Atos 7:32

32

‘Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’. Moisés, tremendo de medo, não ousava olhar.

Significado do Versículo

O Deus mencionado é o Deus dos antepassados de Moisés, ou seja, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Moisés estava tremendo de medo porque ele estava diante da sarça ardente, um sinal da presença divina, e sentia-se indigno de estar na presença de Deus.

Os antepassados mencionados são importantes porque eles foram escolhidos por Deus para serem os pais da nação de Israel e para receberem as promessas divinas.

Ser o Deus de Abraão, Isaque e Jacó significa que Deus é o Deus da aliança que fez com esses patriarcas e que Ele é fiel em cumprir suas promessas.

Moisés era descendente de Abraão, Isaque e Jacó e foi chamado por Deus para liderar a nação de Israel.

Moisés não ousava olhar porque ele sentia-se indigno de estar na presença de Deus e temia ser consumido pela santidade divina.

Podemos aprender com a reação de Moisés que devemos ter reverência e respeito pela santidade de Deus e reconhecer nossa própria indignidade diante dEle.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje lembrando que Deus é fiel em cumprir suas promessas e que devemos confiar nele mesmo quando estamos diante de situações difíceis.

O contexto histórico desse versículo é a chamada de Moisés por Deus para liderar a libertação da nação de Israel do Egito.

A mensagem geral dessa passagem é que Deus é fiel em cumprir suas promessas e que devemos ter reverência e respeito pela santidade divina.

Explicação de Atos 7:32

A história do encontro de Moisés com Deus, que o deixou tremendo de medo

Moisés era um homem comum, que pastoreava o rebanho de seu sogro no deserto. Certo dia, ele viu uma sarça ardente e se aproximou para ver o que estava acontecendo. Foi então que ouviu a voz de Deus, que lhe disse para tirar as sandálias, pois estava pisando em terra sagrada.

Deus se apresentou a Moisés como o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ele disse que havia visto a opressão do povo hebreu no Egito e que havia chegado a hora de libertá-los. Deus escolheu Moisés para liderar o povo e pediu que ele fosse falar com o faraó.

Moisés ficou assustado com a responsabilidade que lhe foi dada e pediu a Deus que enviasse outra pessoa. Mas Deus insistiu que ele era a pessoa certa para a tarefa e lhe deu poderes miraculosos para provar isso. Ele transformou a vara de Moisés em uma cobra e lhe disse que colocasse a mão no peito, onde ela se transformaria em lepra e depois voltaria ao normal.

Moisés ainda estava com medo e perguntou a Deus como poderia convencer o povo hebreu de que ele havia sido enviado por Ele. Deus lhe deu um sinal: quando ele saísse do Egito com o povo, eles adorariam a Deus no monte Sinai.

Moisés ainda tinha dúvidas e perguntou a Deus como poderia falar com o faraó, já que ele era gago. Deus lhe disse que seu irmão Arão seria seu porta-voz e que ele seria como Deus para ele.

Moisés ainda estava tremendo de medo e não ousava olhar para Deus. Mas Deus lhe disse que não precisava ter medo, pois Ele estava com ele. Ele lhe deu instruções detalhadas sobre como libertar o povo hebreu e lhe prometeu que estaria com ele em todos os momentos.

Moisés finalmente concordou em ir ao Egito e libertar o povo hebreu. Ele voltou para casa e contou tudo a seu sogro, que lhe deu sua bênção e o deixou partir.

Moisés seguiu as instruções de Deus e foi falar com o faraó. Ele realizou os milagres que Deus lhe havia dado o poder de fazer e finalmente convenceu o faraó a libertar o povo hebreu.

Assim, Moisés liderou o povo hebreu para fora do Egito e rumo à terra prometida. Ele enfrentou muitos desafios ao longo do caminho, mas sempre confiou em Deus e seguiu suas instruções. E assim, ele se tornou um dos maiores líderes da história do povo de Deus.

Versões

32

"Eu sou o Deus dos seus pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó." Moisés, tremendo de medo, não ousava contemplar a sarça.

32

“Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.” Moisés tremia de medo e não tinha coragem de olhar.