2 Reis 11:4

4

No sétimo ano, o sacerdote Joiada mandou chamar à sua presença no templo do Senhor os líderes dos batalhões de cem dos cários e dos guardas. E fez um acordo com eles, fazendo-os jurar no templo do Senhor. Então lhes mostrou o filho do rei

Significado do Versículo

O sacerdote Joiada chamou os líderes dos batalhões de cem e dos guardas.

Joiada chamou os líderes no templo do Senhor.

Isso aconteceu no sétimo ano.

Joiada fez um acordo com os líderes, fazendo-os jurar no templo do Senhor.

Joiada mostrou o filho do rei aos líderes.

O filho do rei não é mencionado pelo nome na passagem.

Joiada chamou os líderes para fazer um acordo com eles.

O objetivo de Joiada era proteger o filho do rei e colocá-lo no trono.

Os líderes apoiaram o filho do rei e o colocaram no trono.

O contexto histórico dessa passagem é a sucessão do trono de Judá após a morte do rei Acazias.

Explicação de 2 Reis 11:4

A conspiração liderada pelo sacerdote para proteger o herdeiro do trono

Há muito tempo, no reino de Judá, o rei Atalia governava com mão de ferro. Ela havia assumido o trono após a morte de seu filho, o rei Acazias, e matado todos os seus descendentes para garantir sua posição. No entanto, um bebê sobreviveu ao massacre e foi escondido no templo do Senhor pelo sumo sacerdote Joiada.

Sete anos se passaram e Joiada decidiu que era hora de agir. Ele convocou os líderes dos batalhões de cem dos cários e dos guardas para uma reunião no templo do Senhor. Lá, ele fez um acordo com eles, fazendo-os jurar lealdade ao jovem príncipe Joás, o filho do rei Acazias.

Joiada então mostrou o menino aos líderes e ordenou que eles o protegessem com suas vidas. Ele também instruiu os guardas a cercarem o templo e garantir que ninguém entrasse ou saísse sem permissão.

No dia seguinte, Joiada apresentou Joás ao povo de Judá como o verdadeiro herdeiro do trono. A multidão aclamou o menino como rei e Atalia ficou furiosa ao saber da conspiração. Ela tentou impedir a coroação de Joás, mas foi capturada pelos guardas e executada.

Joás reinou em Judá por 40 anos, guiado pelos conselhos de Joiada. Durante seu reinado, ele restaurou o templo do Senhor e promoveu a adoração a Deus. No entanto, após a morte de Joiada, Joás se afastou do Senhor e permitiu que o povo de Judá adorasse ídolos.

Em resumo, o versículo 2 Reis 11:4 descreve a conspiração liderada pelo sacerdote Joiada para proteger o herdeiro do trono de Judá e garantir sua coroação como rei. A história mostra a importância da lealdade e da proteção dos inocentes, bem como a consequência da desobediência a Deus.

Versões

4

No sétimo ano, Joiada mandou chamar os capitães dos cários e da guarda e reuniu-se com eles na Casa do Senhor . Fez uma aliança com eles, pedindo que jurassem na Casa do Senhor . Então lhes mostrou o filho do rei

4

Mas no sétimo ano o sacerdote Joiada mandou chamar os oficiais encarregados dos guarda-costas e dos guardas do palácio e disse que viessem ao Templo. Ali ele fez com que jurassem concordar com o que ele havia planejado fazer. Então lhes mostrou Joás, o filho do rei Acazias,