Êxodo 14:4

4

Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor". E assim fizeram os israelitas.

Significado do Versículo

Deus endureceu o coração do faraó para cumprir Seus propósitos e mostrar Seu poder através das pragas e da libertação dos israelitas.

"Perseguirá" significa que o faraó iria perseguir os israelitas com seu exército para tentar impedi-los de escapar.

Deus seria glorificado através do faraó e seu exército porque, ao final, Ele iria derrotá-los e mostrar Seu poder sobre os deuses egípcios.

Deus queria que os egípcios soubessem que Ele é o Senhor para que pudessem reconhecer Sua soberania e poder.

Os israelitas seguiram as ordens de Deus porque confiavam em Sua proteção e libertação.

Este versículo é importante porque mostra a intervenção direta de Deus na história de Êxodo e Seu poder sobre as nações.

Podemos aplicar este versículo em nossas vidas lembrando que Deus tem um plano para nós e que devemos confiar em Sua proteção e orientação.

A partir deste versículo, podemos aprender que Deus é soberano e tem poder sobre todas as nações e povos.

Este versículo se relaciona com outros versículos bíblicos que falam sobre a soberania de Deus e Seu poder sobre as nações, como Daniel 4:35 e Salmo 135:6.

Podemos compartilhar a mensagem deste versículo com outras pessoas para lembrá-las do poder e da soberania de Deus e encorajá-las a confiar em Sua proteção e orientação em suas vidas.

Explicação de Êxodo 14:4

A História da Duração do Coração do Faraó e a Glória de Deus

No livro de Êxodo, a narrativa conta a história da libertação dos israelitas da escravidão no Egito. Moisés, o líder escolhido por Deus, pediu ao faraó para deixar o povo ir, mas o faraó recusou. Deus então enviou dez pragas sobre o Egito, mas o faraó ainda não deixou os israelitas partirem. Foi nesse momento que Deus disse a Moisés que ele iria endurecer o coração do faraó, e ele perseguiria os israelitas. Mas Deus seria glorificado através do faraó e de todo o seu exército, e os egípcios saberiam que ele é o Senhor.

O faraó, como previsto, perseguiu os israelitas com seu exército. Os israelitas, liderados por Moisés, estavam encurralados entre o exército egípcio e o Mar Vermelho. Eles começaram a reclamar com Moisés, dizendo que teriam sido melhor ficar no Egito do que morrer no deserto. Mas Moisés disse-lhes para não ter medo, pois Deus iria lutar por eles.

Foi então que Deus disse a Moisés para estender a mão sobre o mar, e o mar se abriu. Os israelitas atravessaram o mar seco, com paredes de água de cada lado. Quando o exército egípcio tentou seguir os israelitas, as águas se fecharam sobre eles, afogando todo o exército. Os israelitas viram a mão poderosa de Deus agindo em seu favor, e eles louvaram a Deus por sua libertação.

O versículo em questão, Êxodo 14:4, é uma declaração de Deus sobre o que ele faria com o faraó e seu exército. Deus sabia que o faraó iria perseguir os israelitas, mas ele também sabia que isso seria uma oportunidade para mostrar sua glória. Deus usou a situação para demonstrar seu poder e para que os egípcios soubessem que ele é o Senhor.

A história de Êxodo 14:4 é uma história de libertação e vitória. Deus libertou os israelitas da escravidão no Egito e os conduziu através do deserto até a terra prometida. Ele usou a situação para mostrar seu poder e para que todos soubessem que ele é o Senhor. A história é um lembrete de que Deus é poderoso e que ele luta por seu povo.

Versões

4

Eu vou endurecer o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército. E os egípcios saberão que eu sou o Senhor . Eles assim o fizeram.

4

Eu farei com que o rei continue teimoso e persiga vocês. Então eu derrotarei o rei e o seu exército, mostrando assim o meu poder. E os egípcios ficarão sabendo que eu sou Deus, o Senhor . E os israelitas obedeceram.