Apocalipse 11:3

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Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco".

Significado do Versículo

As duas testemunhas são frequentemente identificadas como Elias e Moisés ou como representantes do Antigo e do Novo Testamento.

O poder dado a elas é a capacidade de testemunhar e proclamar a verdade de Deus com autoridade e poder divino.

Mil duzentos e sessenta dias representa um período de tempo simbólico que se refere à tribulação e perseguição que a igreja enfrentará antes da volta de Cristo.

Vestir pano de saco era uma prática comum entre os profetas do Antigo Testamento como um sinal de humildade e arrependimento.

As duas testemunhas precisam profetizar vestidas de pano de saco para enfatizar a importância da humildade e do arrependimento em nossa vida espiritual.

As duas testemunhas representam a fidelidade e a perseverança da igreja de Deus em meio à perseguição e tribulação.

As duas testemunhas são um lembrete da importância da fidelidade e da obediência à Palavra de Deus para a igreja.

Após os mil duzentos e sessenta dias, as duas testemunhas serão mortas e ressuscitadas diante dos olhos do mundo inteiro.

O número mil duzentos e sessenta é simbólico e representa um período de tempo limitado em que a igreja enfrentará tribulação e perseguição antes da volta de Cristo.

Podemos aplicar a mensagem das duas testemunhas em nossas vidas hoje, lembrando-nos da importância da fidelidade, da humildade e da obediência à Palavra de Deus em meio às dificuldades e desafios da vida.

Explicação de Apocalipse 11:3

As Duas Testemunhas: A Profecia do Pano de Saco

Em Apocalipse 11:3, há uma referência às Duas Testemunhas que receberão poder divino para profetizar durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco. Essa passagem tem sido objeto de interpretações diversas ao longo dos séculos, mas sua história remonta a um contexto específico dentro da tradição judaica.

Segundo alguns estudiosos, as Duas Testemunhas seriam uma referência aos profetas Elias e Enoque, que teriam sido arrebatados ao céu sem passar pela morte. Outros sugerem que se trata de uma metáfora para a Igreja e a Lei, ou para a Palavra de Deus e o Espírito Santo. No entanto, para compreender o significado original dessa passagem, é preciso voltar aos tempos do Antigo Testamento.

O pano de saco era um tecido grosseiro utilizado pelos hebreus como sinal de luto, arrependimento e humildade diante de Deus. Em diversas ocasiões, os profetas usaram essa vestimenta para expressar sua dor pelas injustiças e pecados do povo de Israel, e para chamar a atenção para a necessidade de se voltar ao caminho da justiça e da piedade. Além disso, o pano de saco era um símbolo de pobreza e simplicidade, em contraste com os trajes luxuosos dos poderosos.

No livro de Zacarias, há uma passagem que pode ter inspirado a referência às Duas Testemunhas em Apocalipse. O profeta vê diante de si um candelabro de ouro com sete lâmpadas, e ao lado dele duas oliveiras, uma à direita e outra à esquerda. Quando Zacarias pergunta ao anjo que o acompanhava o que significavam esses símbolos, ele responde: "São os dois ungidos que assistem ao Senhor de toda a terra" (Zc 4:14).

Essa imagem dos dois ungidos, ou dois escolhidos, pode ter sido associada posteriormente às Duas Testemunhas de Apocalipse. De acordo com a tradição judaica, a vinda do Messias seria precedida pela volta de Elias e Enoque, que teriam a missão de preparar o caminho para o Salvador. Assim, a profecia das Duas Testemunhas pode ter sido interpretada como um sinal do fim dos tempos e da vinda do Reino de Deus.

No entanto, a mensagem das Duas Testemunhas não se limita a um contexto escatológico. Elas são chamadas a profetizar durante um tempo determinado, vestidas de pano de saco, ou seja, a proclamar a verdade de Deus com humildade e simplicidade, sem se deixar seduzir pelos poderes deste mundo. Sua missão é denunciar a opressão, a idolatria e a injustiça, e anunciar a chegada do Reino de Deus, que virá para transformar a história e restaurar a dignidade humana.

Assim, a profecia do pano de saco nos convida a refletir sobre nossa própria relação com Deus e com os outros. Será que estamos dispostos a nos vestir de humildade e simplicidade, a reconhecer nossas fraquezas e limitações, a denunciar as injustiças e a lutar por um mundo mais justo e fraterno? Será que estamos prontos para ouvir a voz das Duas Testemunhas, que nos chamam a seguir o caminho da verdade e da vida?

Versões

3

Darei autoridade às minhas duas testemunhas para que profetizem durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.

3

Eu enviarei as minhas duas testemunhas, vestidas com roupa feita de pano grosseiro, e elas anunciarão a mensagem de Deus durante mil duzentos e sessenta dias.