1 Samuel 22:15

15

Será que foi essa a primeira vez que consultei a Deus em favor dele? Certamente que não! Que o rei não acuse a mim, seu servo, nem qualquer um da família de meu pai, pois seu servo nada sabe acerca do que está acontecendo".

Significado do Versículo

O autor do versículo é um dos sacerdotes de Saul, que se chama Doeg.

O "ele" mencionado nesse versículo é Davi, que estava fugindo de Saul.

Doeg está sendo acusado pelo rei porque ele revelou a Saul que os sacerdotes de Nobe haviam ajudado Davi.

Doeg menciona a família de seu pai para enfatizar que ele não tem nenhuma ligação com Davi ou com a conspiração contra Saul.

Doeg afirma que não é a primeira vez que ele consultou Deus em favor de alguém para mostrar que ele não agiu de forma imprudente ao ajudar Davi.

O rei mencionado nesse versículo é Saul.

O contexto histórico desse versículo é a perseguição de Saul a Davi, que se tornou seu rival pelo trono de Israel.

Esse versículo é importante porque mostra a lealdade de Doeg a Saul, mas também revela a crueldade e a paranoia do rei.

Podemos aprender com esse versículo a importância da lealdade e da honestidade, mesmo em situações difíceis.

Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos da importância de agir com integridade e de buscar a orientação de Deus em todas as situações.

Explicação de 1 Samuel 22:15

1 Samuel 22:15 é um versículo que faz parte da história do rei Saul, que estava perseguindo Davi, que havia sido ungido por Deus para ser o próximo rei de Israel. Nesse versículo, um dos servos do rei, Doegue, se defende das acusações de Saul, afirmando que não tinha conhecimento do que estava acontecendo e que não era a primeira vez que consultava a Deus em favor de Davi.

Doegue era um edomita que havia se juntado ao exército de Saul. Ele é mencionado em outras passagens bíblicas, como em 1 Samuel 21:7, onde é descrito como o chefe dos pastores de Saul. No entanto, Doegue se tornou conhecido por sua traição a Davi, ao revelar ao rei que o sacerdote Aimeleque havia ajudado Davi e seus homens.

A explicação mais provável para o versículo 1 Samuel 22:15 é que Doegue estava tentando se eximir da culpa de ter traído Davi. Ele afirmava que não sabia do que estava acontecendo, mas na verdade ele havia visto Davi recebendo ajuda do sacerdote Aimeleque e havia relatado isso ao rei. Doegue estava tentando se justificar diante de Saul, mas sua traição já havia sido descoberta.

Essa história nos ensina sobre a importância da honestidade e da lealdade. Doegue traiu Davi e mentiu para se proteger, mas acabou sendo descoberto e punido por suas ações. Devemos ser honestos em nossas relações e não trair a confiança daqueles que nos cercam. Além disso, devemos ser leais a Deus e seguir seus mandamentos, mesmo que isso signifique enfrentar dificuldades e perseguições.

Versões

15

Por acaso foi essa a primeira vez que consultei Deus em favor dele? Não! Que o rei jamais acuse este seu servo, nem ninguém da casa de meu pai, pois este seu servo de nada soube de tudo isso, nem muito nem pouco.

15

Será que esta foi a primeira vez que eu perguntei a Deus o que Davi devia fazer? Claro que não! O senhor não deve acusar a mim nem ninguém da minha família de estarmos fazendo planos contra o senhor. Não sei nada a respeito disso!