O Avivamento

Avivamento é um termo usado para descrever períodos de intensa renovação espiritual e reavivamento da fé entre os crentes. Derivado do verbo "avivar", que significa "tornar mais vivo", "reanimar" ou "reacender", o avivamento é um movimento de Deus, onde o Espírito Santo age de maneira poderosa para atrair as pessoas a si e renovar a fé e o compromisso dos crentes. É um tempo de arrependimento, de profunda convicção de pecado, seguido de um desejo ardente de viver em retidão e santidade. É um chamado para uma experiência mais profunda e íntima com Deus.

O conceito de avivamento não é mencionado explicitamente na Bíblia, mas é visto em várias ocasiões. Por exemplo, no Livro de Atos, o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, resultando em um grande avivamento espiritual (Atos 2).

O avivamento é frequentemente associado a períodos de grande despertar espiritual na história da igreja, como o Grande Avivamento do século XVIII e o Avivamento de Gales no início do século XX.

O avivamento não é algo que possa ser fabricado ou programado pelos humanos. É um movimento soberano de Deus, embora a oração e o arrependimento possam preparar o caminho para isso (2 Crônicas 7:14).

O avivamento é muitas vezes acompanhado por sinais e maravilhas, como curas e milagres, mas o foco principal é sempre a transformação do coração e da vida das pessoas.

O avivamento tem um impacto profundo não apenas na vida dos indivíduos, mas também na sociedade como um todo. Durante os tempos de avivamento, muitas vezes há um aumento na justiça social, na moralidade e na ética.

O avivamento não é apenas para os crentes. Na verdade, um dos sinais de um verdadeiro avivamento é um grande número de conversões e pessoas se voltando para Deus.

Finalmente, o avivamento é sempre centrado em Jesus Cristo. Ele é o único que pode trazer verdadeira renovação e transformação, e é para a Sua glória que o avivamento acontece.


A História do Avivamento

Há muito tempo, na antiga cidade de Nínive, vivia uma sociedade desprovida de fé e moral. A corrupção e a decadência moral eram tão profundas que chegaram aos ouvidos de Deus. Então, Deus convocou seu profeta, Jonas, para entregar uma mensagem de arrependimento aos ninivitas.

Jonas, temendo a reação violenta dos ninivitas, fugiu para Társis. No entanto, Deus enviou uma tempestade violenta que ameaçou afundar o navio em que Jonas estava. Para salvar os marinheiros, Jonas se jogou ao mar e foi engolido por um grande peixe, onde passou três dias e três noites.

Dentro do peixe, Jonas orou fervorosamente, arrependendo-se de sua desobediência. Deus ouviu suas súplicas e ordenou que o peixe o cuspira em terra firme. Então, Deus mais uma vez instruiu Jonas a ir a Nínive e entregar Sua mensagem.

Desta vez, Jonas obedeceu. Ele marchou pelas ruas de Nínive, proclamando a ira iminente de Deus sobre a cidade se eles não se arrependessem de seus pecados. Para sua surpresa, os ninivitas ouviram. O rei ordenou um jejum e pediu a todos que se vestissem de saco e cinzas como sinal de arrependimento.

A cidade inteira, desde o maior até o menor, incluindo animais, jejuou e orou, implorando o perdão de Deus. Eles se afastaram de seus maus caminhos e clamaram a Deus, esperando que Ele recuasse e desistisse de Sua ira.

E Deus fez exatamente isso. Vendo o arrependimento sincero dos ninivitas, Ele teve misericórdia deles e desistiu do desastre que havia planejado. A cidade de Nínive experimentou um avivamento espiritual massivo, transformando-se de uma cidade de pecado em uma cidade de adoradores de Deus.

A história de Nínive é um poderoso lembrete do avivamento que pode ocorrer quando as pessoas se arrependem sinceramente e se voltam para Deus. Não importa quão longe uma pessoa ou uma sociedade possa ter se afastado, Deus está sempre pronto para perdoar e trazer avivamento àqueles que se arrependem e se voltam para Ele.


Versículos sobre Avivamento

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

2 Crônicas 7:14

Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.

Salmos 80:19

Acaso não nos renovarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti?

Salmos 85:6

Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

Habacuque 3:2

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos 3:19


Aguarde...

VER MAIS