2 Reis 10:19

19

Por isso convoquem todos os profetas de Baal, todos os seus ministros e todos os seus sacerdotes. Ninguém deverá faltar, pois oferecerei um grande sacrifício a Baal. Quem não vier, morrerá". Mas Jeú estava agindo traiçoeiramente, a fim de exterminar os ministros de Baal.

Significado do Versículo

Jeú convocou os profetas de Baal.

O objetivo do sacrifício era honrar Baal.

Ninguém deveria faltar à convocação porque Jeú queria exterminar os ministros de Baal.

Quem não viesse morreria.

Jeú estava agindo traiçoeiramente.

O plano de Jeú era exterminar os ministros de Baal.

Jeú queria exterminar os ministros de Baal porque eles adoravam um deus falso.

Os ministros de Baal eram sacerdotes que adoravam o deus Baal.

A religião dos ministros de Baal era politeísta.

Jeú conseguiu convocar todos os ministros de Baal através de uma estratégia astuta.

Explicação de 2 Reis 10:19

A traição de Jeú contra os ministros de Baal

Jeú, um dos reis de Israel, estava determinado a acabar com a adoração a Baal em seu reino. Para isso, ele convocou todos os ministros, sacerdotes e profetas do deus pagão para um grande sacrifício. Jeú prometeu que ninguém faltaria, e que quem não comparecesse seria punido com a morte.

Os ministros de Baal, acreditando que estavam prestes a participar de um grande ritual em honra ao seu deus, compareceram em massa ao local do sacrifício. Jeú os recebeu com falsa cordialidade, oferecendo-lhes banquetes e bebidas. Enquanto isso, seus soldados cercavam o local, prontos para agir.

Quando todos estavam embriagados e desprevenidos, Jeú ordenou que seus soldados atacassem os ministros de Baal. Eles foram mortos impiedosamente, um por um, sem chance de defesa. Jeú não poupou ninguém, nem mesmo os que tentaram se esconder ou implorar por misericórdia.

Ao final da chacina, Jeú ordenou que os corpos fossem jogados em um monte de esterco, como forma de desonrá-los ainda mais. Ele então mandou destruir todos os templos e altares de Baal em Israel, cumprindo assim sua missão de erradicar a adoração a esse deus pagão.

O versículo em questão, 2 Reis 10:19, é uma referência a essa história de traição e violência. Jeú convocou os ministros de Baal para um grande sacrifício, mas na verdade estava armando uma emboscada para matá-los. Ele agiu de forma traiçoeira e cruel, sem respeitar a vida dos seus inimigos.

Essa história é um exemplo de como a religião pode ser usada como pretexto para a violência e a opressão. Jeú acreditava que estava fazendo a vontade de Deus ao matar os ministros de Baal, mas na verdade estava agindo por interesses políticos e pessoais. É um alerta para que não confundamos nossa fé com nossos desejos egoístas, e que não usemos a religião como justificativa para a violência.

Versões

19

Por isso, tragam, agora, à minha presença todos os profetas de Baal, todos os seus adoradores e todos os seus sacerdotes. Que não falte nenhum, pois tenho um grande sacrifício a oferecer a Baal. Todo aquele que faltar será morto. Porém Jeú fazia isto com astúcia, para destruir os adoradores de Baal.

19

Portanto, reúnam agora todos os profetas de Baal, todos os seus adoradores e todos os seus sacerdotes. Que não falte nenhum, pois eu vou oferecer um grande sacrifício a Baal, e quem não vier será morto! Mas esse era um jeito de Jeú enganar os adoradores de Baal para poder matá-los.