Wordpress Themes

Davi e o Preço da Negligência na Família - Rede Brasil de Comunicação

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524

LIÇÃO 10 - DAVI E O PREÇO DA NEGLIGÊNCIA NA FAMÍLIA

INTRODUÇÃO

Estudando a biografia de Davi, podemos observar que ele foi bem sucedido em vários aspectos de sua vida: como adorador, como guerreiro, como líder, como rei, etc. Porém, as Escrituras nos mostram que ele não teve êxito sobre uma das principais áreas de nossas vidas, que é o cuidado para com a família. Depois do seu adultério com Bate-Seba, desencadeou-se uma série de tragédias na família de Davi, motivada, principalmente, por causa do descuido para com seus filhos. Esta lição nos leva a refletir sobre a nossa vida e sobre o cuidado e atenção que devemos demonstrar para com os nossos familiares.

I - OS PROBLEMAS E PECADOS NA FAMÍLIA DE DAVI

Na história da família de Davi estão registrados diversos tipos de pecados, tais como: adultério, poligamia, incesto, assassinato e perseguições familiares. Todos esses pecados revelam, direta ou indiretamente, a negligência de Davi como chefe de família. Vejamos:

1.1 Adultério. Ao ver Bate-Seba banhando-se, Davi a desejou, perguntou quem era ela, e soube que era mulher de Urias, ou seja, era uma mulher casada! Mesmo assim, Davi mandou trazê-la e a possuiu (II Sm 11.4), transgredindo o sétimo mandamento (Ex 20.14; Dt 5.18). E, depois de cometer tão grave pecado, mandou tirar a vida de Urias (II Sm 11.6-26). Que exemplo de pai Davi estava deixando para seus filhos, tendo em vista que o exemplo é a base fundamental para a formação do caráter dos filhos? Davi possuiu Bate-Seba em oculto; depois, seu filho Absalão possuiu suas concubinas publicamente, conforme o Senhor havia dito por intermédio do profeta (II Sm 12.11,12).

1.2 Poligamia (união conjugal com várias mulheres). Embora tenha ocorrido alguns casos de poligamia no A.T., ela nunca foi estabelecida por Deus. Ao instituir a família, Deus estabeleceu um princípio monogâmico, ou seja, “uma mulher para um homem” (Gn 2.18-24). Davi possuiu muitas mulheres e concubinas (II Sm 3.2-6; 5.13), desobedecendo ao mandado do Senhor (Dt 17.17) e tornando-se um mal exemplo para seus filhos. Salomão, por exemplo, chegou a possuir 700 mulheres e 300 concubinas (I Rs 11.3).

1.3 Incesto (união sexual ilícita entre parentes sanguíneos). Amnom, filho de Davi, aconselhado por um amigo chamado Jonadabe, possuiu a sua própria irmã, Tamar, mesmo contra a vontade dela (II Sm 13.1-17). Qual foi a atitude de Davi ao saber o que havia acontecido? Nenhuma! Mais uma vez Davi foi omisso: não repreendeu a Amnon; não consolou a Tamar; e não procurou promover o perdão e a reconciliação no seio da família. Por isso, o pior aconteceu: Absalão, outro filho de Davi, revoltou-se com Amnom, e mandou que seus moços o matassem (II Sm 13.22-30).

1.4 Negligência. Depois de mandar matar a Amnon, Absalão fugiu e ficou três anos exilado em Gesur (II Sm 13.38). Depois, Davi mandou trazê-lo para Jerusalém, mas não o recebeu, e mandou que ele fosse pra sua casa (II Sm 14.24); durante dois anos, mesmo morando em Jerusalém, Absalão não viu a face do rei (II Sm 14.28). Somente depois de dois anos Davi mandou chamar a Absalão, mas, o encontro foi formal e Davi não falou-lhe sobre o assunto. Ao invés de corrigi-lo e repreendê-lo, Davi preferiu o silêncio (II Sm 14.33)

1.5 Rebelião. Depois disso Absalão rebelou-se contra seu próprio pai, fazendo com que Davi fugisse para não morrer (II Sm 15.1-37). Como se não bastasse, Absalão possuiu as concubinas de seu próprio pai, perante os olhos de todo Israel (II Sm 16.21,22). Houve, então, uma batalha sangrenta entre os homens de Davi e os de Absalão e, mesmo sendo recomendado para não matar a Absalão, Joabe o matou (II Sm 18.5,14). Ao saber da morte de seu filho Absalão, Davi chorou amargamente, dizendo: “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (II Sm 18.33). Ao que tudo indica, Davi chorou de remorso, pela impossibilidade de jamais se reconciliar com seu filho!

1.6 Traição. Sendo Davi já velho, Adonias, seu filho, declarou-se rei sem que Davi soubesse (I Rs 1.5,18). Isto mostra claramente que ele era um filho indisciplinado, e que ele mesmo escolhera o seu próprio caminho sem questionar a vontade de Deus e de seu pai, Davi; pois, tanto Deus como o próprio Davi haviam escolhido a Salomão para reinar sobre Israel (I Cr 22.9,10; I Rs 1.17,30). Alguém poder perguntar, então: qual foi o erro de Davi? O escritor sacro responde: “E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? (I Rs 1.6).
Tudo isto nos mostra que Davi fracassou como pai porque tinha dificuldade para chamar seus filhos à responsabilidade, não colocava limites e não costumava disciplinar seus filhos. Tanto os pais como os filhos devem saber que Deus entregou aos pais a responsabilidade de ensinar, disciplinar e corrigir seus filhos (Dt 6.6-9; Pv 23.13,14; Ef 6.4).

II - A NECESSIDADE DA DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Uma das principais razões do fracasso de Davi como chefe de família foi, sem dúvida, a falta de disciplina. A ausência de disciplina pode resultar no desgoverno moral e espiritual dos filhos.

2.1 O que é Disciplina. Disciplina significa “instrução, direção, governo ou imposição de autoridade”. Disciplinar não é banir; é ensinar, tendo como base o amor, a justiça, a santidade, e a sabedoria; é tornar o santo mais santo.

2.2 A Bíblia recomenda a disciplina no lar. A disciplina, além de ser eficaz na criação e formação do caráter dos filhos, deve ser vista pelos pais como um mandamento bíblico (Pv 22.15; 23.13,14; 29.17; Ef 6.4).

2.3 A disciplina é um ato de amor. O sábio salomão disse: “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” (Pv 3.12); e o próprio Senhor Jesus disse: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te” (Ap 3.19).

2.4 A obediência evita a disciplina. Os filhos devem ser lembrados de que a obediência evita a disciplina. “Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.” (Pv 10.13)

III - O DEVER DE ENSINAR AOS FILHOS

Uma das principais tarefas dos pais é ensinar a Palavra de Deus aos filhos, cuidando de seu bem-estar espiritual, conduzindo-os a Deus. Vejamos o que a Bíblia nos diz:

3.1 O ensino da Palavra de Deus deve ser uma tarefa altamente prioritária dos pais (Dt 6.5-9; Sl 103.13; II Tm 3.3).

3.2 O ensino das coisas de Deus deve partir do lar, e nisso, tanto o pai como a mãe devem participar. O ensino bíblico no lar não é uma opção, e sim, um mandamento do Senhor (Ex 20.12; Lv 20.9; Pv 1.8; 6.20; II Tm 1.5).

3.3 O propósito da instrução bíblica pelos pais é ensinar os filhos a temer ao Senhor, a andar em todos os seus caminhos, a amá-lo e ser-lhe grato e a servi-lo de todo o coração e alma (Dt 10.12; Ef 6.4).

3.4 O cristão deve proporcionar aos filhos uma educação teocêntrica, onde tudo se relaciona com Deus e às suas coisas (Gn 18.19; Ex 10.2; 12.26,27; 13.14-16; Dt 4.9; 11.19; 32.46; Is 38.19).

IV - ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS AOS PAIS

Para não cometermos os mesmos erros de Davi, enumeramos alguns conselhos práticos para a educação dos filhos:

  • Dediquem seus filhos a Deus, logo no início de suas vidas (I Sm 1.28; Lc 2.22).
  • Ensinem a seus filhos a temer o Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniquidade (I Cr 28.9).
  • Ensinem a seus filhos que Deus os ama e tem um propósito específico em suas vidas (Lc 1.13-17; Rm 8.29,30; I Pe 1.3-9).
  • Ensinem a seus filhos a obedecerem aos pais, mediante a disciplina bíblica (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15,17; Hb 12.7).
  • Protejam seus filhos da influência pecaminosa, sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiros imorais (Pv 2.15-17; 13.20; 28.7) .
  • Diga a seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e dizem (Sl 139.1-12).
  • Levem seus filhos bem cedo na vida à fé pessoal em Cristo, ao arrependimento e ao batismo em água (Mt 19.14).
  • Ensinem seus filhos a observar o princípio: “companheiro sou de todos os que te temem” (Sl 119.63).
  • Motivem seus filhos a permanecerem separados do mundo (II Co 6.14-7.1; Tg 4.4).
    Ensinem a seus filhos sobre a importância do batismo com o Espírito Santo (At 1.4,5,8; 2.4,39).
  • Instrua seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras (Dt 4.9; 6.5,7; I Tm 4.6; II Tm 3.15).
  • Interceda constante e fervorosamente por seus filhos (Jó 1.5; Ef 6.18; Tg 5.16-18) e, acima de tudo, ame-os.

CONCLUSÃO

Os sérios problemas familiares sofridos na família de Davi foram causados, principalmente, por causa de sua negligência para com a família. Como já estudamos anteriormente, ele foi um grande guerreiro, um grande líder, um grande rei, mas, infelizmente, não foi um grande pai. Isto porque não seguiu os conselhos e mandamentos divinos sobre a disciplina, criação e correção dos filhos. Não resta dúvidas que todos estes conflitos familiares foram registrados nas Sagradas Escrituras para servir de advertência para cada um de nós. Que possamos, então, pôr em prática os preceitos divinos, pois, criar, ensinar os preceitos divinos e cuidar dos filhos com sabedoria e amor é a sublime missão que Deus confiou aos pais.

REFERÊNCIAS:

Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. C.P.A.D.
Davi, um homem segundo o coração de Deus. Charles R. Swindoll. Mundo Cristão.
E fez Deus a família. Estêvam Ângelo de Souza. C.P.A.D.

Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

converter em pdf.


  1. Warning: file_get_contents(http://...@itelefonica.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    joel da silva
    Escreveu:

    Estes comentários que os queridos irmãos nos disponibilizam são verdadeiras fontes de inspiração e enriquece muito o nosso conhecimento Bíblico. Que Deus por Sua infinita Graça,continue vos abençoando. A paz do Senhor.


  2. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    josé roberto guido de assis
    Escreveu:

    este subsidio é otímo vai me ajudar muito na minha aula, vocês estão de parabens, que DEus te abençoe muito.


  3. Warning: file_get_contents(http://...@ymail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Sueli
    Escreveu:

    A paz do Senhor.
    Sabemos,como foi comentado, que a educação dos filhos, é de responsabilidade dos pais,ou seja, dos dois. Por que nesta lição só recai sobre Davi? onde estão as mães nesta história?
    Gostaria de algum comentario bíblico a respeito.


  4. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Liezé Moreira da Silva
    Escreveu:

    Toda semana sempre tenho lidos os comentários sobre cada lição da EBD, tem ajudado muito em meus conhecimentos, que Deus possam abençor muito .


  5. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    robson
    Escreveu:

    deus abençoe e esta sendo muito bom poder usar estes comentarios nas ebd..

    ohoho gloria!


  6. Warning: file_get_contents(http://...@msn.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    ROSANGELA SALES
    Escreveu:

    A paz do Senhor Jesus.

    Quando se tem um casamento monogâmico, podemos verificar quais as falhas e acertos da esposa como mãe, entretanto, no caso de Davi ele era um polígamo inveterado.Fica muito difícil avaliar a responsabilidade da educação , já que eram tantas as mulheres, o adultério havia se instalado no lar e ele como pai não tinha exemplo a dar.
    Lembremos que assim também ocorreu na família de Jacó, 12 filhos sem formação de caráter espiritual, sem afeição , rebeldes, desobedientes, só sobrou seu primogênito José , filho de sua velhice com Raquel. Jacó era bígamo, e as suas mulheres viviam numa disputa acirrada, ao ponto de darem suas servas Bila e Zilpa para gerarem filhos a ambas.


  7. Warning: file_get_contents(http://...@yahoo.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    ELISANGELA VIEIRA
    Escreveu:

    DAVI FOI EXELENTE FILHO PORTANTO FOI TAMBEM UM EXELENTE PAI
    DAVI FOE EXELENTE COMPANHEIRO PORTANTO FOI EXELENTE COMPANHEIRO DE SEUS FILHOS
    DAVI SEMPRE FOI TEMENTE A DEUS PORTANTO HÁ PROMESSAS PARA OS QUE TEMEM A ELE
    AONDE FICA A LEI DA SEMEADURA
    AONDE FICA A SENTENÇA DE DEUS QUANTO AO PECADO DE DAVI
    OU FICARIA DAVI IMPUNE NO ADULTÉRIO COM BETE-SEBA


  8. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    ROSINALDO VIEIRA
    Escreveu:

    TEMOS QUE FALAR DA BÍBLIA COMO ELA É
    OU SEJA REVELAÇÃO DE DEUS PARA O HOMEM
    E NÃO BUSCARMOS “IMAGINAÇÕES” POIS PODE GERAR ENGANO
    DAVI PECOU DEUS SENTENCIOU
    E TUDO SE CUMPRIU
    E ATÉ HOJE DAVID É E SERÁ O MODELO DE HOMEM A SER SEGUIDO
    EXCETO OS SEUS PECADOS
    NÃO ESQUEÇAMOS DA LEI DA SEMEADURA
    DAVI FOI BOM FILHO
    FOI BOM AMIGO
    FOI BOM SERVO
    O QUE TEMOS MAIS Á FALAR DE DAVI


  9. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    José Carls
    Escreveu:

    muito legal.


  10. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    José Carlos
    Escreveu:

    legal