1 Timóteo 2:6

6

o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

Significado do Versículo

O "qual" se refere a Jesus Cristo.

"Se entregou a si mesmo como resgate" significa que Jesus deu sua vida como pagamento pelos pecados da humanidade.

Foi necessário um resgate porque a humanidade estava em dívida com Deus devido ao pecado.

"Todos" se refere a toda a humanidade.

"Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo" significa que a morte de Jesus foi testemunhada por muitas pessoas durante sua vida terrena.

O contexto dessa passagem é a instrução de Paulo a Timóteo sobre como orar pelos governantes e viver uma vida piedosa.

Essa passagem se relaciona com a salvação porque a morte de Jesus foi o meio pelo qual a humanidade pode ser salva.

Essa passagem se relaciona com a expiação porque a morte de Jesus foi o sacrifício que removeu o pecado da humanidade.

Essa passagem se relaciona com a doutrina da Trindade porque mostra que Jesus, como o Filho de Deus, se entregou como resgate.

Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas sobre a morte de Jesus, como João 3:16 e Romanos 5:8, que também falam sobre o amor de Deus e a salvação através da morte de Jesus.

Explicação de 1 Timóteo 2:6

O versículo 1 Timóteo 2:6 fala sobre a entrega de Jesus Cristo como resgate por todos. Essa passagem bíblica é uma das mais importantes para os cristãos, pois mostra o amor e a misericórdia de Deus por toda a humanidade.

Jesus Cristo é a personalidade central dessa citação, e Ele é mencionado em diversas passagens bíblicas como o Filho de Deus, o Salvador da humanidade e o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Em João 3:16, por exemplo, é dito que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

A entrega de Jesus Cristo como resgate por todos é um ato de amor incondicional, que mostra a disposição de Deus em perdoar e salvar a humanidade. Esse resgate foi pago com o sangue de Jesus na cruz do Calvário, como é mencionado em Hebreus 9:22: "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados".

O testemunho dado em seu próprio tempo se refere à época em que Jesus Cristo viveu na Terra e realizou seus milagres e ensinamentos. Esse testemunho foi dado por diversas pessoas, como os discípulos, os líderes religiosos e até mesmo os romanos que o crucificaram. Em João 19:7, por exemplo, é dito que os líderes religiosos acusaram Jesus de se fazer Filho de Deus, o que mostra que seu testemunho era conhecido por muitos.

A mensagem principal desse versículo é que Jesus Cristo é o único caminho para a salvação, e que seu sacrifício na cruz foi um ato de amor que nos libertou do pecado e da morte. Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus e amar uns aos outros como Ele nos amou, como é mencionado em João 13:34: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros".

Em resumo, o versículo 1 Timóteo 2:6 nos ensina sobre o amor e a misericórdia de Deus por toda a humanidade, e sobre a importância do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário como resgate por todos. Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus e amar uns aos outros como Ele nos amou, para que possamos viver em paz e harmonia uns com os outros.

Versões

6

que deu a si mesmo em resgate por todos, testemunho que se deve dar em tempos oportunos.

6

que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos.