1 Coríntios 15:29

29

Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles?

Significado do Versículo

O significado exato do versículo não é claro, mas provavelmente se refere a uma prática de batismo em nome de pessoas que já morreram, com a esperança de que isso possa beneficiá-las de alguma forma na vida após a morte.

A maioria das denominações cristãs não pratica o batismo pelos mortos, então não é considerado uma prática cristã comum.

O batismo pelos mortos é uma prática exclusiva da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons).

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina que o batismo pelos mortos é uma prática necessária para que as pessoas que já morreram possam ter a oportunidade de aceitar o evangelho de Jesus Cristo e serem salvas.

Os mórmons realizam o batismo pelos mortos em templos especiais, onde são realizados rituais sagrados em nome de pessoas que já morreram.

A maioria das denominações cristãs não acredita que o batismo pelos mortos seja necessário para a salvação.

A maioria das denominações cristãs não pratica o batismo pelos mortos e não considera essa prática necessária para a salvação.

Explicação de 1 Coríntios 15:29

O versículo 1 Coríntios 15:29 é uma passagem bíblica que tem gerado muitas interpretações ao longo dos anos. Nela, o apóstolo Paulo questiona a prática de alguns cristãos da época de se batizarem pelos mortos, afirmando que se não há ressurreição, então essa prática seria inútil. A passagem é curta e direta, mas sua interpretação tem sido objeto de debate entre estudiosos e teólogos.

O significado do versículo é claro: se não há ressurreição, então não faria sentido se batizar pelos mortos. Mas quem são esses mortos pelos quais se batizavam? Não há uma resposta definitiva, mas é possível que sejam parentes ou amigos que já haviam falecido, e que os vivos queriam ajudar de alguma forma. A prática de se batizar pelos mortos também era comum entre os judeus da época, mas não há muitas referências bíblicas que esclareçam essa prática.

Uma das explicações mais plausíveis é que o batismo pelos mortos seria uma forma de intercessão pelos falecidos, algo que já era comum no Antigo Testamento. Em 2 Macabeus 12:38-46, por exemplo, Judas Macabeu faz ofertas e sacrifícios pelos soldados que haviam morrido em batalha, na esperança de que seus pecados fossem perdoados e que eles alcançassem a salvação. Esse tipo de intercessão pelos mortos também é citado em outras passagens bíblicas, como em Isaías 38:18-19.

Outra explicação para o versículo é que o batismo pelos mortos seria uma forma de mostrar que a ressurreição é real e que um dia todos os mortos serão ressuscitados. Essa interpretação é baseada em passagens como João 5:28-29, onde Jesus afirma que "vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo".

No final das contas, o versículo 1 Coríntios 15:29 é um mistério que ainda não foi completamente decifrado. Suas implicações teológicas e práticas são objeto de discussão até hoje, mas o que fica claro é a importância da ressurreição para a fé cristã. Como Paulo mesmo escreve em 1 Coríntios 15:14, "se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé".

Versões

29

De outra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos? Se de fato os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles?

29

Pensem agora nas pessoas que são batizadas em favor dos mortos : o que é que elas esperam conseguir? Se os mortos não são ressuscitados, por que é que essas pessoas se batizam em favor deles?