Êxodo 14:17

17

Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros.

Significado do Versículo

Deus endureceu o coração dos egípcios como um julgamento por sua rebelião e pecado contra Ele.

Deus queria ser glorificado para mostrar Seu poder e justiça aos egípcios e a todas as nações.

Deus permitiu que o faraó e seu exército fossem derrotados para libertar Seu povo e mostrar Seu poder.

Carros de guerra eram veículos usados na batalha, e cavaleiros eram soldados montados em cavalos.

Isso se relaciona com a história do êxodo porque foi a batalha final entre os egípcios e os israelitas antes de sua libertação.

Deus não precisava ser glorificado, mas Ele escolheu ser para mostrar Sua grandeza e poder.

Podemos aplicar isso em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é justo e poderoso, e que Ele pode nos libertar de nossos inimigos se confiarmos Nele.

Explicação de Êxodo 14:17

A profecia da derrota do faraó e seu exército

Naqueles tempos, o povo de Israel estava escravizado no Egito, trabalhando duro nas construções e sofrendo com a opressão dos faraós. Mas Deus ouviu o clamor do seu povo e decidiu libertá-los daquela situação. Para isso, escolheu Moisés como líder e enviou-lhe uma série de pragas para convencer o faraó a libertar os hebreus. Mas o faraó resistiu, endurecendo seu coração e recusando-se a deixar o povo de Israel partir.

Foi então que Deus decidiu agir de forma mais drástica. Ele ordenou a Moisés que conduzisse o povo de Israel pelo deserto em direção à Terra Prometida, mas permitiu que o faraó e seu exército os perseguissem. Deus sabia que o faraó não desistiria facilmente e que precisava mostrar seu poder e sua glória para que todos soubessem que ele era o Senhor.

E assim aconteceu. Quando o faraó e seu exército se aproximaram do povo de Israel, Deus abriu o Mar Vermelho e permitiu que os hebreus passassem a pé enxuto. Mas quando o exército egípcio tentou segui-los, as águas voltaram ao seu lugar e afogaram todos os soldados, carros de guerra e cavaleiros. Foi uma derrota completa e humilhante para o faraó, que havia se recusado a ouvir a voz de Deus.

Mas por que Deus permitiu que isso acontecesse? Por que ele endureceu o coração do faraó e permitiu que ele perseguisse o povo de Israel? A resposta está no próprio versículo: "E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército". Deus queria mostrar seu poder e sua glória para todos os povos da Terra, para que soubessem que ele era o único Deus verdadeiro e que merecia toda a adoração e louvor.

Essa história é uma das mais conhecidas e impressionantes da Bíblia, e mostra como Deus age de forma misteriosa e poderosa para cumprir seus propósitos. Ela também nos ensina que devemos confiar em Deus em todas as circunstâncias, mesmo quando parece que estamos cercados de inimigos e sem saída. Pois Deus é capaz de abrir caminhos onde não há caminhos, e de nos conduzir à vitória mesmo quando tudo parece perdido.

Versões

17

Eis que vou endurecer o coração dos egípcios, para que venham atrás de vocês e entrem no mar. Serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros de guerra e nos seus cavaleiros;

17

Eu farei com que os egípcios fiquem ainda mais teimosos, e eles entrarão no mar atrás dos israelitas. E eu ficarei famoso quando derrotar o rei do Egito, todo o seu exército, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros.