Wordpress Themes

Neemias Lidera um Genuíno Avivamento - Pr. Geraldo Carneiro Filho

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 06 - DATA: 06/11/2011
TÍTULO: “NEEMIAS LIDERA UM GENUÍNO AVIVAMENTO”
TEXTO ÁUREO – Ne 8:2-3
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ne 8:1-3, 5-6, 9-10
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I – INTRODUÇÃO:

AVIVAMENTO É A AQUISIÇÃO, O RETORNO E A CONSERVAÇÃO DA VIDA ESPIRITUAL EM TODA A PLENITUDE.

(1) - AQUISIÇÃO para aquele que jamais experimentou o avivamento;

(2) - RETORNO para aquele que perdeu o avivamento; e

(3) - CONSERVAÇÃO para aquele que já possui o avivamento.

II – DEUS USOU ESDRAS PARA TRAZER UM AVIVAMENTO:

Esdras era um ensinador dedicado. Consideremos algumas qualificações desse homem de Deus:

(1) – UM ESCRIBA – Os escribas eram judeus educados e espirituais, os quais percebiam que a conservação da nação de Israel dependia da fidelidade para com a Lei de Deus. Por essa razão, dedicavam-se à tarefa de fazer cópias dos escritos sagrados e a ensiná-los ao povo. Eles constituíram a primeira “SOCIEDADE BÍBLICA” do mundo.

(2) – HOMEM DE DEUS – Ed 7:10 – Que belo exemplo para todos nós! Sendo homem de Deus, Neemias endireitou a sua própria vida, antes de endireitar a vida do próximo! Não podemos persuadir o próximo a aceitar uma verdade que não tem lugar em nossas vidas! Não podemos despertar o próximo, se não estivermos acordados! Esdras, na qualidade de pregador, sabia que o ensino da Palavra de Deus é o mais importante sermão que devemos pregar.

(3) – UM HOMEM DE FÉ – Ed 8 – A caravana estava pronta para a longa viagem. Mas havia salteadores pelos caminhos que conduziam a Jerusalém. Era coisa fácil Esdras pedir uma escolta militar. Porém, em vez de assim fazer, anunciou uma reunião de oração. Por quê? Porque ele testificara perante o rei sobre o poder de Deus para proteger o Seu povo e punir o ímpio – Ed 8:21-23.

II.1 – CURIOSIDADE BÍBLICA:

Quanto à importância de Esdras à Educação Cristã, escreveu o Pr. Antônio Gilberto:

- “… É dessa época que temos o relato do primeiro movimento de ensino bíblico metódico popular, similar ao da nossa Escola Bíblica de hoje.

(1) – Esdras era o superintendente – Ne 7:2;

(2) – O horário ia da manhã ao meio-dia – Ne 7:3;

(3) – Os alunos eram homens, mulheres e crianças – Ne 7:3; 12:43;

(4) – O livro-texto era a Bíblia – Ne 7:3;

(5) – Treze auxiliares ajudavam a Esdras na direção dos trabalhos e outros treze serviam como professores, ministrando o ensino – Ne 7:4, 7-8;

III – O ENSINO DA PALAVA PRODUZ AVIVAMENTO:

Vejamos o que aconteceu com o povo ao receber o ensino da Palavra do Deus Vivo, por meio de Esdras:

(1) – O POVO EXIGIU O ENSINO DA PALAVRA – Ne 8:1 – Que bom seria se hoje fosse assim também e houvesse entre nós muitos mestres como Esdras. Devemos orar a Deus para que isso aconteça - Ne 8:2, 13-14; 9:1-3.

(2) – O POVO OUVIU COM ATENÇÃO A PALAVRA – Ne 8:8 - A fome espiritual do povo era grande. Durante seis horas, todos permaneceram ouvindo, reverentemente, os ensinos expositivos da Palavra, feitos por Esdras.

Que diferença em nossos dias!

Hoje, a maioria não quer saber de ouvir a Palavra por mais de meia hora.

É bem verdade, também, que os bons mestres e pregadores estão cada vez mais escassos.

Na maioria das vezes, os sermões não passam de meras repetições de “chavões” conhecidos de todos, entremeados de estridentes gritos de “aleluia” e “glória a Deus”, sem sentido algum e que nenhum proveito espiritual trazem aos ouvintes.

A verdadeira pregação da Palavra sempre produz um verdadeiro avivamento, e glorificação espontânea a Deus, além de produzir o arrependimento de pecados e conversões de pecadores.

Dito isto, em todo verdadeiro avivamento, o ensino da Palavra deve ocupar o primeiro lugar, porquanto renova a vida espiritual dos servos do Senhor.

Por exemplo: Ez 37:1-10

EZEQUIEL VIU UM VALE CHEIO DE OSSOS SECOS - Portanto, sem esperança. Homens longe de Deus são mortos espirituais. Somente os homens que têm os olhos espirituais abertos com o colírio comprado de Deus, é que conseguem enxergar o estado em que se encontra o vale – Apc 3:18

DEUS PERGUNTOU: - “ACASO PODERÃO REVIVER ESTES OSSOS?” - Aqueles que estão na carne, não conseguem responder esta pergunta do Senhor.

EZEQUIEL RESPONDEU: - “SENHOR, TU O SABES” - Somente Deus sabe todas as coisas e tem poder para fazer reviver aqueles que estão secos espiritualmente. No vale de ossos secos os esforços humanos não têm nenhum poder. Somente Deus pode ressuscitar os mortos espirituais - Ef 2:1-10.

O SENHOR DEU VIDA AOS OSSOS SECOS – Para que isso fosse possível, Deus NÃO ORDENOU QUE SE GRITASSE, QUE SALTASSE, QUE RODOPIASSE, QUE CAÍSSE AO CHÃO, QUE MARCHASSE…

Deus ordenou a Ezequiel para profetizar e conclamar que o fôlego divino entrasse naqueles corpos sem vida: Ezequiel:

(A) PROFETIZOU AOS OSSOS (TRANSMISSÃO DA PALAVRA DE DEUS) : - “Ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor…”; “Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos…”; “Então profetizei, como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava…” - Ez 37:4-5, 7; e

(B) CHAMOU O FÔLEGO DIVINO (ORAÇÃO: - “Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam…” ) - Ez 37:9

Em outras palavras: Ezequiel anunciou aos mortos espirituais A PALAVRA DA VIDA e OROU.

A pregação da palavra e a oração sempre serão os meios para o novo nascimento, para o avivamento, para trazer vida espiritual.

Quando se faz o que Deus manda, a resposta divina não tarda chegar (Ez 37:10)

III.1 - OUTROS EXEMPLOS DE AVIVAMENTOS E SEUS RESULTADOS, REGISTRADOS NA PALAVRA DE DEUS

(1) - JEOSAFÁ (II Cr 20:1-28) - Houve oração, jejum, reverência e submissão à Palavra de Deus;

(2) - JOSIAS (II Rs 22:1-20) - Houve reformas, encontro com a Palavra de Deus, arrependimento, humilhação e choro.

(3) - EZEQUIAS - (II Cr 30:1-27) - Houve conservação da Palavra de Deus e purificação.

(4) - MANASSÉS (II Cr 33:9-20) - Houve oração, arrependimento, humilhação e retorno à Deus.

IV - CUIDADO COM AS IMITAÇÕES:

Alguns dizem que nem todos os despertamentos têm as características que são mencionadas na lição de hoje. Concordamos plenamente.

Já no tempo dos apóstolos havia “movimentos” que realmente “tinham uma aparência de sabedoria, em devoção voluntária… porém, não eram de valor algum, senão para a satisfação da carne” – Cl 2:23.

Também em nossos dias, aparecem “movimentos” que são imitações baratas do verdadeiro avivamento.

Muitos destes “movimentos” empregam técnicas avançadas de dominações psicológicas.

Estes “avivalistas” ou “especialistas” sabem dominar o auditório com suas técnicas e podem fazer o público rir, chorar, jubilar, pular, marchar, saltar, cair, rolar, rodopiar… sabem até imitar o batismo com o Espírito Santo, “ensinando” o povo a falar em línguas! Porém, são experiências sem nenhum poder e sem a menor reverência.

Muitos cultos ditos evangélicos estão sendo transformados em “shows” com apresentações de cantores “evangélicos”. Nesses “shows” dominam os gritos, as vaias, os aplausos, os assobios, os jovens dançando e se requebrando de modo até mesmo sensual, enquanto os “hinos” são cantados.

Tenhamos cuidado! Este tipo de imitação pode fazer com que a glória de Deus se afaste! Todo movimento feito sem que o Espírito Santo esteja na direção, não pode prosperar. É como uma tartaruga deitada de costas: MOVIMENTA OS PÉS, MAS FICA NO MESMO LUGAR.

V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Faz alguns anos, um Pastor pregou à porta da Igreja que pastoreava uma tabuleta com os seguintes dizeres:

- “ESTA IGREJA EXPERIMENTARÁ UM AVIVAMENTO OU UM FUNERAL”

Realmente, a Igreja do Senhor está sofrendo uma crise sem precedentes. A sua presença já não é sentida pela sociedade, nem temida pelo diabo. Pior ainda: À medida que abandona a sua vocação, parece deixar de ser motivo de alegria para Deus, que a comprou com o sangue de Seu Único Filho e que se propôs a santificá-la pela ação saneadora do Espírito Santo.

Por isso, Igreja do Senhor, VOLTEMO-NOS À PALAVRA DE DEUS! Ela deve ocupar o lugar que é devido nos cultos e nos corações do crente! - Sl 119:11.

Que atentemos para o exemplo de Esdras e dediquemo-nos mais ao ensino das Escrituras do que ao cântico dos já cansativos “corinhos” e às imitações de animadores de auditório. O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS REQUER O PRIMEIRO LUGAR NO CULTO PRESTADO AO NOSSO SENHOR.

Afinal, o púlpito não é palco de teatro, tampouco local para se perder tempo com tiradas engraçadas ou com os “tristemunhos”, como pensam alguns desavisados. Não!

O púlpito é o lugar escolhido por Deus para que o pregador alimente espiritualmente o povo.

Em nome de Jesus, usemos o púlpito para pregação e ensinamento da Palavra de Deus, como fez Esdras – Ne 8:3-4.

FONTES DE CONSULTA:

Lições Bíblicas CPAD – 3º Trimestre de 1991 – Comentarista: Adilson Faria Soares

Lições Bíblicas CPAD – 3º Trimestre de 1993 – Comentarista: Eurico Bergstén

Lições Bíblicas CPAD – 1º Trimestre de 1998 – Comentarista: Valdir Nunes Bícego

Estudo Bíblico: - “Avivamento” – Autor: Adilson Faria Soares

Publicado no blog Escola Biblica Dominical para Todos

converter em pdf.


  1. Warning: file_get_contents(http://...@HOTIMAIL.COM) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    EV JOSUE MENDES
    Escreveu:

    eu siceramente gostei do artigo porem,eu creio qoe um avivamento deste que já canhecemos que as veses não passa de um fogu de palha,pramim não i rar resouver, porque estams presisando mesmo e de uma reforma espiritual. porquê? um avivamento somente avivara o que ja é,


  2. Warning: file_get_contents(http://...@hotmail.com) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    maria barroso
    Escreveu:

    gostei muito


  3. Warning: file_get_contents(http://...@yahoo.com.br) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/storage/1/49/c5/ebdweb1/public_html/wp-content/plugins/bbuinfo-blogblogs-user-info-plugin/bbuinfo.php on line 174
    PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
    Escreveu:

    Prezados leitores. A Paz do Senhor.

    Por meio do presente, queremos registrar erro de digitação nas referencias contidas no subtítulo “II.1 - CURIOSIDADE BÍBLICA”.

    Onde se lê Ne 7:…,

    Leia-se sempre Ne 8, como abaixo corrigido:

    (1) – Esdras era o superintendente – Ne 8:2;

    (2) – O horário ia da manhã ao meio-dia – Ne 8:3;

    (3) – Os alunos eram homens, mulheres e crianças – Ne 8:3; 12:43;

    (4) – O livro-texto era a Bíblia – Ne 8:3;

    (5) – Treze auxiliares ajudavam a Esdras na direção dos trabalhos e outros treze serviam como professores, ministrando o ensino – Ne 8:4, 7-8;

    Desde já, apresentamos nossas sinceras desculpas, desejando que o nosso Deus continue derramando todos Suas ricas bênçãos dos céus.

    Despedimo-nos, como fazem os santos, com a santa e gloriosa Paz do Senhor.

    PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO

    05/11/11 - 20:05h.

Comente.