1 Tessalonicenses 4:14

14

Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

Significado do Versículo

"Aqueles que nele dormiram" se refere aos cristãos que morreram antes da volta de Jesus.

Os que "dormiram" são os cristãos que já morreram.

Eles serão ressuscitados e levados com Jesus quando ele voltar.

Deus trará aqueles que dormiram através da ressurreição.

"Mediante Jesus" significa que é através de Jesus que a ressurreição acontecerá.

"Juntamente com ele" significa que os que dormiram serão levados com Jesus na sua volta.

Podemos ter certeza de que Deus trará aqueles que dormiram porque ele prometeu isso na Bíblia.

"Cremos que Jesus morreu e ressurgiu" significa que acreditamos na morte e ressurreição de Jesus como um fato histórico e espiritualmente significativo.

A ressurreição de Jesus é importante porque é através dela que a morte é vencida e a vida eterna é possível.

Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje lembrando que a morte não é o fim e que temos a esperança da ressurreição e da vida eterna em Jesus.

Explicação de 1 Tessalonicenses 4:14

A esperança da ressurreição dos mortos em Cristo

A Bíblia nos ensina que a morte é uma realidade inevitável para todos os seres humanos. Desde a queda do homem no jardim do Éden, a morte tornou-se uma consequência do pecado. No entanto, para os que creem em Jesus Cristo, a morte não é o fim, mas sim o começo de uma nova vida na presença de Deus. Essa é a mensagem de esperança que encontramos em 1 Tessalonicenses 4:14.

O apóstolo Paulo escreveu essa carta aos cristãos de Tessalônica para encorajá-los em sua fé e orientá-los em relação a alguns aspectos práticos da vida cristã. Uma das questões que ele aborda é a da morte dos crentes. Ele começa o capítulo 4 dizendo: "Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais" (1 Tessalonicenses 4:1).

Em seguida, Paulo fala sobre a importância da pureza sexual e da santidade na vida dos crentes. Ele enfatiza que Deus nos chamou para a santidade e que devemos evitar a imoralidade sexual, que é contrária à vontade de Deus (versículos 3-8). Depois disso, ele passa a falar sobre a morte dos crentes.

Paulo diz que não quer que os tessalonicenses fiquem "na ignorância acerca dos que dormem" (versículo 13). Ele usa a metáfora do sono para se referir à morte dos crentes, porque para eles a morte não é um estado permanente, mas sim um período de descanso antes da ressurreição. Paulo explica que, assim como Jesus morreu e ressuscitou, também os que morreram em Cristo serão ressuscitados por Deus (versículo 14).

Essa é uma verdade fundamental da fé cristã: a ressurreição dos mortos. Paulo fala sobre isso em outras cartas também, como em 1 Coríntios 15:20-23, onde ele diz que "Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que dormem" e que "em Cristo todos serão vivificados, cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem" (versículos 20, 23).

A ressurreição é a esperança dos crentes em Cristo. É o momento em que os que morreram em Cristo serão reunidos com ele para sempre. Paulo diz que Deus trará os que dormiram em Jesus juntamente com ele (1 Tessalonicenses 4:14). Em outras palavras, quando Jesus voltar, os mortos em Cristo ressuscitarão para se encontrar com ele nos ares (versículo 17).

Essa é uma mensagem de esperança e consolo para os que perderam entes queridos em Cristo. Sabemos que a morte não é o fim, mas sim o começo de uma nova vida na presença de Deus. E sabemos que um dia, quando Jesus voltar, seremos reunidos com os que amamos e com ele para sempre. Essa é a nossa esperança em Cristo.

Versões

14

Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, na companhia dele, os que dormem.

14

Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.