Wordpress Themes

Jeremias, o Profeta da Esperança - Sulamita Macêdo

Professoras e professores, estamos iniciando o 2º. Trimestre/2010 com o tema “Jeremias - Esperança em tempos difíceis”. Faço então algumas sugestões para a panorâmica das lições e para a lição 01.

1 - Ao iniciar a aula, cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana.

2 - Comecem a fazer a panorâmica do trimestre, que deve ter a duração de 10 a 15 minutos aproximadamente. Então falem sobre:

TEMA: Apresentem o tema “Jeremias - Esperança em tempos difíceis”.

COMENTARISTA: Sobre o comentarista da lição, vocês encontram na interação da lição 01, quem ele é. Apresentem para os alunos um retrato do Pastor Claudionor de Andrade, que poderá ser encontrado na Revista Ensinador Cristão número 13.

CAPA: Peçam para que os alunos observem a capa da lição e perguntem: O que vemos? O que tem a ver a ver com o tema? Por que a árvore está em evidência? Que tipo de árvore é esta?

Observem as respostas dos alunos e acrescente: a árvore, certamente é a amendoeira, tendo em vista o que está escrito em Jr 1.11: “Ainda veio a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira”.

Vocês podem apresentar imagens de amendoeira, como estas baixo, a da flor branca e da rosa.

 

 

APRESENTAÇÃO DAS 13 LIÇÕES: Para apresentação dos temas das 13 lições, vocês podem proceder da seguinte forma: o aluno ler o título da lição e a palavra chave. Caso vocês achem que os alunos ainda tenham adquirido as revistas, é interessante que vocês digitem o título e a palavra chave, para facilitar essa apresentação.

3 - Agora, introduzam a lição 01 - Jeremias, o profeta da Esperança

- A Orientação Pedagógica desta lição, sugere a reprodução do esquema sobre a biografia de Jeremias. Vocês poderão utilizá-lo conforme a sugestão da revista ou organizando outro material com mais informações sobre o personagem em estudo.

- Aproveitando a idéia de biografia, que tal organizar a biografia dos alunos, através da dinâmica: “O Livro da Vida”? (postada abaixo).

- Para trabalhar o Item II - A Vocação de Jeremias, sugiro que trabalhem sobre a escolha de uma profissão, escolha de um curso e as atividades exercidas ou a serem executadas na igreja etc. Esta sugestão é para a classe de jovens, podendo se estender para a classe dos senhores, senhoras e de casais, nas quais poderão estar os pais e mães dos jovens.

- Trabalhem com os alunos o significado do nome de Jeremias e aproveitem para trabalhar o significado do nome de cada aluno, através da dinâmica “Meu nome é…”, ou escolha outro momento que julgar conveniente, como um encontro extra EBD etc.

Publicado no blog Atitude de Aprendiz

converter em pdf.


  1. Warning: file_get_contents(http://...@oi.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Deusivan Amancio
    Escreveu:

    A Paz do Senhor………..amada irmã em Cristo
    Meu nome é Deusivan Amancio
    sou aux dos trabalhos do senhor na Assambléia de Deus em Mossoró,
    sou superintendente da EBD, e sou professor,
    Gostei da dinâmica ensinada por você, gostaria se possível você passase pelo meu e-mail quando for possível…


  2. Warning: file_get_contents(http://...@HOTMAIL.COM) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    EV.Marcelo Ferreira
    Escreveu:

    Aetigos interessantes para o professor,tem ajudado muito nas aulas e na dinamica.Parabens.


  3. Warning: file_get_contents(http://...@hotmel.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Dc ANDRE
    Escreveu:

    Deus continue te abencoando p/ emriqeser nossas ebd no mundo todo A PAZ DO SENHOR


  4. Warning: file_get_contents(http://...@itelefonica.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    joel da silva
    Escreveu:

    São ótimas as orientações e muito tem nos ajudado. Peço a Deus que continue abençoando a irmã Sulamita para que ela sempre possa nos abençoar com suas orientações. A paz do Senhor.


  5. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Rute Mota
    Escreveu:

    IObrigada pelas dicas tão enriquecedoras para as nossas aulas.Que Deus continue iluminando a sua mente para estar assim nos ajudando.Fica na Paz do Senhor.


  6. Warning: file_get_contents(http://...@gmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    Bete Hermom
    Escreveu:

    Muito boas e abençoadoras as ajudas que temos encontrado. Será uma amendoeira a arvore da revista? Minha rua é toda arborizada c/ amendoeiras e são bem diferentes,tb. as flores….
    A paz do Senhor Jesus!


  7. Warning: file_get_contents(http://...@gmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    José Varela (al-Farrob)
    Escreveu:

    E que tal fazer referência ao lugar donde se sacam as fotos?

Comente.