Isaías 2:20

20

Naquele dia os homens atirarão aos ratos e aos morcegos os ídolos de prata e os ídolos de ouro, que fizeram para adorar.

Significado do Versículo

A passagem de Isaías 2:20 foi escrita durante o reinado de Ezequias, por volta do século VIII a.C.

Os homens mencionados na passagem são os adoradores de ídolos.

Os ídolos mencionados na passagem são os ídolos de prata e ouro que foram feitos para adoração.

Os homens vão atirar os ídolos aos ratos e aos morcegos porque perceberam que esses ídolos não têm poder e não são dignos de adoração.

Os ídolos de prata e ouro eram muito valorizados na cultura da época, pois eram considerados símbolos de riqueza e poder.

Isaías está transmitindo a mensagem de que a adoração a ídolos é vã e inútil, e que somente Deus é digno de adoração.

Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que condenam a idolatria, como Êxodo 20:3-5 e Deuteronômio 5:7-9.

Os profetas tinham o papel de denunciar a idolatria e chamar o povo de volta à adoração a Deus.

A passagem de Isaías 2:20 pode ser aplicada aos dias atuais, pois ainda há muitas pessoas que adoram ídolos e se afastam de Deus.

É importante adorar somente a Deus porque somente Ele é o Criador e Salvador, e somente Ele pode nos dar vida eterna.

Explicação de Isaías 2:20

A profecia sobre a destruição dos ídolos feitos de ouro e prata

No livro de Isaías, há uma profecia que fala sobre um dia em que os homens jogarão fora seus ídolos de ouro e prata, entregando-os aos ratos e aos morcegos. Essa profecia é uma mensagem de Deus para o povo de Israel, que estava se desviando do caminho da verdadeira adoração e se voltando para ídolos feitos por mãos humanas.

Isaías era um profeta que viveu no século VIII a.C., durante um período conturbado da história de Israel. O reino estava dividido em dois, com Judá ao sul e Israel ao norte, e ambos estavam enfrentando ameaças de invasão por parte de outros países. Além disso, o povo estava se afastando de Deus e se entregando à idolatria, adorando imagens de deuses falsos em vez de seguir os mandamentos divinos.

Foi nesse contexto que Isaías recebeu a mensagem de Deus sobre a destruição dos ídolos. Ele profetizou que um dia viria em que as pessoas reconheceriam a futilidade de adorar objetos feitos por mãos humanas e se voltariam para o verdadeiro Deus. Nesse dia, elas jogariam fora seus ídolos de ouro e prata, entregando-os aos ratos e aos morcegos, que não têm valor algum.

Essa profecia não se cumpriu imediatamente, mas ao longo dos séculos, muitas pessoas foram tocadas pela mensagem de Isaías e se converteram à verdadeira adoração. O próprio Jesus Cristo, que veio ao mundo como o Messias prometido, condenou a idolatria e ensinou que a verdadeira adoração é aquela que é feita em espírito e em verdade.

Hoje em dia, ainda há muitas pessoas que se entregam à idolatria, adorando objetos, pessoas ou ideias que não têm poder para salvar. Mas a mensagem de Isaías continua a ressoar, lembrando-nos de que devemos nos voltar para o verdadeiro Deus e adorá-lo com todo o nosso coração, alma e mente. Quando reconhecemos a futilidade da idolatria e nos entregamos a Deus, encontramos a verdadeira paz e alegria que só ele pode nos dar.

Versões

20

Naquele dia, as pessoas lançarão aos ratos e aos morcegos os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que fizeram para adorar,

20

Naquele dia, todos pegarão as imagens de prata e de ouro que eles mesmos fizeram para adorar e as deixarão para os ratos e os morcegos.