Isaías 44:28

28

que diz acerca de Ciro: ‘Ele é meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: "Seja reconstruída", e do templo: "Sejam lançados os seus alicerces" ’.

Significado do Versículo

Ciro era o rei da Pérsia que conquistou a Babilônia em 539 a.C.

Deus chama Ciro de "meu pastor" porque ele foi escolhido por Deus para liderar o povo de Israel de volta à sua terra natal e reconstruir Jerusalém e o templo.

Isso significa que Ciro faria a vontade de Deus em relação à reconstrução de Jerusalém e do templo.

Ciro é mencionado porque ele foi o líder que permitiu que os judeus retornassem a Jerusalém e reconstruíssem o templo.

O contexto histórico é o exílio babilônico, quando os judeus foram levados cativos para a Babilônia e o templo em Jerusalém foi destruído.

Ciro permitiu que os judeus retornassem a Jerusalém e forneceu recursos para a reconstrução do templo.

Deus escolheu Ciro porque ele era um líder justo e benevolente que permitiu que os judeus retornassem à sua terra natal e reconstruíssem o templo.

A relevância deste versículo para os cristãos hoje é que ele mostra a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e a importância da liderança justa e benevolente.

Explicação de Isaías 44:28

A profecia sobre o líder que reconstruiria Jerusalém

Há muitos séculos atrás, em uma época de grande turbulência para o povo de Israel, um profeta chamado Isaías recebeu uma mensagem de Deus. Ele foi instruído a falar sobre um líder que surgiria no futuro e que seria usado por Deus para realizar grandes feitos em favor do seu povo. Esse líder seria chamado de Ciro e seria um estrangeiro, um rei persa.

Isaías 44:28 é a referência bíblica que contém a profecia sobre Ciro. Nela, Deus diz que Ciro seria seu pastor e realizaria tudo o que lhe agradasse. Ele seria o responsável por ordenar a reconstrução de Jerusalém e do templo, que haviam sido destruídos pelos babilônios.

A história por trás dessa profecia é fascinante. No ano de 539 a.C., o Império Babilônico foi conquistado pelos persas, liderados por Ciro, o Grande. Ele era um rei muito diferente dos outros líderes da época, pois permitia que os povos conquistados mantivessem suas culturas e religiões. Além disso, ele era um homem muito inteligente e estratégico, que sabia como governar com sabedoria.

Quando Ciro conquistou a Babilônia, ele permitiu que os judeus que haviam sido levados cativos pelos babilônios voltassem para casa. Ele até mesmo lhes deu permissão para reconstruir o templo em Jerusalém, que havia sido destruído décadas antes. Essa atitude de Ciro foi vista pelos judeus como um cumprimento da profecia de Isaías.

A profecia de Isaías sobre Ciro é um exemplo incrível da fidelidade de Deus para com o seu povo. Mesmo em meio à dor e à destruição, Deus tinha um plano para a salvação dos seus filhos. Ele usou um líder estrangeiro para realizar a sua vontade e para trazer esperança aos judeus que haviam sido exilados.

Hoje, podemos olhar para essa profecia e ver a mão de Deus agindo na história. Podemos ter a certeza de que, assim como Deus cumpriu a sua promessa de reconstruir Jerusalém através de Ciro, Ele também cumprirá todas as suas promessas para nós. Podemos confiar em Deus, sabendo que Ele sempre tem um plano para as nossas vidas e que Ele é fiel para cumprir tudo o que promete.

Versões

28

Eu digo a respeito de Ciro: ‘Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me agrada.’ Digo também de Jerusalém: ‘Será edificada’; e do templo: ‘Seus alicerces serão lançados.’"

28

Sou eu quem diz a Ciro : “Você governará em meu nome e fará o que eu quero. Você ordenará que Jerusalém seja reconstruída e que sejam postos os alicerces do novo Templo.”