Êxodo 3:9

9

Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem.

Significado do Versículo

Deus está falando nesta passagem bíblica.

O destinatário da mensagem é Moisés.

O clamor dos israelitas é devido à sua opressão pelos egípcios.

Deus sabe disso porque Ele é onisciente e está ciente de tudo o que está acontecendo.

Deus pretende agir em resposta a esse clamor e libertar os israelitas da opressão egípcia.

O plano de Deus é enviar Moisés para liderar os israelitas na libertação do Egito.

Moisés é escolhido por Deus para liderar os israelitas na libertação do Egito.

O nome de Deus é importante nesta passagem porque Ele se revela como "Eu Sou" ou "Yahweh", o Deus que está sempre presente e sempre fiel.

Essa história é o começo da história de Israel como um povo escolhido por Deus e libertado da escravidão.

A mensagem principal que podemos tirar desta passagem é que Deus ouve o clamor de Seu povo e age em resposta a ele, libertando-os da opressão e guiando-os em direção à liberdade.

Explicação de Êxodo 3:9

O clamor dos oprimidos que chegou aos ouvidos de Deus

A história do versículo Êxodo 3:9 começa com a escravidão dos israelitas no Egito. O povo de Israel havia sido levado para o Egito por José, filho de Jacó, que havia se tornado governador do país após interpretar os sonhos do faraó. No entanto, com o passar do tempo, os israelitas foram submetidos a uma vida de trabalho forçado e opressão pelos egípcios.

Deus, que havia prometido a Abraão que faria de seus descendentes uma grande nação, não havia esquecido seu povo. Ele escolheu Moisés, um hebreu criado na corte do faraó, para libertar os israelitas da escravidão. Moisés, porém, não se sentia capaz de cumprir essa missão, mas Deus o encorajou e lhe deu sinais para provar sua autoridade divina.

Foi então que Moisés, já adulto, decidiu visitar seus irmãos hebreus e testemunhou a opressão que eles sofriam. Ele viu um egípcio espancando um hebreu e, movido pela ira, matou o agressor. Com medo de ser descoberto, fugiu para o deserto de Midiã, onde se casou e se tornou pastor.

Foi durante uma dessas pastagens que Moisés viu uma sarça ardente, mas que não se consumia. Ao se aproximar, ouviu a voz de Deus chamando-o pelo nome. Deus disse a Moisés que havia visto o sofrimento dos israelitas e que o escolhera para libertá-los. Moisés, ainda inseguro, perguntou qual era o nome de Deus, e ouviu a resposta: "Eu sou o que sou".

Deus instruiu Moisés a voltar ao Egito e pedir ao faraó que libertasse os israelitas. Moisés, acompanhado de seu irmão Arão, foi ao encontro do faraó e pediu a libertação dos hebreus. O faraó, porém, não cedeu, e Deus enviou dez pragas sobre o Egito para convencê-lo. A última praga foi a morte dos primogênitos egípcios, mas os israelitas foram poupados ao marcarem suas portas com sangue de cordeiro.

Foi então que o faraó finalmente cedeu e permitiu que os israelitas deixassem o Egito. Eles partiram apressadamente, levando consigo seus pertences e o pão sem fermento que haviam preparado. No entanto, o faraó mudou de ideia e enviou seu exército para persegui-los. Deus abriu o Mar Vermelho para que os israelitas passassem a pé enxuto, mas fechou-o sobre os egípcios, que se afogaram.

Assim, os israelitas foram libertados da escravidão e puderam seguir em direção à Terra Prometida. A história do versículo Êxodo 3:9 é um testemunho do poder de Deus em ouvir o clamor dos oprimidos e agir em seu favor.

Versões

9

Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.

9

De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam.