Atos 1:2

2

até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.

Significado do Versículo

Jesus foi elevado ao céu.

Jesus deu instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos antes de ser elevado ao céu.

Os apóstolos escolhidos por Jesus receberam as instruções do Espírito Santo.

Jesus escolheu os apóstolos.

O propósito das instruções era preparar os apóstolos para a missão de espalhar o evangelho.

As instruções foram dadas por meio do Espírito Santo.

O Espírito Santo foi necessário para dar as instruções porque Ele é o Consolador e Guia da Igreja.

Os apóstolos foram escolhidos por Jesus para serem seus representantes e para espalhar o evangelho.

Depois que Jesus foi elevado ao céu, os apóstolos continuaram a espalhar o evangelho e a fundar igrejas.

Essa passagem é importante porque mostra a preparação dos apóstolos para a missão de espalhar o evangelho e a importância do Espírito Santo na vida da Igreja.

Explicação de Atos 1:2

A Ascensão de Jesus e as Instruções aos Apóstolos

Após a ressurreição de Jesus, Ele apareceu aos seus discípulos diversas vezes durante quarenta dias, falando-lhes sobre o Reino de Deus. Em uma dessas ocasiões, Ele os instruiu a não deixarem Jerusalém até que recebessem o cumprimento da promessa do Pai, que era o batismo com o Espírito Santo.

No dia em que Jesus foi elevado ao céu, Ele reuniu os apóstolos e lhes deu suas últimas instruções. Ele lhes disse que não cabia a eles saber os tempos ou as estações que o Pai havia estabelecido em sua autoridade, mas que eles receberiam poder quando o Espírito Santo viesse sobre eles e seriam suas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.

Depois de dizer isso, Jesus foi elevado diante dos olhos dos apóstolos e uma nuvem o ocultou de sua vista. Enquanto eles olhavam para o céu, dois homens vestidos de branco apareceram e lhes disseram que Jesus voltaria da mesma forma como havia sido elevado ao céu.

Os apóstolos então voltaram para Jerusalém, onde se reuniram em oração com as mulheres, Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos. Eles escolheram Matias para substituir Judas, que havia traído Jesus e se enforcado.

Cinquenta dias depois da ressurreição de Jesus, no dia de Pentecostes, os apóstolos estavam reunidos em um lugar quando de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso e encheu toda a casa onde estavam sentados. Eles viram línguas como de fogo que se dividiram e pousaram sobre cada um deles. Eles foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

As pessoas que estavam na cidade ficaram perplexas ao ouvir os apóstolos falando em suas próprias línguas, e alguns zombaram, dizendo que eles estavam bêbados. Mas Pedro se levantou e pregou um sermão poderoso, explicando que o que estava acontecendo era o cumprimento da profecia de Joel, que dizia que Deus derramaria seu Espírito sobre toda a carne. Ele também falou sobre Jesus, dizendo que Ele havia sido entregue pelo plano determinado e presciência de Deus, mas que Deus o ressuscitou dos mortos, libertando-o das dores da morte.

Muitos dos que ouviram a mensagem de Pedro creram e foram batizados, e a igreja começou a crescer rapidamente. Os apóstolos continuaram a pregar e a ensinar, e o Espírito Santo os guiava em tudo o que faziam. Eles se tornaram testemunhas poderosas de Jesus, cumprindo a missão que Ele lhes havia dado antes de subir ao céu.

Versões

2

até o dia em que foi elevado às alturas, depois de haver dado mandamentos por meio do Espírito Santo aos apóstolos que tinha escolhido.

2

até o dia em que ele foi levado para o céu. Antes de ir para o céu, ele deu ordens, pelo poder do Espírito Santo, aos homens que ele havia escolhido como apóstolos .