Ezequiel 23:45

45

Mas justos as condenarão ao castigo que merecem as mulheres que cometem adultério e derramam sangue, porque são adúlteras e há sangue em suas mãos.

Significado do Versículo

As mulheres mencionadas são as duas irmãs descritas em Ezequiel 23:1-4, Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém.

Elas são condenadas por terem se afastado de Deus e se envolvido em idolatria e imoralidade sexual.

"Derramam sangue" pode ser interpretado como uma referência ao assassinato e violência que ocorreram como resultado de sua conduta pecaminosa.

O castigo que elas merecem é a punição divina por seus pecados.

Elas são chamadas de adúlteras porque se desviaram de Deus e se envolveram em relações sexuais ilícitas.

"Há sangue em suas mãos" pode ser interpretado como uma referência à culpa que elas carregam pelo derramamento de sangue que ocorreu como resultado de seus pecados.

Embora essa passagem se refira especificamente a mulheres, a mensagem se aplica a homens e mulheres que cometem adultério e se afastam de Deus.

Essa passagem se relaciona com a mensagem geral do livro de Ezequiel, que é a necessidade de arrependimento e retorno a Deus.

O significado espiritual dessa passagem é que Deus é santo e justo, e não tolera o pecado e a imoralidade sexual.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje em dia, lembrando-nos da importância de permanecer fiéis a Deus e evitar o pecado e a imoralidade sexual. Também podemos lembrar que Deus é justo e que haverá consequências para nossas ações.

Explicação de Ezequiel 23:45

A condenação das mulheres adúlteras e assassinas

O livro de Ezequiel, um dos profetas do Antigo Testamento, contém diversas referências à punição divina para aqueles que cometem pecados graves, como adultério e assassinato. Em um dos versículos mais fortes, Ezequiel 23:45, o profeta afirma que as mulheres que praticam esses atos serão condenadas ao castigo que merecem.

A história por trás desse versículo começa com a descrição de duas irmãs, Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém. Essas cidades, segundo Ezequiel, haviam se afastado de Deus e se entregado a práticas imorais, como a prostituição e a adoração de ídolos. As irmãs eram comparadas a duas mulheres promíscuas que se entregavam a qualquer homem que passasse por elas.

Mas a situação piora quando as irmãs começam a cometer crimes ainda mais graves. Oolá, a irmã mais velha, se envolve com os assírios, um povo inimigo de Israel, e acaba sendo morta por eles. Oolibá, por sua vez, se alia aos babilônios, outro povo inimigo, e também acaba sendo morta.

É nesse contexto que surge o versículo 23:45, que afirma que as mulheres que cometem adultério e derramam sangue serão condenadas ao castigo que merecem. Ezequiel está dizendo que as irmãs Oolá e Oolibá, assim como as cidades que elas representam, merecem ser punidas por seus pecados. Ele está alertando o povo de Israel sobre as consequências de se afastar de Deus e se entregar à imoralidade.

Mas a mensagem de Ezequiel não se limita apenas às cidades de Samaria e Jerusalém. Ele está falando sobre a natureza humana em geral, sobre a tendência que temos de nos desviar do caminho certo e nos entregar a práticas imorais e criminosas. Ele está alertando sobre as consequências dessas escolhas, tanto na vida terrena quanto na vida após a morte.

Hoje em dia, o versículo 23:45 é frequentemente citado por líderes religiosos e estudiosos da Bíblia como uma advertência contra a imoralidade e a violência. Ele nos lembra que nossas escolhas têm consequências e que devemos sempre buscar a justiça e a retidão em nossas vidas.

Versões

45

Mas homens justos as julgarão como se julgam as adúlteras e as assassinas; porque são adúlteras, e, nas suas mãos, há culpa de sangue.

45

Os homens direitos vão condená-las por adultério e assassinato porque elas adulteram, e as suas mãos derramam sangue.