1 Samuel 2:27

27

E veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: "Assim diz o Senhor: ‘Acaso não me revelei claramente à família de seu pai, quando eles estavam no Egito, sob o domínio do faraó?

Significado do Versículo

Eli é um sacerdote e juiz de Israel.

O homem de Deus não é identificado pelo nome.

"Assim diz o Senhor" indica que a mensagem é uma palavra direta de Deus.

O pai de Eli é chamado de "sua casa" na passagem, mas é provável que se refira à tribo de Levi.

A revelação de Deus no Egito mostra que Ele tem uma relação especial com a família de Eli e que Ele tem um plano para eles.

Deus está falando com Eli porque ele é o sacerdote e líder espiritual de Israel na época.

A passagem ocorre durante um período de instabilidade política e religiosa em Israel, quando o sacerdócio estava em declínio.

Deus está repreendendo Eli por não ter disciplinado seus filhos, que estavam se comportando mal como sacerdotes.

A passagem é o início de uma série de eventos que levam à queda do sacerdócio de Eli e à ascensão do profeta Samuel como líder espiritual de Israel.

Explicação de 1 Samuel 2:27

O versículo 1 Samuel 2:27 é uma citação de um homem de Deus que veio até Eli para transmitir uma mensagem do Senhor. Ele lembra a Eli que a família de seu pai já havia recebido uma revelação clara de Deus quando estavam no Egito, sob o domínio do faraó.

Eli era o sumo sacerdote de Israel na época e seus filhos, Hofni e Fineias, também eram sacerdotes. Infelizmente, eles eram conhecidos por seu comportamento corrupto e desrespeitoso para com as ofertas e sacrifícios que eram trazidos ao templo. Eles também eram conhecidos por se envolverem em imoralidade sexual com as mulheres que serviam no tabernáculo.

A mensagem do homem de Deus para Eli era um lembrete de que Deus havia escolhido a família de Eli para servir como sacerdotes, mas eles estavam desonrando a Deus com seu comportamento. O homem de Deus avisou que Deus iria punir a família de Eli e que eles perderiam sua posição como sacerdotes.

A história continua com Eli confrontando seus filhos sobre seu comportamento, mas eles se recusam a mudar. Eventualmente, Deus cumpre sua promessa e Hofni e Fineias são mortos em batalha e a linhagem de Eli é cortada.

Esta história é um lembrete poderoso de que Deus espera que aqueles que o servem o façam com integridade e respeito. Quando aqueles que são chamados para liderar e servir em nome de Deus se desviam do caminho certo, eles enfrentam as consequências de suas ações.

Versões

27

Um homem de Deus veio a Eli e disse: — Assim diz o Senhor : "Por acaso não me manifestei à casa de seu pai, quando os israelitas ainda estavam no Egito, na casa de Faraó?

27

Então um profeta procurou Eli e lhe deu esta mensagem de Deus, o Senhor : — Eu me revelei ao seu antepassado Arão quando ele e a sua família eram escravos no Egito.