Lição 6 - O cristão e os meios de comunicação


Estudos:

- É pecado ver televisão?

- Como domar a televisão

- A Programação da Televisão Ensina Adultério e Perversões Sexuais
- A televisão e sua influência no comportamento das pessoas
- Televisão Babá Eletrônica
- Mensagem subliminar: na televisão

- O mau uso da televisão

- Trinta e Uma Razões Bíblicas...

- Olhos Perambulantes!

- A Televisão e a Violência: o impacto sobre a criança e o adolescente

- As crianças e a violência na Televisão

- Você tem filtrado o que tem entrado em sua casa?

- A fantasia pode ser boa e também pode ser má

- Televisão: um inimigo dentro do seu lar

- O cristão e os entretenimentos eletrônicos

- O cristão e a web

- Por trás do teclado

- Namoro virtual é pecado?

Livros:

- Televisão, Falando Francamente a Respeito - Antonio Tadeu Ayres - Editora Vida

Complemento:

Questionário Questionário da lição - Colaboração de Moisés Soares da Câmara

Texto Áureo:
“Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará” (Sl 101.3).

Is 57:8            Detrás das portas e das ombreiras pões os teus símbolos eróticos, puxas as cobertas, sobes ao leito e o alargas para os adúlteros; dizes-lhes as tuas exigências, amas-lhes a coabitação e lhes miras a nudez.

Verdade Prática:
O cristão não pode ficar alienado das coisas que acontecem no mundo; porém, deve utilizar os meios de comunicação com temor de Deus e senso crítico inspirado na Palavra, para não prejudicar sua vida espiritual.

Leitura Diária:
Segunda Sl 101.3 O cuidado com o que se vê no livro de Gênesis é parte do Pentateuco
Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará.

Terça 1 Sm 3.11 Coisas que fazem o ouvido tinir
E disse o SENHOR a Samuel: Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas.

Quarta Sl 89.15 Ouvindo o som alegre
Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo; andará, ó SENHOR, na luz da tua face.

Quinta 1 Tm 4.13 Persiste em ler a Palavra de Deus
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

Sexta Sl 19.8 A Palavra do Senhor alumia os olhos
Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e alumia os olhos.

Sábado Dt 7.26 Não ponha maldição em sua casa
Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás e de todo a abominarás, porque anátema é.
 
Leitura Bíblica em Classe:
DEUTERONÔMIO 7.26= Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás e de todo a abominarás, porque anátema é.

SALMOS 101.3=
Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se 
me pegará.

ISAÍAS 5.20= Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e 
fazem do amargo doce, e do doce, amargo!
Objetivos: Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
1-Discutir os benefícios que a multimídia traz para a evangelização.
2-Refletir sobre o perigo da comunicação de massa.
3-Descrever os méritos e deméritos da literatura.
Comentários: INTRODUÇÃO
I. O VALOR DA MULTIMÍDIA
1. A pregação do evangelho. 
2. A transmissão de programas educativos. 
II. O MAU USO DA MÍDIA SECULAR
1. Estímulo à violência.
a) A deformação do caráter. 
b) Estímulo à agressividade. 
c) Coisa má diante dos olhos.  
2. Estímulo ao pecado.
a) Adultério e homossexualismo na sala de visitas.
b) A tevê modifica a visão das coisas (Is 5.20). 
3. Como o cristão pode controlar o que vê?
a) Exercendo bom senso (1Ts 5.21).
b) Dando atenção aos filhos (Ef 6.4). 
III. O VALOR E O PERIGO DA MENSAGEM ESCRITA
1. O valor da boa leitura. 
2. O perigo da má literatura.
CONCLUSÃO
O cristão não pode fechar-se numa redoma, alheio a tudo. A recomendação do apóstolo é: “Examinai tudo e retende o bem”. Os meios de comunicação, incluindo a Internet, trazem bem pouca coisa boa, e muita coisa ruim, pecaminosa e destruidora de vidas, de lares, de valores e do bem. É preciso saber filtrar as informações, confrontando-as com os princípios da Palavra de Deus.
O Cristão e os Meios de Comunicação
 
0 MAU USO DA TELEVISÃO
Pr. Elinaldo Renovato de Lima
 
O televisor, em si, não é mau.

É um objeto criado pelo homem para a comunicação de massa. Sua eficiência é indiscutível. O problema da televisão reside no seu uso. Se for usado para o bem ou de maneira adequada, é de grande utilidade.

Por exemplo: na pregação do Evangelho nos dias atuais não se pode, em sã consciência, negar o valor da televisão. Um pregador, num templo, prega para centenas ou para alguns milhares de pessoas. Na tevê, um pregador pode levar a mensagem de Deus a milhões e milhões de pessoas num mesmo instante. E isto ajuda a cumprir o manda-mento de Jesus, que determina pregar "a toda a criatura.

Quem tem amor pelas almas deve encarar isso com realismo. Há aqueles que preferem pregar a cem pessoas, contanto que não se use outro meio mais eficiente, considerado pecado.

O pecado não é o aparelho

O pecado não é o aparelho, nem o seu uso, mas o seu mau uso. Não adianta combater a tevê de modo emocionalista e irracional. Isso só faz despertar mais ainda o interesse pelos seus programas. E preciso colocar as coisas de modo se-reno e firme, usando argumentos que convençam e não os que só servem para demonstrar radicalismo denominacional, às vezes farisaico. Por exemplo, numa igreja, o pastor acabara de combater a televisão de maneira violenta com argumentos grandiloqüentes, dizendo que era pecado, era coisa de Satanás... Logo em seguida, chegava alguém dizendo que a equipe da tevê estava querendo fazer uma reportagem sobre o culto. O pastor, meio confuso, sem saber o que fazer, permitiu a entrada do pessoal. No dia seguinte, ele, que combatera a televisão, aparecia no vídeo, todo sorridente, posando para os repórteres, e falando sobre a grandeza da obra na sua igreja.


O mau uso é o problema

O inimigo não é o televisor, mas o mau uso que se fizer dele. Infelizmente, temos de reconhecer que os prejuízos causados à família pela tevê são bem maiores que os benefícios que ela traz. Como se trata do maior e melhor meio de comunicação de massa, Satanás conseguiu dominar a maior parte da sua programação. Diante desse fato incontestável, desejamos alertar para os males que podem ocorrer do uso sem controle da tevê, isto para orientar as famílias cristãs, e não para, apenas, combater por combater o televisor. Vejamos o que ocorre com o mau uso do televisor:

1) Estímulo á violência

Noventa por cento dos programas "enlatados" ou seja, os filmes importados, estimulam a violência. Esse estímulo vai atingir em cheio a juventude, na fase da formação do seu caráter. Segundo o professor Gaudêncio Torquato, fazendo citação de palavras do ex-ministro Quandt de Oliveira, das Comunicações, ao falar de tevê no 1 Simpósio Nacional sobre a Televisão e a Criança, "uma criança no Brasil; ao atingir 14 anos de idade, já testemunhou 11.000 (onze mil) crimes na tevê. Não se incluindo, neste total, contrabandos, combates, estupros, assaltos e espancamentos que resultam em mortes".

A violência continuada é a tônica dos programas dos canais de tevê e não há opção de escolha para o telespectador. "Uma pesquisa feita por uma equipe, aqui no Brasil durante 200 horas de programação, revelou os seguintes dados: 30 mortes cruéis, 1018 lutas, 3.592 acidentes, 32 roubos, 616 cenas de uso indevido de armas, 57 seqüestros, 819 desafios, 410 trapaças, 86 casos de chantagem e 321 aparições de monstros e animais ferozes" (Cadernos de Comunicação, n9 3,1978, Proal, Pg. 8).

Ora, diante desses fatos angustiantes, perguntamos: -"Quantas horas há na tevê de pregação do Evangelho de Jesus, que pode transformar os homens? quantos exemplos de famílias felizes que possam ser imitados? quantos programas que possam combater os maus programas? De tudo isto, - é verdade - há bem pouco na tevê brasileira. E tempo de se perguntar: "Por que a igreja evangélica não procura unir esforços, no sentido de ocupar espaço na televisão, com a propaganda sadia da evangelização, semeando a boa semente?
Por que as igrejas evangélicas não se unem, numa campanha de evangelização nacional, visando atingir todas as massas do País, por todos os meios de comunicação, incluindo definitivamente a tevê? Certamente, a resposta se refere aos custos muito ele-vados para os programas de televisão. Mas isso não justifica, a nosso ver, pois existem milhares, de igrejas, que, deixando de lado seus interesses próprios, imediatos, pode-riam se unir, formando um "Fundo de Evangelização Nacional", que teria recursos suficientes para gastar na obra dó Senhor. Sinceramente, não vemos impossibilidade nisso.

Cremos que seria melhor ocupar o espaço da televisão com a pregação do Evangelho, do que ficar falando contra a televisão, que, em si, nada tem de errado; ela é neutra; está esperando apenas que a usem corretamente. Se os crentes em Jesus preferem ficar voltados para os interesses denominacionais, ao invés de se preocuparem seriamente com a evangelização, o Diabo vai ocupando os meios de comunicação eficientes, e ganhando mais adeptos para o reino das trevas; vai ceifando vidas através do rádio, da tevê, dos jornais, das revistas...

Cremos firmemente que é melhor acender a luz do que ficar maldizendo a escuridão. Somos contra o mau uso da televisão. Mas somos, também contra o fato de os evangélicos não usarem esse extraordinário meio de comunicação para disseminar a mensagem positiva do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, a única que pode dissipar as trevas da maldade, do pecado. - Será que não somos culpados, por deixar que a nação inteira fique privada de ouvir mais, de ver mais aquilo que é bom, aquilo que constrói, aquilo que salva?

2) estímulo ao pecado

A televisão, na maior parte dos programas, exalta a pecaminosidade. O adultério, a prostituição, as práticas sexuais ilícitas são exaltadas e apresentadas como coisas muito naturais. A traição, a infidelidade conjugal, são o "prato do dia" dos programas, dos filmes e das novelas da tevê. Essas imundícies são jogadas pelo vídeo, na sala de estar, no quarto de dormir de muitos cristãos.

Sem dúvida, isso não é condizente com o ambiente espiritual que deve reinar no lar de um crente. - como se sentiria uma família que, assistindo programas imorais ou violentos, visse Jesus se apresentar no meio da sala - Ficaria feliz, satisfeita , tranqüila? - Como se sentiria uma família que, assistindo programas imorais ou violentos, visse Jesus se apresentar no meio da sala? - Ficaria feliz, satisfeita, tranqüila?...

3) A tevê modifica a visão das coisas

Nas novelas, aquilo que é certo, como o amor conjugal verdadeiro e puro, é visto como coisa errada, ultrapassada. A desobediência aos pais é ensinada. A mansidão, qualidade que deve ser cultivada, é vista como algo desinteressante, mas a violência é exaltada. A pureza sexual é vista como coisa retrógrada. O falso "amor livre" é exaltado. Geralmente, nos programas de tevê, o roubo, a trapaça, são sinônimos de capacidade intelectual, enquanto a honestidade é vista como coisa do passado.

O amor a Deus é relegado ao esquecimento. O materialismo é mostrado como algo muito nobre e elevado. A religião certa é ridicularizada, enquanto as doutrinas de demônios são promovidas. Para estas há bastante espaço na tevê. Os heróis não são os pregadores, os missionários, que dão suas vidas pelas almas perdidas; não são os pais de família honestos; não são os trabalhadores, que, com seu suor, promovem a riqueza da nação; não! Os heróis são os ladrões; são os violentos; são os falsos líderes; são as falsas personagens de ficção; são os adúlteros, são os homossexuais, são as lésbicas, são os tarados.
A tevê está sendo usada pelo Diabo para a destruição dos lares, da fé, da pureza, do pudor, da vergonha, da honestidade e de tudo o que deveria ser preservado na sociedade. Os lares cristãos não podem contribuir para a propa-gação desta avassaladora onda de destruição espiritual e moral. Tudo isso acontece porque o mundo, que "jaz no maligno", está sendo guiado pelos valores deturpados dos guias materialistas do nosso tempo, que, por sua vez, são guiados por Satanás. Mas os cristãos, ao contrário, "são guiados pelo Espírito de Deus" (Rm 8.14).

Diante do perigo do mau uso da tevê, precisamos combater esse mau uso, de maneira sábia e eficaz:

1) É preciso que o uso da tevê seja controlado.

Deve-se examinar tudo e reter somente o bem. O ideal seria que as igrejas, como dissemos antes, ocupassem espaço na televisão, para mostrar o certo, em vez de só falar contra o errado, o que, aliás, não modifica nada. Se não for possível num lar cristão, exercer-se o controle dos programas de tevê, é melhor que nele não haja televisor. Aqui, é preciso cuidado. Se o pai de família é cristão, mas a família não é, parece-nos melhor ter paciência. antes de pensar em se desfazer do televisor. Isso pode chocar, afastando mais a família do Evangelho.

2) É preciso não ocupar o tempo inutilmente

É preciso não ocupar o tempo destinado à oração, à leitura da Bíblia; ao culto doméstico, à conversa com a família, à ida à Igreja, às visitas aos amigos, com os programas de tevê. Se isto não for possível, é melhor não ter televisor em casa. "O altar da devoção não deve ser substituído pelo altar da televisão".

3) E preciso dedicar atenção especial aos filhos
conversando com eles, mostrando por eles interesse e lhes dando o alimento espiritual que precisam, do contrário ficarão e tudo o que a ''babá eletrônica'' lhes oferece para transformá-los, mais tarde, em filhos "biônicos", sem Deus, sem amor, sem salvação.

4) E preciso não permitir que o templo de Deus seja profanado

Nós somos templo de Deus. Os olhos são as portas desse templo. Precisam ser puros. "Não porei COISA MÁ DIANTE DE MEUS OLHOS" (Sl 1O1.3).
 
 
Os dez mandamentos do telespectador cristão
Autor Desconhecido
01. Amarás ao Senhor teu Deus acima de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão.

02. Não farás da imagem do vídeo um outro deus diante do Senhor. Não adorarás seus artistas, nem exibirás seus pôsteres em tua casa, pois teu Deus é Deus zeloso e sentir-se-á enciumado.

03. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, como fazem, a todo momento, os protagonistas das novelas.

04. Guardarás verdadeiramente o dia do Senhor. Não ficarás diante do aparelho na tarde de domingo, mas sairás para visitar alguém que necessite de oração, conforto e estímulo.
05. Honra o culto doméstico com tua família para que teus filhos aprendam o caminho do Senhor e se prolongue a vida espiritual deles. Não permitirás de forma alguma que a televisão impeça esta honra.

06. Não farás da televisão a babá de teus filhos, nem permitirás que vejam televisão noite e dia, sem controle.

07. Não deixarás o aparelho exibir filmes indecentes ou cenas de adultério, para que essas coisas não fiquem em tua mente e te seduzam a esse pecado.

08. Não furtarás teu tempo diante da televisão, deixando de cumprir com o teu dever.

09. Não dirás falso testemunho contra teu próximo, como fazem os participantes das novelas, nem farás uso de suas gírias e palavras inconvenientes.

10. Não cobiçarás o modo de viver, de falar e de vestir dos artistas, nem os produtos que ali são anunciados. Não deixarás que essas coisas determinem tua conduta, nem o teu alimento.

Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

REFLEXÃO

Pr. Elinaldo Renovato de Lima

Prezado visitante. O texto acima, que toma por base o decálogo, tem um sentido muito positivo para nossas vidas como cristãos, pois, nesta era em que vivemos, o poder da informação é muito grande e avassalador sobre as mentes das pessoas.

O volume de dados, de imagens e informações é tão grande que não dá tempo para serem "digeridos" ou avaliados corretamente. Muitos, sem perceber, estão sendo influenciados de modo marcante em sua vida espiritual, emocional, familiar, conjugal e sentimental, pelo poder da mídia televisada.

A TV é um meio excelente para a transmissão de informações e comunicação. Porém, precisa ser controlada, avaliada e pesada, sob um padrão ético seguro e firme, que não mude a cada ano, como ocorre na ética humana.

A ética em que o cristão deve basear-se para avaliar a programação da TV é a que se encontra nos princípios bíblicos, emanados da Palavra de Deus.

Sugiro que leia o Salmo 101.3, que diz: "Não porei coisa má diante de meus olhos..."; leia, ainda Dt 7.26, que proíbe o uso de imagens de escultura dos deuses estranhos. A TV, de certa forma, introduz imagens que são forjadas e preparadas por pessoas, em grande parte, que adoram ídolos e demônios. Leia esse último texto, que diz: " Não introduzirás tal abominação em tua casa, para que não sejas amaldiçoado , semelhante a ela. De todo a detestarás, e de todo a abominarás".

Novelas que exaltam a feitiçaria, a macumba, a bruxaria, bem como as que difundem a corrupção moral, o sexo ilícito, são abominação aos olhos de Deus. Filmes violentos e imorais; desenhos animados que têm mensagens subliminares para as mentes das crianças, não devem ter "ibope" em nossa casa, se somos cristãos. Que Deus nos abençoe mais e mais.
 

http://www.assembleiadedeus-rn.org.br/familia/port/index.htm
 
Questionário da lição 06 - Ev.Luiz Henrique - www.henriqueestudos.cjb.net 
 
Texto Áureo:
1) O que não porei diante de meus olhos ?
(      ) Uma Bíblia      (      ) Um Óculos      (     ) Coisa má     (     ) Coisa de DEUS
Verdade Prática:
2) Como devemos usar os meios de comunicação ?
(      ) Com muito prazer e descansadamente      (     ) Com o temor de Deus e censo crítico      (      ) Despreocupadamente
Introdução:
3) De que maneira devemos viver no mundo ?
(     ) Sem nos contaminarmos com sua pecaminosidade     (     ) Fazendo amizade com todos      (      ) Despreparadamente
Tópico I - O Valor da Multimídia:
4) Como podemos alcançar milhões de pessoas ao mesmo tempo com o evangelho de Cristo ?
(      ) Pregando nas Congregações     (     ) Através da mídia      (     ) Através de cruzadas nas praças
5) De que maneira as agências seculares utilizam a multimídia ?
(     ) Para pregarem o evangelho     (     )Para ensinarem a sã doutrina   (     ) Para disseminarem o mau, quase todo o tempo.
6) Onde encontramos hoje á maior escola de crimes, prostituições, destruições da família, exploração sexual, violência e espiritismo ?
(      ) Na Escola secular     (     ) Na televisão     (      ) Nas Universidades
7) A quem compete assumir a função de sal da Terra e luz do Mundo ?
(      ) A Igreja de Cristo     (      ) A Igreja Secular      (      ) As Salineiras e Faróis
Tópico II - O mau uso da mídia secular:
8) Quantos crimes um adolescente telespectador, de 14 anos, já testemunhou através da TV ?
(     ) 11 mil crimes      (     ) 10 mil crimes     (     ) 05 mil crimes
9) Qual a tônica dos programas de TV ?
(     ) A moralidade e a violência     (     ) A Irmandade e a complacência      (     ) A imoralidade e a violência
10) Qual é a outra forma de comunicação, além da TV, que é poderosa e estimula a promiscuidade e a violência ?
(     ) A Igreja     (     )  A internet     (     ) A Revista da EBD     (      ) A reunião familiar
11) Porque a felicidade muitas vezes jamais é alcançada nos lares ?
(     ) Esposa crente viciada em novela e filhos em programação violenta e homicida     (     ) A Família reunida em culto doméstico
12) Como a TV modifica a visão das coisas ?
(     ) Torcendo as imagens     (     ) Transmitindo em preto e branco     (     ) O certo é visto como errado e o errado como certo.
13) Quem são os heróis da TV ?
(    ) DEUS, JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO   (    ) Ladrões, demagogos, trapaceiros, criminosos, adúlteros e prostitutos.
14) Como o Cristão pode controlar o que vê ?
(      ) Colocando Óculos escuros     (      ) Exercendo o bom senso e dando atenção aos filhos     (     ) Tapando os olhos
15) O que fazer quando não se pode ou não se sabe controlar a TV ?
(      ) Liberá-la totalmente     (      ) Aderindo à sua programação     (     ) Melhor não tê-la.
Tópico III - O Valor e o Perigo da Mensagem Escrita:
16) Segundo levantamentos feitos, quantos crentes já leram a Bíblia toda ?
(     ) 5%     (      ) 10 %.      (     ) 20%      (     ) 30%     (     ) 40%     (     ) 50%
17) Além da Bíblia , o que mais os crentes devem ler ?
(     ) Desenhos em Gibis     (     ) Revistas pornográficas     (     ) Bons livros, revistas e jornais evangélicos.
18) Qual a finalidade da maioria das literaturas encontradas atualmente ?
(     ) Aumentar o amor familiar     (     ) Aumentar o desejo de DEUS      (      ) Edificar a todos no amor de DEUS
(     ) Despertar no leitor o erotismo, luxúria, sensualidade, lascívia e desejo de prostituição.
 Conclusão:
19) Qual o conselho Bíblico dado por Paulo á respeito de tudo isto ( I Ts-5.21,22) ?
(     ) Examinar tudo e fazer de tudo um pouco     (     ) Acostumar-se com tudo     (     ) Examinar tudo e reter o bem.

Colaboração do Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva.

Ajude-nos a promover o evangelho na Internet. Dê o seu voto para o site EBDweb. Você pode votar novamente após 24 horas.
Retorna para lições

Próxima Lição