Isaías 16:6

6

Ouvimos acerca da soberba de Moabe: da sua arrogância exagerada, de todo o seu orgulho e do seu ódio; mas tudo isso não vale nada.

Significado do Versículo

Isaías 16:6 faz parte de um discurso profético de Isaías sobre a queda de Moabe e a vinda do Messias.

Moabe era um país vizinho de Israel e Judá, que muitas vezes entrava em conflito com esses reinos. Ele é mencionado em Isaías 16:6 como um exemplo de orgulho e arrogância.

"Soberba" em Isaías 16:6 significa uma atitude de superioridade e arrogância em relação aos outros.

"Arrogância exagerada" em Isaías 16:6 significa uma atitude de arrogância que ultrapassa os limites do razoável.

"Todo o seu orgulho" em Isaías 16:6 significa a atitude de se colocar acima dos outros e se considerar superior.

"Seu ódio" em Isaías 16:6 pode se referir ao ódio de Moabe pelos seus inimigos ou ao ódio que ele sentia por Deus e pelo seu povo.

Tudo isso "não vale nada" em Isaías 16:6 porque a soberba e a arrogância são pecados que levam à queda e à destruição.

A mensagem principal de Isaías 16:6 é que a soberba e a arrogância são pecados que levam à queda e à destruição.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que a humildade e a modéstia são virtudes que devemos cultivar.

Isaías 16:6 está relacionado a outros versículos da Bíblia que falam sobre a queda dos orgulhosos e a exaltação dos humildes, como Provérbios 16:18 e Tiago 4:6.

Explicação de Isaías 16:6

A história de uma nação orgulhosa e arrogante

Em um tempo distante, havia uma nação chamada Moabe, que se orgulhava de sua grandeza e poder. Eles se consideravam superiores a todos os outros povos e não tinham respeito por ninguém além de si mesmos. Sua arrogância era tão grande que eles olhavam para baixo até mesmo para os seus vizinhos mais próximos, os israelitas.

Mas um dia, a soberba de Moabe foi ouvida em todo o mundo. As pessoas falavam sobre sua arrogância exagerada, seu orgulho e seu ódio pelos outros. Eles se gabavam de suas conquistas e riquezas, mas não se importavam com a dor e o sofrimento dos outros.

No entanto, apesar de toda a sua arrogância, Moabe estava destinada a cair. Eles não perceberam que sua grandeza era apenas temporária e que o seu poder não era nada comparado com o poder de Deus.

Foi então que surgiu uma profecia, que dizia que Moabe seria destruída. E essa profecia se cumpriu. Moabe foi invadida e destruída, e sua arrogância e orgulho não valeram nada.

Essa profecia foi registrada em um livro sagrado, a Bíblia, no livro de Isaías. E até hoje, essa profecia é lembrada como um exemplo da queda daqueles que se orgulham em sua própria força e poder.

O versículo em questão, Isaías 16:6, é uma parte dessa profecia. Ele fala sobre a arrogância de Moabe e como ela não valerá nada no final. É uma mensagem de advertência para aqueles que se orgulham em sua própria força e poder, lembrando-os de que a verdadeira grandeza vem de Deus.

Em resumo, a história de Isaías 16:6 é a história de uma nação orgulhosa e arrogante que caiu por causa de sua própria arrogância. É uma mensagem de advertência para aqueles que se orgulham em sua própria força e poder, lembrando-os de que a verdadeira grandeza vem de Deus.

Versões

6

Ouvimos falar da soberba de Moabe, que de fato é extremamente soberbo. Ouvimos falar da sua arrogância, do seu orgulho e do seu furor; mas todo esse seu orgulho é vão.

6

O povo de Judá diz: “Ouvimos falar do orgulho dos moabitas; sabemos que eles são um povo vaidoso e cheio de si, arrogante e convencido. Mas eles não têm nada de que se orgulhar.”