Gênesis 3:17

17

E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.

Significado do Versículo

O homem mencionado nesta passagem bíblica é Adão.

O erro cometido pelo homem foi dar ouvidos à sua mulher e comer do fruto da árvore proibida.

Foi ordenado ao homem que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

A terra foi amaldiçoada por causa do erro do homem.

A consequência para o homem em relação à alimentação será o sofrimento.

O homem terá que se alimentar da terra com sofrimento todos os dias da sua vida.

Deus falou estas palavras ao homem.

O contexto desta passagem bíblica é a queda do homem e a entrada do pecado no mundo.

O significado desta passagem bíblica é que o pecado tem consequências graves e afeta não apenas o indivíduo, mas também o mundo ao seu redor.

Esta passagem bíblica se relaciona com a história da humanidade porque mostra como a desobediência a Deus pode trazer consequências negativas e como o pecado afeta toda a criação.

Explicação de Gênesis 3:17

A maldição da terra por causa da desobediência humana

No início dos tempos, Deus criou o homem e a mulher e os colocou no Jardim do Éden. Lá, eles tinham tudo o que precisavam para viver felizes e satisfeitos, exceto por uma única restrição: não poderiam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. No entanto, a serpente astuta convenceu a mulher a desobedecer a Deus e comer do fruto proibido. Ela, por sua vez, ofereceu ao homem, que também comeu.

Quando Deus descobriu o que havia acontecido, ele os amaldiçoou. Para a mulher, ele disse que ela teria dor no parto e que seu marido a dominaria. Para o homem, ele declarou que ele teria que trabalhar duro para sobreviver e que a terra seria maldita por sua causa. Isso significava que a terra não produziria mais frutos facilmente e que o homem teria que lutar para obter seu sustento.

A partir daquele momento, a humanidade teve que enfrentar a dura realidade de viver em um mundo caído. Eles tiveram que trabalhar duro para sobreviver, lutando contra a natureza e uns contra os outros. A maldição da terra tornou-se uma realidade dolorosa, e a humanidade teve que aprender a se adaptar a essa nova realidade.

No entanto, Deus não abandonou a humanidade. Ele prometeu enviar um salvador que libertaria a humanidade da maldição do pecado e da morte. E essa promessa se cumpriu em Jesus Cristo, que veio ao mundo para morrer pelos pecados da humanidade e trazer a salvação.

Portanto, a história de Gênesis 3:17 é uma lembrança da queda da humanidade e da maldição que se seguiu. Mas também é uma promessa de esperança, de que Deus não nos abandonou e que ele tem um plano para nos salvar. E é uma chamada para vivermos em obediência a Deus, para que possamos desfrutar da vida abundante que ele nos oferece.

Versões

17

E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.

17

E para Adão Deus disse o seguinte: — Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você.