Wordpress Themes

A Sedução das Drogas

Jovens apontam três motivos para serem seduzidos pelas drogas: mau relacionamento com os pais, curiosidade ou influência de amigos. A revelação está em pesquisa feita pela Lincx - Serviços de Saúde com estudantes de 15 a 18 anos, de alta classe média de São Paulo. As respostas surpreendem:

Um apelo aos pais

“O jovem vai se tornar usuário, a partir do momento em que ele tem problemas com os pais, amigos, colégio e até consigo mesmo.os pais deveriam conversar mais com os filhos, desde pequenos, para terem informação e formação para passar sobre as barreiras das drogas”. (estudante, 16 anos)

“Os jovens de hoje em dia têm uma liberdade muito grande e isso ajuda os adolescents a entrarem nesse grande mundod as drogas”. (16 anos, segundo colegial)

“Geralmente, os jovens entram no mundod as drogas para se autoafirmar, por problemas de família, falta de personbalidade ou até mesmo curiosidade. não sou usuário proque acredito que há modos muito mais práticos de ser feliz.”(estudante, 16 anos)

“Alguns jovens procuram a droga pois se sentem solitários ou procuram a droga para se esconder dos próprios problemas. Acham que a droga vai defenê-lo de algo mas só traz problemas”. ( 17 anos, terceiro colegial)

“Por que os jovens usam drogas? Porque teve problema com a família. Por querer sentir algo diferente”. (garoto, 16 anos)

“Conheço muitas pessoas que usam drogas pra chamar a atenção dos pais”. (16 anos, segundo colegial)

“Não sou usuária mas tenho vários amigos que usam. O que está em questão é o desafio aos pais. Entrei na do cigarro e já são uns quatro anos de dependência. Se eu não tive cabeça para entrar nessa, imagine agora para sair!”. (18 anos, terceiro colegial)

Curiosidade

“Muitos jovens, por terem curiosidade, como todos temos, acabam entrando numa fria e depois dificilmente conseguem sair do vício”. (17 anos, terceiro colegial)

“Na minha opinião, a primeira coisa que fascina os jovens a respeito das drogas é a curiosidade de uma coisa nova, a novidade desperta uma curiosidade enorme, principalmente nas pessoas menos informadas, que não sabem seus males”. (16 anos, segundo colegial)

“Alguns jovens começam a ser usuários de drogas por curiosidade, pois muita gente usa e fala que é muito bom, essa curiosidade faz o jovem experimentar, pois é fácil adquirir drogas hoje em dia”. (16 anos, segundo colegial)

“Acho que há jovens que usam drogas para chamar a atenção, par se mostrarem aos outros, pensando que, porque usam drogas, são mais evoluídos que os outros jovens”. (16 anos, estudante)

Influência dos amigos

“Muitos jovens experimentam drogas por influência dos outros, alguns pra se achar o descolado da turma e muitas vezes eles acabam em clínicas”. (16 anos, segundo colegial)

“Acho que jovens usam drogas por pressão dos amigos drogados”. (17 anos, terceiro colegial)

“Um dos problemas mais comuns entre os jovens é a falta de personalidade e a facilidade com que são induzidos a determinadas atitudes. Na minha opinião, um usuário de drogas não tem cabeça, como dizem, opinião própria, e é levado a esse mundo principalmente por grupos de amigos”. (16 anos, segundo colegial)

“Tenho amigos que usam, já me ofereceram, mas nunca quis me envolver com isso. Gostaria de saber como ajudar meus amigos a saírem das drogas”. (16 anos, primeiro colegial)

E VOCÊ, O QUE ACHA?

Publicado no site da Dr. Shirley de Campos

converter em pdf.

Comente.