1 Tessalonicenses 2:16

16

esforçando-se para nos impedir que falemos aos gentios, e estes sejam salvos. Dessa forma, vão sempre completando a medida dos seus pecados. Sobre eles, finalmente, veio a ira.

Significado do Versículo

Os judeus estavam se esforçando para impedir que os apóstolos falassem aos gentios.

Eles queriam impedir que os gentios se convertessem ao cristianismo porque acreditavam que a salvação era apenas para os judeus.

Eles estavam completando a medida de seus pecados ao rejeitarem a mensagem do evangelho e perseguirem os cristãos.

"A medida de seus pecados" significa que eles estavam acumulando mais e mais pecados, tornando-se cada vez mais culpados diante de Deus.

A ira de Deus veio sobre eles por causa de sua incredulidade e perseguição aos cristãos.

A ira de Deus foi manifestada através de julgamentos e punições divinas.

Os gentios mencionados neste versículo são aqueles que ainda não haviam se convertido ao cristianismo.

Os gentios poderiam ser salvos através da fé em Jesus Cristo.

Os apóstolos estavam pregando aos gentios para que eles pudessem conhecer a verdade sobre Jesus Cristo e serem salvos.

A mensagem principal deste versículo é que a incredulidade e a perseguição aos cristãos resultam na ira de Deus.

Explicação de 1 Tessalonicenses 2:16

A ira de Deus contra aqueles que impedem a salvação dos gentios

O versículo 1 Tessalonicenses 2:16 fala sobre a ira de Deus que virá sobre aqueles que impedem a pregação do evangelho aos gentios, fazendo com que estes não sejam salvos. Essa referência bíblica é uma advertência aos que se opõem à propagação da palavra de Deus e, consequentemente, à salvação daqueles que ainda não conhecem a verdade.

A história por trás desse versículo começa com a pregação de Paulo e Silas na cidade de Tessalônica. Eles pregavam o evangelho aos judeus e gentios, mas alguns judeus ficaram com inveja e começaram a perseguir os apóstolos. Eles incitaram uma multidão e acusaram Paulo e Silas de agir contra as leis romanas. Como resultado, os apóstolos tiveram que fugir da cidade.

No entanto, mesmo depois de deixar Tessalônica, Paulo continuou preocupado com a igreja que havia fundado lá. Ele enviou Timóteo para saber como estavam os irmãos e se eles estavam perseverando na fé. Quando Timóteo voltou com boas notícias, Paulo escreveu uma carta aos tessalonicenses para encorajá-los e exortá-los a continuar firmes na fé.

Nessa carta, Paulo fala sobre a oposição que ele e Silas enfrentaram em Tessalônica e como os judeus tentaram impedir que eles pregassem aos gentios. Ele diz que esses judeus "não agradam a Deus e são contrários a todos os homens, impedindo-nos de pregar aos gentios para que estes sejam salvos" (1 Tessalonicenses 2:15-16).

Paulo está dizendo que esses judeus não estão agindo de acordo com a vontade de Deus, que deseja que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:4). Eles estão impedindo a salvação dos gentios ao se oporem à pregação do evangelho. E, como resultado, eles estão acumulando pecados e a ira de Deus virá sobre eles.

Essa referência bíblica é uma advertência para todos nós que somos chamados a pregar o evangelho. Devemos estar atentos aos que se opõem à mensagem de salvação e não desistir de proclamar a verdade, mesmo diante da oposição. E, acima de tudo, devemos lembrar que a salvação é para todos e que Deus deseja que todos sejam salvos.

Versões

16

a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, caiu sobre eles, definitivamente.

16

Tentam até nos impedir de anunciarmos a mensagem de salvação aos não judeus. Com isso eles completam o total dos pecados que eles têm cometido. Mas agora o castigo de Deus caiu finalmente sobre eles.