Ezequiel 20:13

13

" ‘Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo os meus decretos, mas rejeitaram as minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.

Significado do Versículo

Os israelitas mencionados neste versículo são o povo de Israel que saiu do Egito liderado por Moisés.

"Rebelaram-se" contra Deus significa que eles desobedeceram aos mandamentos e leis de Deus.

Os decretos de Deus são suas ordens e comandos.

As leis de Deus são seus ensinamentos e princípios morais.

"Aquele que lhes obedecer viverá por elas" significa que aqueles que seguem as leis de Deus terão vida eterna.

Os sábados de Deus são dias de descanso e adoração a Deus.

"Profanaram os meus sábados" significa que os israelitas não respeitaram os dias de descanso e adoração a Deus.

A ira de Deus é sua indignação e descontentamento com o pecado.

Deus derramaria sua ira sobre os israelitas porque eles desobedeceram a seus mandamentos e leis.

"Destruiria no deserto" significa que Deus puniria os israelitas com morte no deserto por causa de sua desobediência.

Explicação de Ezequiel 20:13

A rebelião de Israel no deserto e a consequência da ira divina

No livro de Ezequiel, há um trecho que relata a rebelião dos israelitas no deserto e a consequência da ira divina. Nesse episódio, Deus havia libertado o povo de Israel da escravidão no Egito e os conduziu pelo deserto em direção à terra prometida. No entanto, mesmo diante de tantos milagres e provas do amor de Deus, o povo se rebelou contra Ele.

Os israelitas não obedeceram aos decretos de Deus e rejeitaram as suas leis. Além disso, profanaram os sábados, que eram dias sagrados de descanso e adoração ao Senhor. Essas atitudes demonstraram uma completa falta de respeito e obediência a Deus, que havia feito tanto por eles.

Por causa dessa rebelião, Deus disse que derramaria a sua ira sobre o povo e os destruiria no deserto. Essa foi uma consequência grave e triste para os israelitas, que haviam sido escolhidos por Deus para serem o seu povo e receberem as suas bênçãos.

No entanto, essa história também nos ensina sobre a importância da obediência a Deus e do respeito às suas leis. Quando seguimos os seus caminhos e obedecemos aos seus mandamentos, somos abençoados e vivemos em paz. Mas quando nos rebelamos e desobedecemos, sofremos as consequências das nossas escolhas.

Por isso, devemos sempre buscar a Deus e seguir os seus caminhos, confiando em sua sabedoria e amor por nós. E quando erramos, devemos nos arrepender e buscar o seu perdão, para que possamos viver em paz e harmonia com Ele.

Versões

13

Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, pelos quais viverá aquele que os cumprir; e profanaram grandemente os meus sábados. Então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.

13

Mas também no deserto os israelitas se revoltaram contra mim. Desobedeceram às minhas leis e rejeitaram os meus mandamentos, que dão vida a quem os cumprir. Profanaram completamente o sábado. Eu estava pronto para fazê-los sentir a força da minha ira e acabar com eles ali no deserto.