2 Pedro 1:12

12

Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

Significado do Versículo

O autor do livro de 2 Pedro é o apóstolo Pedro.

Pedro está se dirigindo aos cristãos que estavam enfrentando perseguição e falsos ensinamentos.

Pedro está tentando lembrar aos seus leitores sobre a verdade do evangelho e a importância de permanecerem firmes nessa verdade.

Estar "solidamente firmado na verdade" significa ter uma fé inabalável em Jesus Cristo e em seus ensinamentos.

Podemos nos manter firmes na verdade através da oração, estudo da Bíblia e comunhão com outros cristãos.

É importante lembrar essas coisas para não sermos enganados por falsos ensinamentos e para permanecermos fiéis a Jesus Cristo.

As "coisas" que Pedro está lembrando incluem a salvação em Jesus Cristo, a santidade, a paciência e a perseverança.

O contexto histórico e cultural desse versículo é a perseguição aos cristãos e a disseminação de falsos ensinamentos na igreja primitiva.

Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos da verdade do evangelho e permanecendo firmes em nossa fé, mesmo diante de perseguição e falsos ensinamentos.

A mensagem geral do livro de 2 Pedro é a importância de permanecer firme na verdade do evangelho e evitar falsos ensinamentos que podem levar à perdição.

Explicação de 2 Pedro 1:12

A importância de relembrar a verdade

A carta de 2 Pedro foi escrita por um dos discípulos de Jesus, Pedro, para uma comunidade cristã que enfrentava desafios e perseguições. Nessa carta, Pedro exorta os cristãos a permanecerem firmes na fé e a não se deixarem levar por falsos ensinamentos.

No versículo 12 do primeiro capítulo, Pedro expressa sua preocupação em relembrar aos cristãos as verdades que eles já conheciam. Ele sabia que, mesmo tendo recebido o conhecimento da verdade, era possível que eles se esquecessem ou se desviassem dela.

Pedro não estava apenas preocupado com a memória dos cristãos, mas com a sua firmeza na verdade. Ele sabia que a verdade é a base da fé cristã e que, sem ela, os cristãos estariam vulneráveis a todo tipo de engano.

Por isso, Pedro se compromete a sempre lembrar os cristãos das verdades que eles já conheciam. Ele não queria que eles se tornassem fracos na fé ou que se desviassem da verdade.

Essa exortação de Pedro é importante para nós hoje em dia. Assim como os cristãos daquela época, nós também enfrentamos desafios e perseguições. E, assim como eles, precisamos nos manter firmes na verdade.

Muitas vezes, podemos nos esquecer das verdades que já conhecemos ou nos deixar levar por falsos ensinamentos. Por isso, é importante que estejamos sempre relembrando a nós mesmos e aos outros as verdades da fé cristã.

Assim como Pedro, devemos ter o cuidado de lembrar as verdades que já conhecemos e de nos mantermos firmes na verdade. Somente assim poderemos enfrentar os desafios da vida cristã e permanecer fiéis a Deus.

Versões

12

Por esta razão, sempre estarei pronto para fazer com que vocês se lembrem destas coisas, embora já as conheçam e tenham sido confirmados na verdade que receberam.

12

Por isso, farei sempre com que vocês lembrem dessas coisas, embora já as conheçam e estejam firmes na verdade que receberam.