Deuteronômio 21:8

8

Aceita, Senhor, esta propiciação em favor do teu povo Israel, a quem resgataste, e não consideres o teu povo culpado do sangue de um inocente". Assim a culpa do derramamento de sangue será propiciada.

Significado do Versículo

A propiciação é um ato de expiação ou remoção da culpa por meio de um sacrifício ou oferta.

O "inocente" mencionado no versículo é a vítima de um assassinato não resolvido.

O povo de Israel precisava de propiciação porque eles eram pecadores e precisavam de perdão por seus pecados.

A relação entre o resgate do povo de Israel e a propiciação é que Deus resgatou o povo de Israel da escravidão no Egito e, como resultado, eles se tornaram Seu povo escolhido. A propiciação era necessária para que eles pudessem ser perdoados por seus pecados e permanecer em comunhão com Deus.

A "culpa do sangue" se refere à responsabilidade pelo assassinato de uma pessoa.

A propiciação pode ser aceita por Deus quando é oferecida com um coração sincero e arrependido.

Deus não consideraria o povo de Israel culpado do derramamento de sangue porque eles não eram responsáveis pelo assassinato e estavam oferecendo a propiciação como um ato de arrependimento e obediência.

Se o povo de Israel não oferecesse a propiciação, eles seriam considerados culpados pelo derramamento de sangue e sujeitos à punição divina.

A propiciação pode ser aplicada aos dias de hoje por meio da fé em Jesus Cristo, que ofereceu Seu próprio sangue como sacrifício pelos pecados da humanidade.

A importância da propiciação em Deuteronômio 21:8 para a teologia cristã é que ela aponta para a necessidade de um sacrifício para a remoção da culpa pelo pecado e para a obra redentora de Jesus Cristo na cruz.

Explicação de Deuteronômio 21:8

Oração pela propiciação do derramamento de sangue inocente

O versículo Deuteronômio 21:8 é uma oração feita pelo povo de Israel em favor da propiciação do derramamento de sangue inocente. A palavra "propiciação" significa ação de apaziguar, de reconciliar, de tornar favorável.

A história desse versículo começa com a lei de Moisés, que estabelecia que, se um homem fosse encontrado morto no campo e não houvesse suspeito, os anciãos e os juízes da cidade mais próxima deveriam realizar um ritual para purificar a terra do sangue derramado. Eles deveriam medir a distância entre a cidade e o corpo, e os anciãos da cidade mais próxima deveriam pegar uma novilha que nunca tivesse sido usada para trabalhar e levá-la a um vale que não fosse cultivado nem semeado, onde deveriam quebrar o pescoço da novilha.

Então, os sacerdotes, filhos de Levi, deveriam se aproximar do corpo e lavar as mãos sobre a novilha morta, declarando que não haviam derramado aquele sangue e que não sabiam quem o havia derramado. Eles deveriam fazer essa declaração três vezes e, em seguida, a cidade mais próxima deveria fazer uma oração pela propiciação do derramamento de sangue inocente, pedindo a Deus que não considerasse o povo culpado daquele sangue.

Essa oração era uma forma de reconhecer a santidade da vida humana e de pedir a Deus que perdoasse o povo por qualquer culpa que pudesse ter no derramamento de sangue. Era também uma forma de pedir a Deus que purificasse a terra do sangue derramado e que não permitisse que a morte daquele homem ficasse impune.

Hoje em dia, não realizamos mais esse ritual, mas a oração pela propiciação do derramamento de sangue inocente ainda é relevante. Ainda vivemos em um mundo onde a vida humana é desvalorizada e onde o sangue inocente é derramado todos os dias. Ainda precisamos pedir a Deus que perdoe o povo por qualquer culpa que possa ter no derramamento de sangue e que purifique a terra do sangue derramado.

Que possamos lembrar da santidade da vida humana e orar pela propiciação do derramamento de sangue inocente, pedindo a Deus que nos ajude a construir um mundo mais justo e pacífico.

Versões

8

Perdoa o teu povo de Israel, que tu, ó Senhor , resgataste, e não ponhas a culpa do sangue inocente no meio do teu povo de Israel." E a culpa daquele sangue lhe será perdoada.

8

Portanto, ó Senhor Deus, perdoa o teu povo de Israel, o povo que livraste do Egito. Não culpes o teu povo pela morte desse homem inocente.” Assim o povo não será culpado por aquela morte.