados - MS

Publicado no Blog do Ev. Isaías de Jesus

converter em pdf.

  1. Denise B.S.Cardoso Escreveu:

    Apaz do SENHOR JESUS pastor.Que DEUS continue abençoando,dando a direção nos estudos são ótimos,tenho crescido bastante,dou aula na EBD obrigado DEUS o abençoe!!!!!

  2. cristina da silva gomes Escreveu:

    atraves desses estudos eu tenho aprendido muito e crescido dou aula dominical e sempre que preciso eu busco ajuda aqui fiquem na paz

  3. Jair Escreveu:

    Excelente comentário!

    é preciso corrigir:
    O mundo tem conseguido “injeçar” os crentes, O correto seria engessar.

Comente.