Ezequiel 11:21

21

Mas, quanto àqueles cujos corações estão afeiçoados às suas imagens repugnantes e aos ídolos detestáveis, farei cair sobre suas próprias cabeças aquilo que eles têm feito, palavra do Soberano Senhor".

Significado do Versículo

Aqueles cujos corações estão afeiçoados às suas imagens repugnantes e aos ídolos detestáveis são os idólatras que adoram outros deuses além do Deus verdadeiro.

Essas imagens repugnantes e ídolos detestáveis são objetos de adoração que representam falsos deuses.

"Fazer cair sobre suas próprias cabeças aquilo que eles têm feito" significa que Deus castigará os idólatras pelos seus pecados e maldades.

O Soberano Senhor mencionado neste versículo é Deus.

Deus castigaria aqueles que adoram ídolos porque a idolatria é um pecado grave que viola o primeiro mandamento e coloca outros deuses acima do Deus verdadeiro.

Ter o coração afeiçoado a algo significa ter um amor profundo e uma devoção intensa por algo ou alguém.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje em dia evitando a idolatria e colocando Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

A mensagem principal de Ezequiel 11:21 é que Deus castigará os idólatras pelos seus pecados e maldades.

Esse versículo se relaciona com outras passagens bíblicas que condenam a idolatria, como Êxodo 20:3-5 e Deuteronômio 5:7-9.

Podemos evitar a idolatria em nossas vidas mantendo um relacionamento íntimo com Deus, estudando a Bíblia e evitando a adoração de falsos deuses ou ídolos.

Explicação de Ezequiel 11:21

A Justiça Divina para Aqueles que Adoram Ídolos

A referência bíblica Ezequiel 11:21 fala sobre a justiça divina para aqueles que adoram ídolos. Nesse versículo, o profeta Ezequiel adverte os israelitas que, se eles continuarem a adorar ídolos e imagens repugnantes, eles sofrerão as consequências de suas próprias ações.

A história por trás desse versículo começa com a queda de Jerusalém em 586 a.C. Os israelitas foram levados cativos para a Babilônia, onde foram forçados a viver em um ambiente completamente diferente do que estavam acostumados. Eles perderam sua terra, sua cidade e seu templo, e muitos deles começaram a questionar a validade de sua fé em Deus.

Foi nesse contexto que o profeta Ezequiel foi chamado por Deus para profetizar aos israelitas exilados. Ele lhes disse que Deus ainda estava com eles, mesmo que eles estivessem longe de sua terra natal. Ezequiel também lhes disse que, se eles se arrependessem de seus pecados e voltassem para Deus, Ele os perdoaria e os traria de volta para casa.

No entanto, muitos israelitas se recusaram a ouvir a mensagem de Ezequiel. Eles continuaram a adorar ídolos e imagens repugnantes, mesmo estando no exílio. Eles acreditavam que esses ídolos poderiam protegê-los e ajudá-los a sobreviver em um ambiente hostil.

Foi então que Deus falou com Ezequiel e lhe deu a mensagem que se tornaria o versículo de referência. Deus disse a Ezequiel que aqueles que adoram ídolos e imagens repugnantes estão colocando sua confiança em algo que não tem poder. Eles estão se desviando do caminho de Deus e, como resultado, sofrerão as consequências de suas próprias ações.

Deus também disse a Ezequiel que aqueles que se voltam para Ele e se arrependem de seus pecados serão perdoados e receberão a salvação. Ele prometeu que, um dia, os israelitas exilados seriam trazidos de volta para casa e que Jerusalém seria restaurada.

A mensagem de Ezequiel foi um lembrete para os israelitas de que Deus é o único Deus verdadeiro e que Ele exige a devoção total de Seu povo. Aqueles que se desviam do caminho de Deus e adoram ídolos e imagens repugnantes serão punidos, mas aqueles que se arrependem e voltam para Deus serão perdoados e salvos.

Hoje, a mensagem de Ezequiel ainda é relevante para nós. Ela nos lembra que Deus é o único Deus verdadeiro e que devemos colocar nossa confiança Nele. Ela nos lembra que, se nos desviarmos do caminho de Deus e adorarmos ídolos e imagens repugnantes, sofreremos as consequências de nossas próprias ações. Mas, se nos arrependermos e voltarmos para Deus, Ele nos perdoará e nos salvará.

Versões

21

Mas, quanto àqueles cujo coração segue os seus ídolos detestáveis e as suas abominações, eu lhes darei o que merecem por seus atos", diz o Senhor Deus.

21

Mas castigarei os que gostam de adorar ídolos nojentos e de praticar atos imorais. Eu os castigarei pelo que têm feito. Eu, o Senhor Deus, falei.