Isaías 48:5

5

Por isso há muito lhe contei essas coisas; antes que acontecessem eu as anunciei a você para que você não pudesse dizer: ‘Meus ídolos as fizeram; minha imagem de madeira e meu deus de metal as determinaram’.

Significado do Versículo

O destinatário das palavras de Isaías neste versículo é o povo de Israel.

Isaías está contando ao povo de Israel sobre as coisas que Deus fez por eles e as coisas que ainda estão por vir.

"Antes que acontecessem" significa que Isaías está profetizando sobre eventos futuros.

"Anunciei a você" significa que Isaías está transmitindo a mensagem de Deus ao povo de Israel.

Isaías está dizendo isso ao povo de Israel para que eles saibam que Deus é o único responsável pelas coisas que acontecem em suas vidas.

"Meus ídolos" se refere a qualquer objeto ou ser que as pessoas adoram em vez de Deus.

"Minha imagem de madeira" se refere a um ídolo feito de madeira que as pessoas adoram em vez de Deus.

"Meu deus de metal" se refere a um ídolo feito de metal que as pessoas adoram em vez de Deus.

O destinatário não poderia dizer que seus ídolos fizeram essas coisas porque Deus é o único responsável por tudo o que acontece.

Isaías está tentando ensinar ao povo de Israel que eles devem confiar em Deus e não em ídolos feitos pelo homem.

Explicação de Isaías 48:5

A importância do conhecimento prévio para evitar a idolatria

A passagem bíblica em questão trata da importância do conhecimento prévio para evitar a idolatria. Segundo o profeta Isaías, Deus revelou a seus seguidores os acontecimentos futuros para que eles não atribuíssem esses eventos a seus ídolos ou imagens de madeira e metal.

Isaías foi um dos principais profetas do Antigo Testamento, tendo vivido no século VIII a.C. em Judá. Ele pregava a palavra de Deus em um momento em que o povo judeu estava dividido e enfrentava ameaças externas. Isaías alertava sobre os perigos da idolatria e da falta de fé em Deus, e por isso suas mensagens eram muitas vezes duras e contundentes.

No versículo em questão, Isaías afirma que Deus havia revelado a seus seguidores os acontecimentos futuros para que eles não atribuíssem esses eventos a seus ídolos ou imagens de madeira e metal. Ele enfatiza a importância do conhecimento prévio para evitar a idolatria, pois se as pessoas não soubessem que Deus havia anunciado esses eventos, poderiam facilmente atribuí-los a seus ídolos.

A mensagem de Isaías é clara: a idolatria é um pecado grave e deve ser evitada a todo custo. Ele enfatiza que Deus é o único verdadeiro Deus e que não há outro além dele. Ao revelar os acontecimentos futuros, Deus demonstra seu poder e sua soberania sobre todas as coisas, e isso deve ser motivo suficiente para que seus seguidores abandonem a idolatria e se voltem para ele.

Em resumo, o versículo em questão é uma mensagem de alerta contra a idolatria e um chamado para que os seguidores de Deus se mantenham fiéis a ele. Isaías enfatiza a importância do conhecimento prévio para evitar a idolatria, pois se as pessoas não souberem que Deus anunciou os eventos futuros, poderão facilmente atribuí-los a seus ídolos. A mensagem de Isaías é atemporal e continua relevante até os dias de hoje, pois a idolatria ainda é uma tentação para muitos cristãos.

Versões

5

Por isso, desde aquele tempo eu lhe anunciei essas coisas e as dei a conhecer antes que acontecessem, para que você não dissesse: ‘O meu ídolo fez estas coisas’; ou: ‘A minha imagem de escultura e a minha imagem de fundição as ordenaram.’"

5

Por isso, falei dessas coisas há muito tempo; antes que elas acontecessem, eu as havia anunciado a vocês. Portanto, vocês não podem dizer que foram as suas imagens e os seus ídolos que fizeram essas coisas acontecerem.