A Família Sob Ataque - Rede Brasil de Comunicação

EBDweb, Escola Dominical na Web
Atualizado hoje.

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Recife / PE

Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais

Pastor Presidente: Aílton José Alves

Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524

LIÇÃO 04 - A FAMÍLIA SOB ATAQUE - 2º TRIMESTRE 2013

(Ef 5.1-6)

INTRODUÇÃO

Sendo uma instituição criada por Deus, a família é alvo de ataques por parte do mundo e do Diabo. Por isso, é preciso entender de que forma ela pode se proteger contra estas afrontas. Estudaremos nesta lição quais os ataques que as famílias tem enfrentado e como o mundo materialista e hedonista tem ofendido a moral e a ética cristã.

I - DEFINIÇÃO DO TERMO "ATAQUE"

Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra ataque significa: "assalto, investida, agressão, ofensa, injúria, insulto".

Aplicando ao contexto da lição, o ataque refere-se a todo o investimento de Satanás por meio da educação, do sistema político, da religião, da sociedade sem Deus e etc (II Co 10.4-5; Cl 2.8; Tg 3.15).

II - OS MEIOS DE AFRONTAS DE SATANÁS CONTRA AS FAMÍLIAS

O primeiro ataque ao casamento ocorreu no Éden. Ao longo dos tempos, o inimigo vem bombardeando continuamente à família de diversas maneiras. Essa sociedade sem Deus, materialista e hedonista tem atacado as famílias de várias formas.

Vejamos por onde a família é afrontada:
III - A FAMÍLIA E OS CONSTANTES ATAQUES DE SATANÁS

Desde a sua origem que a família tem sido alvo de constantes ataques do reino das trevas. Quer seja através da inversão dos valores, da música ou dos meios de comunicação. O diabo tem investido fortemente contra a "célula mãe" da sociedade, A FAMÍLIA. Vejamos, então, alguns desses ataques:
IV - A EDUCAÇÃO MATERIALISTA COMO UM DESAFIO PARA FAMÍLIA

A educação centralizada no materialismo e inspirada no liberalismo social em seus discursos acadêmicos demagógicos tem como propósito descartar completamente a pessoa de Deus do contexto educacional da sociedade. Como cristãos precisamos investir não só na educação secular de nossos filhos, mas também na educação cristã, que é essencial para vencermos o mundo. Eis alguns males causados pela educação materialista:
4.1 Quais os principais ensinamentos da educação materialista?

Nas salas de aula das escolas seculares, os alunos aprendem que Deus não existe; que o homem veio de um organismo celular, que surgiu por acaso, evoluiu, por acaso, e chegou a ser um ser humano, por acaso. É o materialismo endeusado nas escolas estatais. Vejamos quais ataques que os alunos enfrentam nestas instituições:
V - A FAMÍLIA CRISTÃ E A INTEGRIDADE NO MUNDO RELATIVISTA

Integridade significa dizer que é dever de todo cristão viver uma vida íntegra, ou seja, uma vida reta, "perfeita", independente do modelo e dos padrões da sociedade moderna. Como disse o Senhor por intermédio do profeta Malaquias: "Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve" (Ml 3.18), demonstrando, assim, que o mundo deve ver esta diferença. Jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo; e que a nossa luz deve resplandecer diante dos homens (Mt 5.13-16). Vejamos algumas definições:
















TERMODEFINIÇÃOSIGNIFICADO

 
IntegridadeDeriva-se do verbo "integrar", que significa "tornar unido para formar um todo completo ou perfeito"Retidão, perfeição. Um homem íntegro é um homem reto, "perfeito".
RelativismoDoutrina que faz depender a verdade do indivíduo, ou do grupo, ou do tempo e lugar.Aquilo que é visto como correto para um, pode ser visto como errado para outro.

 

VI - ATITUDES DA FAMÍLIA CRISTÃ NO MUNDO RELATIVISTA

A palavra de Deus, como regra de fé e prática do cristão, não admite posições relativistas, no que concerne a moral ou a ética familiar (Sl 119.9,11,105; Jo 17.17). Vejamos, então, a atitude que a família cristã deve ter neste mundo relativista:
CONCLUSÃO

Vimos nesta lição que as famílias tem sido atacadas através de vários meios. Satanás tem utilizado diversas formas sutis para destruir as famílias. Porém, também analisamos que, por meio da Palavra de Deus, podemos vencê-lo e salvaguardar nossos filhos e cônjuges em perfeita paz e comunhão.

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

LOPES, Hernandes Dias. Casamento, divórcio e novo casamento. HAGNOS

Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

Comments

There are 4 comments on A Família Sob Ataque - Rede Brasil de Comunicação.

[1] Previous: A Família Sob Ataque - Pr. Altair Germano
[2] Next: A Família Sob Ataque - Ev. Isaías de Jesus