Jeremias 18:9

9

E, se noutra ocasião eu decretar que uma nação ou um reino seja edificado e plantado,

Significado do Versículo

O autor do livro de Jeremias é o próprio profeta Jeremias.

Jeremias profetizou durante o período em que Judá estava sendo ameaçada pelo Império Babilônico.

"Decretar" significa determinar ou ordenar.

A passagem não especifica qual é a nação ou reino em questão.

"Edificado e plantado" pode ser entendido como estabelecido e fortalecido.

Deus decretaria que uma nação ou reino seja edificado e plantado para cumprir seus propósitos e planos.

Essa passagem enfatiza a soberania de Deus sobre as nações e reinos.

Podemos confiar que Deus está no controle de todas as coisas e que ele tem um plano para cada nação e reino.

A mensagem principal é que Deus é o governante supremo e que ele tem o poder de levantar e derrubar nações e reinos.

Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que enfatizam a soberania de Deus, como Daniel 2:21 e Romanos 13:1.

Explicação de Jeremias 18:9

A história da nação que foi edificada e plantada

Em Jeremias 18:9, encontramos uma referência bíblica que fala sobre a edificação e plantação de uma nação ou reino. Essa passagem é uma das muitas que retratam a sabedoria divina em relação ao futuro das nações.

A história por trás dessa referência começa com o profeta Jeremias, que foi chamado por Deus para anunciar a sua palavra ao povo de Judá. Jeremias foi um dos profetas mais importantes do Antigo Testamento, e suas mensagens eram direcionadas tanto ao povo de Judá quanto às nações vizinhas.

Em Jeremias 18, Deus ordena que Jeremias vá até a casa do oleiro, onde ele observa o oleiro moldando um vaso de barro. Deus então diz a Jeremias que, assim como o oleiro molda o barro, Ele também molda as nações de acordo com a sua vontade.

Deus continua falando com Jeremias, dizendo que, se uma nação se arrepender do mal que tem feito, Ele também se arrependerá do mal que havia planejado para essa nação. Por outro lado, se uma nação se recusar a se arrepender, Deus também se recusará a abençoá-la.

É nesse contexto que encontramos a referência bíblica de Jeremias 18:9. Deus está dizendo que, se em algum momento Ele decretar que uma nação seja edificada e plantada, isso acontecerá. Essa é uma promessa de que Deus tem o poder de abençoar uma nação e torná-la próspera, mesmo que ela tenha se desviado do caminho certo.

Essa mensagem é muito importante para nós hoje em dia, pois nos lembra que Deus está no controle de todas as coisas. Ele tem o poder de abençoar uma nação, mas também pode retirar a sua bênção se essa nação se recusar a se arrepender.

Em resumo, a referência bíblica de Jeremias 18:9 é uma promessa de que Deus tem o poder de edificar e plantar uma nação. Essa mensagem nos lembra que Deus está no controle de todas as coisas e que devemos buscar a sua vontade em todas as áreas da nossa vida.

Versões

9

E, no momento em que eu falar a respeito de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar,

9

Mas eu também posso dizer que vou fundar ou construir qualquer nação ou reino.