Ezequiel 13:9

9

Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas. Eles não pertencerão ao conselho de meu povo, não estarão inscritos nos registros da nação de Israel e não entrarão na terra de Israel. Então vocês saberão que eu sou o Soberano Senhor.

Significado do Versículo

Os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas são aqueles que fingem ter uma mensagem de Deus, mas na verdade estão enganando o povo.

Deus está contra esses profetas porque eles estão levando o povo para longe da verdadeira mensagem de Deus e estão causando confusão e desordem.

Os registros da nação de Israel eram os documentos oficiais que registravam a cidadania e a genealogia dos israelitas.

Esses profetas não entrarão na terra de Israel porque não são dignos de estar na presença de Deus e não são verdadeiros seguidores de sua vontade.

O propósito dessa punição é mostrar que Deus é o único Soberano Senhor e que aqueles que se opõem a ele serão punidos.

Podemos identificar os profetas falsos observando se suas mensagens estão em conformidade com a Palavra de Deus e se suas vidas estão em conformidade com seus ensinamentos.

Uma visão falsa é uma imagem ou mensagem que não vem de Deus, mas é inventada pelo profeta.

Uma adivinhação mentirosa é uma previsão do futuro que não é baseada em fatos ou na vontade de Deus.

Essa passagem nos ensina que Deus é o único Soberano Senhor e que devemos seguir sua vontade e seus ensinamentos em vez de seguir aqueles que se opõem a ele.

Explicação de Ezequiel 13:9

A mão do Senhor contra os profetas falsos

O versículo em questão é uma advertência do Senhor aos profetas que proferem falsas visões e adivinhações mentirosas. Ele afirma que a mão do Senhor será contra esses falsos profetas e que eles não pertencerão ao conselho do povo, nem estarão inscritos nos registros da nação de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Essa passagem bíblica é uma clara condenação àqueles que se apresentam como profetas, mas que na verdade estão enganando o povo.

A história por trás desse versículo começa no Antigo Testamento, mais especificamente no livro de Ezequiel. Ezequiel era um profeta judeu que viveu no século VI a.C. e que foi levado cativo para a Babilônia junto com outros judeus. Ele teve uma visão do Senhor, na qual foi chamado para ser um profeta e pregar a palavra de Deus ao povo de Israel.

Ezequiel foi um profeta muito ativo e suas mensagens eram frequentemente direcionadas aos líderes religiosos e políticos de Israel. Ele denunciava a corrupção, a idolatria e a falta de fé do povo. Em suas pregações, ele alertava sobre a necessidade de se arrepender e voltar para Deus.

No capítulo 13 do livro de Ezequiel, o profeta condena os profetas falsos que estavam enganando o povo com visões e adivinhações mentirosas. Ele afirma que esses falsos profetas estavam levando o povo para longe de Deus e que a mão do Senhor seria contra eles.

Ezequiel alerta que esses falsos profetas não pertenceriam ao conselho do povo, nem estariam inscritos nos registros da nação de Israel, nem entrariam na terra de Israel. Isso significa que eles não teriam nenhum papel importante na sociedade e que não seriam reconhecidos como líderes religiosos.

Essa passagem bíblica é uma advertência para todos os profetas e líderes religiosos que se apresentam como portadores da verdade, mas que na verdade estão enganando o povo. Ela nos lembra da importância de buscar a verdade e de não nos deixarmos enganar por falsas promessas.

Em resumo, o versículo de Ezequiel 13:9 é uma condenação aos profetas falsos que estavam enganando o povo de Israel. Ele alerta que a mão do Senhor será contra esses falsos profetas e que eles não terão nenhum papel importante na sociedade. Essa passagem bíblica é uma advertência para todos nós, para que busquemos a verdade e não nos deixemos enganar por falsas promessas.

Versões

9

Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras. Não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. E vocês saberão que eu sou o Senhor Deus.

9

Eu vou castigá-los, pois são profetas que têm visões falsas e anunciam mentiras. Quando o meu povo se reunir para tomar decisões, vocês não estarão lá. Os seus nomes não estarão escritos na lista do povo de Israel. Vocês não voltarão nunca mais para a sua terra. E assim ficarão sabendo que eu sou o Senhor Deus.