Lição 1 - Judas, em defesa da genuína fé cristã


Estudos:

- Epístola de Judas

- Judas - Síntese
- Epístolas Católicas
- Epístolas de João e Judas
- Judas Tadeu
- Os irmãos do Senhor
- Epístola de Judas (página católica)
- A vida de São Judas (página católica)
- Epístola de Judas (página católica)
- Epístola de Judas
- Judas Tadeo
- Maria teve outros filhos?
- Gnosticismo
- Em defesa da fé cristã evangélica
- Apologética Geral
- El Gnosticismo
- Gnosticismo
- Gnosticismo
- Jet Tour Through Jude (em inglês) ou traduzida para o português.
- The Epistle of Jude (em inglês) ou traduzida para o português.
- Epistle of St. Jude (em inglês) ou traduzida para o português.
- Jude: The Miniseries Part 2 (em inglês) ou traduzida para o português.
- Jude: The Miniseries (em inglês) ou traduzida para o português.

Livros:

- Judas, batalhando pela genuína fé cristã - Claudionor de Andrade - CPAD

- Como ler a Carta de Judas - José Bortolini - Editora Paulus

Complemento:

A Epístola de Judas

O Livro de Judas

Lute! Batalhe! Quando a apostasia se levantar, quando os falsos mestres surgirem, quando a verdade de Deus for atacada, é hora de lutar pela fé. Somente os crentes que estão espiritualmente "em forma" podem responder a essas ordens. No início de sua epístola, Judas enfatiza a salvação dos crentes, mas depois se sente compelido a desafiá-los a lutar pela fé. O perigo é real. Os falsos mestres se infiltraram na igreja, transformando a graça de Deus em licenciosidade ilimitada para fazerem o que desejam. Judas lembra a tais homens como Deus tratou no passado o Israel descrente, anjos desobedientes e as impiedosas Sodoma e Gomorra. Em face de tal perigo, os cristãos não podem ser pegos desprevenidos. O desafio é grande, mas assim é o Deus que nos guarda de tropeçar.

O título grego Iouda, "de Judas", vem da palavra Ioudas, que aparece no v.1. Essa palavra que pode ser traduzida por Judas era popular no primeiro século por causa de Judas Macabeus (morto em 160 a.C.), um líder da resistência judaica contra a Síria durante a revolta dos Macabeus. (...)

As Chaves Para Judas

Palavra-chave: Lute pela fé – Esta epístola é intensamente preocupada com a ameaça dos mestres hereges na igreja e a resposta adequada dos crentes a essa ameaça. O conteúdo revela dois propósitos principais: primeiro, condenar as práticas dos libertinos ímpios que estão infestando as igrejas e corrompendo os crentes; e, segundo, para aconselhar os leitores a permanecerem firmes, crescerem na fé e lutarem pela verdade. Judas diz muito pouco a respeito da doutrina dessas "ondas bravias do mar", mas eles podem ter se mantido fiéis a uma versão antinomiana do Gnosticismo. Os leitores são encorajados a alcançarem aqueles que foram pervertidos por esses homens.

Extraído da Bíblia de Estudo das Profecias, Editora Atos e Sociedade Bíblica do Brasil, 2001, p. 1462 e 1463.

Ajude-nos a promover o evangelho na Internet. Dê o seu voto para o site EBDweb. Você pode votar novamente após 24 horas.
Retorna para lições

Próxima Lição