Ezequiel 39:13

13

Todo o povo da terra os sepultará, e o dia em que eu for glorificado será para eles um dia memorável, palavra do Soberano Senhor.

Significado do Versículo

Os mortos que foram mortos na batalha.

A passagem bíblica descreve a destruição de Gogue e Magogue, que são inimigos de Israel.

Refere-se ao dia em que Deus será glorificado por ter derrotado os inimigos de Israel.

O Soberano Senhor é Deus.

Esse dia memorável será lembrado como um dia em que Deus mostrou seu poder e proteção sobre Israel.

A sepultura é um sinal de respeito pelos mortos, enquanto a glorificação é um sinal de honra e reconhecimento.

A morte é uma parte natural da vida e Deus está presente em todas as coisas, incluindo a morte.

Essa passagem bíblica se relaciona com outras passagens que falam sobre a proteção de Deus sobre Israel e a derrota de seus inimigos.

A mensagem principal é que Deus é poderoso e protetor de Israel.

Podemos aplicar essa passagem bíblica em nossas vidas, lembrando que Deus está sempre presente, mesmo em momentos difíceis, e que devemos confiar em sua proteção e cuidado.

Explicação de Ezequiel 39:13

A profecia sobre o dia da glória do Senhor

Uma das passagens mais emblemáticas do livro de Ezequiel é a que fala sobre o dia em que o Senhor será glorificado. Nesse dia, segundo a profecia, todo o povo da terra se unirá para sepultar os mortos, em um ato de respeito e honra aos que partiram. Mas o que significa essa passagem e qual é a história por trás dela?

Para entendermos melhor, precisamos voltar um pouco no tempo. Ezequiel foi um profeta do Antigo Testamento que viveu no século VI a.C. Ele foi exilado na Babilônia junto com outros judeus após a queda de Jerusalém. Durante seu exílio, ele recebeu várias visões e mensagens de Deus, que o inspiraram a escrever o livro que leva seu nome.

No capítulo 39 de Ezequiel, o profeta fala sobre uma grande batalha que acontecerá no futuro entre as nações que se opõem a Deus e o seu povo escolhido. Essa batalha será tão intensa que o próprio Deus intervirá para salvar Israel e destruir seus inimigos. Ezequiel descreve como os mortos serão deixados no campo de batalha e como os pássaros e animais se alimentarão de suas carcaças.

Mas então vem a parte mais surpreendente da profecia. Deus diz que, depois da batalha, ele será glorificado diante de todas as nações. E como isso acontecerá? Pelo fato de que todo o povo da terra se unirá para sepultar os mortos. Esse ato de respeito e honra aos que partiram será um testemunho da grandeza de Deus e da sua justiça.

Essa profecia tem várias camadas de significado. Em primeiro lugar, ela fala sobre a soberania de Deus sobre todas as nações e sobre o seu cuidado com o seu povo escolhido. Em segundo lugar, ela mostra como a morte e a destruição podem ser transformadas em um ato de respeito e honra aos que partiram. E em terceiro lugar, ela aponta para o dia em que Deus será glorificado diante de todas as nações, quando todos reconhecerão a sua grandeza e justiça.

Essa profecia ainda não se cumpriu completamente, mas podemos ver seus ecos na história. Em muitas culturas, o ato de sepultar os mortos é visto como um ato sagrado e de respeito aos que partiram. E em momentos de grande tragédia, vemos como as pessoas se unem para prestar homenagem aos que perderam a vida. Esses momentos são um testemunho da nossa humanidade e da nossa capacidade de encontrar significado mesmo em meio à dor e à destruição.

No final das contas, a profecia de Ezequiel nos lembra que, mesmo nos momentos mais sombrios da nossa história, Deus está presente e trabalhando para transformar a morte em vida e a destruição em glória. E quando esse dia chegar, todos os povos da terra se unirão para glorificar o nome do Senhor.

Versões

13

Sim, todo o povo da terra os sepultará. E o dia em que eu for glorificado será para eles um dia memorável, diz o Senhor Deus.

13

Todos na terra de Israel ajudarão a sepultá-los e, por causa disso, receberão homenagens no dia da minha vitória. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando.