1 Timóteo 1:10

10

para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.

Significado do Versículo

Imoralidade sexual refere-se a qualquer atividade sexual que vá contra os princípios bíblicos, como o adultério, a fornicação, a prostituição, a pornografia, entre outros.

Homossexuais são aqueles que têm atração sexual por pessoas do mesmo sexo.

Seqüestradores são aqueles que raptam ou mantêm alguém em cativeiro contra a sua vontade.

Mentira é qualquer afirmação falsa ou enganosa.

Jurar falsamente é fazer um juramento ou promessa que não é cumprido.

A sã doutrina refere-se ao ensinamento correto e fiel das Escrituras.

A igreja, liderada pelo Espírito Santo, é responsável por ensinar e preservar a sã doutrina.

Aqueles que praticam essas coisas estão em pecado e enfrentarão a justiça de Deus.

Devemos amar e compartilhar o evangelho com aqueles que praticam essas coisas, mas também devemos confrontá-los com a verdade e encorajá-los a se arrependerem.

Podemos ajudar aqueles que praticam essas coisas orando por eles, oferecendo apoio e encorajamento, e compartilhando a verdade do evangelho com eles.

Explicação de 1 Timóteo 1:10

O versículo 1 Timóteo 1:10 é uma referência bíblica que fala sobre a imoralidade sexual, homossexualidade, seqüestro, mentira, falsos juramentos e oposição à sã doutrina. Esses são comportamentos que vão contra os ensinamentos de Deus e, portanto, são considerados pecados.

Na Bíblia, há muitas passagens que condenam a imoralidade sexual e a homossexualidade. Por exemplo, em Levítico 18:22, está escrito: "Não te deitarás com um homem como se fosse mulher; isso é abominação". Além disso, em 1 Coríntios 6:9-10, Paulo escreve: "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes herdarão o reino de Deus".

Seqüestro é outro comportamento que é condenado na Bíblia. Em Êxodo 21:16, está escrito: "Quem raptar alguém e o vender, ou se for encontrado em sua mão, certamente será morto".

A mentira e os falsos juramentos também são condenados na Bíblia. Em Provérbios 12:22, está escrito: "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem com fidelidade são o seu deleite". Além disso, em Mateus 5:33-37, Jesus ensina que devemos ser sinceros em nossas palavras e não fazer falsos juramentos.

Por fim, a oposição à sã doutrina é um comportamento que vai contra os ensinamentos de Deus. Em 2 Timóteo 4:3-4, Paulo escreve: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas".

O versículo 1 Timóteo 1:10 é uma advertência para aqueles que praticam esses comportamentos pecaminosos. Deus não aprova essas atitudes e, portanto, aqueles que as praticam devem se arrepender e buscar a santidade. A sã doutrina é a base da fé cristã e devemos nos esforçar para seguir os ensinamentos de Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Versões

10

para os que praticam a imoralidade, para os que se entregam a práticas homossexuais, para os sequestradores, para os mentirosos, para os que fazem juramento falso e para tudo o que se opõe à sã doutrina,

10

E para os imorais, os homossexuais, os sequestradores, os mentirosos, os que dão falso testemunho e para os que fazem qualquer outra coisa que é contra o verdadeiro ensinamento.