Wordpress Themes

Questionário - A Ascensão de Cristo e a Promessa da sua Vinda - Ev. Luiz Henrique

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 2 - A ASCENSÃO DE CRISTO E A PROMESSA DE SUA VINDA

RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 1º TRIMESTRE DE 2011

Complete os espaços vazios e marque com “V” as respostas corretas e com “F” as falsas.

“TEXTO ÁUREO

1- Complete:

[..] Varões galileus, por que estais olhando para o __________________? Esse JESUS, que dentre vós foi _______________________ em __________________________ no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At 1.11).

VERDADE PRÁTICA

2- Complete:

Se a _________________________ de CRISTO não for aceita como um fato historicamente comprovado, não poderá ser recebida como ________________________ confiável. JESUS CRISTO, de fato, foi ______________________________ ao céu, e acha-se à destra de DEUS.

INTRODUÇÃO

3- Complete:

O Cristianismo só é possível quando se recebe como verdade absoluta e irrecorrível, todos os fatos da História da ______________________. Os que buscam subtrair o _______________________________ da Bíblia Sagrada, considerando-o um mero recurso literário, atentam-lhe contra a origem divina. Se não aceitarmos a História Sagrada na _____________________________, seremos forçados, por uma questão de lógica e congruência, a rejeitá-Ia por inteiro. No campo da teologia bíblica, não se pode dissociar o _______________________ da verdade histórica: aquele sem esta não passa de um mito. Só é possível acreditar no JESUS Histórico se recebermos como verdade inquestionável tanto a sua concepção ____________________________ como a sua ressurreição e ascensão física aos céus, onde está à destra de DEUS. Na teologia autenticamente bíblica, não se pode separar o CRISTO Histórico do CRISTO anunciado na mensagem dos ____________________________.

I. A HISTORICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO

4- Por que a ascensão de CRISTO não pode ficar circunscrita ao dogma teológico?

(    ) Porque é uma teologia baseada apenas no dogma estabelecido pela igreja.

(    ) Porque não é apenas teologia e dogma, mas é também um fato histórico incontestável.

(    ) Lucas deixa bem claro que a sua narrativa é baseada em provas incontestáveis..

5- Qual a data da ascensão de CRISTO?

(    ) Por estar errado nosso calendário, a data mais provável é 29 de nossa era.

(    ) De maneira geral, aceita-se que o Senhor JESUS foi assunto aos céus no ano 34 de nossa era.

(    ) As pequenas divergências cronológicas não desmerecem nem desacreditam o fato histórico.

 

6- Qual é o lugar da ascensão?

(    ) JESUS encontrava-se no Monte das Oliveiras com os seus discípulos quando ascendeu aos céus. Situado a leste de Jerusalém, a 818 metros em relação ao nível do mar, acha-se este monte intimamente ligado à vida e ao ministério CRISTO.

(    ) JESUS encontrava-se no Monte da Galiléia com os seus discípulos quando ascendeu aos céus. Situado a leste de Jerusalém, a 818 metros em relação ao nível do mar, acha-se este monte intimamente ligado à vida e ao ministério CRISTO.

 

7- Quantas testemunhas viram a ascensão de JESUS e quantas sua ressurreição?

(    ) Depreende-se que aproximadamente 500 pessoas hajam presenciado a ascensão de nosso Senhor.

(    ) Depreende-se que aproximadamente 120 pessoas hajam presenciado a ascensão de nosso Senhor.

(    ) Quanto à sua ressurreição, afirma Paulo, foi testemunhada por mais de 120 irmãos, a maioria dos quais ainda vivia quando Paulo escreveu a sua 1ª Epístola aos Coríntios.

(    ) Quanto à sua ressurreição, afirma Paulo, foi testemunhada por mais de 500 irmãos, a maioria dos quais ainda vivia quando Paulo escreveu a sua 1ª Epístola aos Coríntios.

 

8- Quantas testemunhas, segundo a bíblia eram necessárias para atestar algum fato como verdadeiro?

(    ) A declaração de 2 ou 3 testemunhas oculares já era mais do que suficiente para encerrar qualquer polêmica. Quem poderia, num tribunal, contestar o depoimento de tantas testemunhas?

(    ) A declaração de pelo menos 5 testemunhas oculares já era mais do que suficiente para encerrar qualquer polêmica. Quem poderia, num tribunal, contestar o depoimento de tantas testemunhas?

(    ) A declaração de mais de 100 testemunhas oculares já era mais do que suficiente para encerrar qualquer polêmica. Quem poderia, num tribunal, contestar o depoimento de tantas testemunhas?

 

II- A TEOLOGIA DA ASCENSÃO DE CRISTO

9- O que temos no âmbito da Teologia Cristã?

(    ) Primeiro temos o dogma, depois, o fato.

(    ) Primeiro temos o fato, depois, o dogma.

(    ) Doutra forma não teríamos uma doutrina, mas, uma inconsistência histórico-teológica.

(    ) Eis que podemos confiar no ensino da ascensão de nosso Senhor.

 

10- O que é a Ascensão de CRISTO?

(    ) É a Subida corpórea e física do CRISTO ressurreto e glorioso aos céus, para junto do Pai, após haver cumprido o seu ministério terreno.

(    ) É a Subida espiritual e angelical do CRISTO ressurreto e glorioso aos céus, para junto do Pai, após haver cumprido o seu ministério terreno.

(    ) Sua ascensão foi, de fato, corpórea, porque a sua ressurreição foi física e não aparente.

(    ) É claro que o seu corpo, à semelhança do que ocorrera no Monte da Transfiguração, foi elevado aos céus já revestido de glória, poder e celestialidade.

(    ) Quando do arrebatamento, teremos um corpo semelhante.

(    ) Teologicamente, a ascensão de CRISTO acha-se ligada a duas importantes doutrinas: a paracletologia e a escatologia.

 

11- O que significa a perspectiva paracletológica?

(    ) Significa uma visão do reino de DEUS sobre a terra de forma plena e total no campo financeiro, material e político.

(    ) Antes de ascender aos céus, prometeu o Senhor JESUS aos discípulos, ainda preocupados com a restauração do Reino de Israel, que seriam eles revestidos pelo ESPÍRITO SANTO.

(    ) Aos que buscavam a libertação política de um país, o Rei dos reis entrega, como herança todas as nações da terra. Não mais um império na terra, mas o Reino de DEUS no mundo. E isso no poder do ESPÍRITO SANTO.

 

12- O que significa a perspectiva escatológica?

(    ) A narrativa da ascensão de CRISTO traz, em si, o cerne da escatologia cristã.

(    ) É uma visão do passado e suas revelações para a atualidade cristã.

(    ) A sua subida aos céus é uma conseqüência teológica tanto de sua morte quanto de sua ressurreição.

(    ) E acreditar nesta implica, para o cristão, esperançar-se no retorno do Senhor que, estrugida a última trombeta, ressuscitará os que nEle morreram e os que nEle vivem.

(    ) A sua ascensão foi sucedida por uma declaração escatológica. Aos discípulos que, maravilhados, observavam a elevação do Filho de DEUS, prometem os dois seres angelicais: “Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse JESUS, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.

 

III- ASCENSÃO DE CRISTO EM NOSSA DEVOÇÃO

13- Complete:

Além de sua ____________________________ e sublimidade teológica, a ____________________________ de Nosso Senhor JESUS CRISTO enleva-nos a __________________________, estreitando-nos a comunhão com o Senhor.

 

14- Quais os principais fatores devocionais que nos proporcionam o CRISTO que ascendeu aos céus?

 

CRISTO assunto, nosso Advogado.   Consola-nos saber que, à destra de DEUS, temos um advogado sempre pronto a defender-nos as causas junto ao Juiz de toda a terra. Eis como o discípulo do amor descreve essa função do Senhor: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai,JESUS CRISTO, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1 Jo 2.1,2). Se você pecou, não se desespere. Arrependa-se e confie no Advogado que temos, junto, ao Pai.
A posição do CRISTO que ascendeu.   À destra de DEUS, o Senhor JESUS atua como o mediador da nova aliança firmada em seu sangue, através da qual obtivemos eterna salvação (Hb 5.9). Sim, somente em seu nome é que o ser humano logra a redenção de sua alma, como reafirmou o apóstolo Pedro: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). À destra de DEUS, o Senhor JESUS salva e justifica o pecador, proporcionando-lhe a bem-aventurança de ser adotado pelo Pai como filho (Rm 5.1; Ef 1.5).
A eficácia salvífica do CRISTO que ascendeu aos céus.   Ascendido às alturas sob os olhares interrogativos e desolados de seus discípulos e apóstolos, o Senhor JESUS assentou-se à destra do Pai. Ao registrar-lhe a ascensão, o evangelista Marcos garante tratar-se não de um engenho fantasioso, mas de um evento histórico: “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de DEUS” (Mc 16.19). Vários autores sagrados fazem menção ao acontecimento (At 2.33; 7.56; Hb 10.12; 12.2; 1 Pe 3.22).CRISTO está à destra de DEUS. Alegremo-nos. Junto ao Todo-Poderoso encontra-se um que nos compreende. À nossa semelhança, Ele sabe o que é padecer (ls 53.3). Eis porque está sempre a interceder por nós como o Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (SI 110.4). Não se desespere, CRISTO o compreende.

 

CONCLUSÃO

15- Complete:

A ______________________________ de Nosso Senhor JESUS CRISTO é um fato comprovadamente ________________________. Como é bom saber que, junto ao trono do Todo-Poderoso, temos um intercessor e _______________________________ sempre pronto a interceder por nós. Amém! E um dia, mais rápido do que supomos, virá o Senhor _______________________________-nos, para que estejamos sempre com Ele nos céus ao lado do Pai. Amém!

 

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm    

converter em pdf.

Comente.