Isaías 42:17

17

Mas retrocederão em vergonha total aqueles que confiam em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos: ‘Vocês são nossos deuses’. "

Significado do Versículo

Aqueles que retrocederão em vergonha total são aqueles que confiam em ídolos e imagens esculpidas em vez de confiar em Deus.

Confiar em imagens esculpidas significa colocar sua confiança em objetos criados pelo homem em vez de confiar em Deus.

Ídolos fundidos são objetos feitos de metal ou outro material que são moldados em uma forma específica e adorados como deuses.

As pessoas confiam em ídolos porque acreditam que esses objetos têm poder e podem ajudá-las de alguma forma.

Retroceder em vergonha total significa experimentar a derrota total e a humilhação como resultado de confiar em ídolos em vez de confiar em Deus.

A mensagem geral do versículo é que confiar em ídolos é uma forma de idolatria que leva à derrota e à vergonha.

O versículo foi escrito em um contexto em que a adoração de ídolos era comum entre os povos vizinhos de Israel.

O versículo se aplica à vida cristã hoje, pois ainda há muitas formas de idolatria em nossa sociedade moderna.

Este versículo está relacionado a outros versículos da Bíblia que condenam a idolatria e enfatizam a importância de confiar em Deus.

Podemos evitar confiar em ídolos em nossas próprias vidas ao colocar nossa confiança em Deus e buscar sua vontade em todas as coisas.

Explicação de Isaías 42:17

A vergonha daqueles que confiam em ídolos

Desde os tempos mais remotos, a humanidade tem se voltado para a adoração de deuses e ídolos. Em muitas culturas, essas imagens esculpidas ou fundidas eram consideradas divindades poderosas, capazes de proteger, guiar e abençoar seus adoradores. No entanto, para os profetas bíblicos, essa prática era uma abominação, uma forma de idolatria que afastava as pessoas do verdadeiro Deus.

Isaías, um dos principais profetas do Antigo Testamento, dedicou boa parte de sua mensagem a denunciar a idolatria e convocar o povo de Israel a se arrepender e voltar-se para o Senhor. No capítulo 42 de seu livro, ele faz uma afirmação contundente: aqueles que confiam em ídolos serão envergonhados e derrotados.

A referência bíblica Isaías 42:17 diz: "Mas retrocederão em vergonha total aqueles que confiam em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos: ‘Vocês são nossos deuses’". Nesse versículo, Isaías está falando diretamente aos idólatras, aqueles que colocam sua confiança em objetos inanimados, incapazes de responder ou agir em seu favor.

Para entender melhor o contexto dessa passagem, é preciso lembrar que Israel estava passando por um período conturbado de sua história. O povo havia se afastado do Senhor e se entregado à idolatria e à injustiça. Isaías foi chamado por Deus para denunciar esses pecados e anunciar a vinda do Messias, que traria a salvação e a restauração do povo.

No capítulo 42, Isaías apresenta o Servo do Senhor, um personagem misterioso que seria o escolhido de Deus para realizar sua obra de redenção. Esse Servo seria um líder justo e humilde, que não se deixaria corromper pelo poder ou pela riqueza. Ele seria enviado para libertar os cativos, curar os doentes e trazer a justiça e a paz à terra.

No meio desse contexto, Isaías faz a afirmação de que aqueles que confiam em ídolos serão envergonhados. Ele está dizendo que a idolatria é uma forma de traição ao Senhor, que é o único Deus verdadeiro e poderoso. Ao colocar sua confiança em objetos inanimados, os idólatras estão se enganando e se expondo à vergonha e à derrota.

Essa mensagem de Isaías é extremamente relevante para os dias de hoje, em que muitas pessoas ainda se entregam à idolatria de diversas formas. Seja adorando ídolos religiosos, seja colocando sua confiança em dinheiro, poder ou fama, todos aqueles que se afastam do Senhor estão sujeitos à vergonha e à derrota.

Porém, a mensagem de Isaías não é apenas de condenação, mas também de esperança. Ele anuncia a vinda do Servo do Senhor, que traria a salvação e a restauração para todos aqueles que se voltassem para Deus. Essa salvação é oferecida a todos nós hoje, por meio de Jesus Cristo, o Messias prometido. Ao confiarmos nele, podemos ser libertos da vergonha e da derrota da idolatria e receber a vida eterna em Deus.

Versões

17

Retrocederão e ficarão cobertos de vergonha os que confiam em imagens de escultura e que dizem às imagens de fundição: ‘Vocês são os nossos deuses.’"

17

Mas serão derrotados e humilhados todos os que confiam em ídolos, todos os que dizem às imagens: ‘Vocês são os nossos deuses.’ ”